Como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico?

Veja algumas dicas sobre como fazer com que o seu cão use o tapete higiênico lavável ou descartável

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O tapete higiênico, lavável ou descartável, se tornou um item indispensável para os donos de pets que moram em apartamento ou em locais sem áreas abertas. Criados para substituir os jornais, muito usados no passado, os tapetes higiênicos para cachorro, ou fraldas, como alguns chamam, contam com tecnologia para absorver o xixi e amenizar o odor, além de atrativos para o cão saber que ali é o lugar correto para fazer as necessidades.

Mesmo sendo um produto prático e confortável, alguns tutores de cães ainda sentem dificuldade para ensinar o pet a utilizar o tapete. Para ajudá-los, nós selecionamos algumas dicas sobre como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico. Ah, e não se esqueça! Na hora de escolher o melhor tapete higiênico para o seu pet, é importante observar o modelo, as dimensões, a capacidade de absorção e a limpeza que deve ser feita nele. Dê um Zoom e confira o que é preciso para que o seu cachorro consiga utilizar esse item!

Escolha aqui a melhor opção de tapete higiênico para o seu cachorro!

Veja as nossas dicas para ensinar o seu pet a usar o tapete higiênico para cachorro! (Reprodução/Shutterstock)
Veja as nossas dicas para ensinar o seu pet a usar o tapete higiênico para cachorro! (Reprodução/Shutterstock)

Como ensinar o cachorro filhote a usar o tapete higiênico?

Os filhotes aprendem a usar o tapete higiênico com mais facilidade que os cães adultos

Filhotes e adultos conseguem aprender a usar tapete higiênico para cachorro (Reprodução/Shutterstock)
Filhotes e adultos conseguem aprender a usar tapete higiênico para cachorro (Reprodução/Shutterstock)

Assim como acontece com os seres humanos, em que as crianças têm facilidade maior de aprendizagem, com os cachorros filhotes não é diferente. Nessa fase, por ainda não terem vícios comportamentais, os cães estão mais abertos a aprender truques novos – e a aceitarem melhor a liderança de seus donos.

Sem dúvidas, os filhotes de cachorro aprendem a usar o tapete higiênico de forma mais rápida. No entanto, isso não quer dizer que os cães adultos, e até mesmo os idosos, não sejam capazes aprender. Será necessário um esforço e uma dedicação maiores da parte do tutor, além de paciência com o pet. Mas, vai valer a pena.

Onde colocar o tapete higiênico para o cachorro?

O local certo para deixar o tapete higiênico é longe do comedouro e do bebedouro

O tapete higiênico para cachorro precisa ficar bem longe dos potes de ração e água (Reprodução/Shutterstock)
O tapete higiênico para cachorro precisa ficar bem longe dos potes de ração e água (Reprodução/Shutterstock)

Um ponto importante para se obter sucesso na missão de ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico é escolher o espaço correto para colocar esse artigo. O ideal é que esse lugar seja tranquilo e arejado e, é claro, de fácil acesso ao animal. No entanto, o mais importante, e que poucos donos de pet sabem, é que o tapete higiênico fique longe do comedouro e do bebedouro.

Os cães são bastante exigentes com a limpeza do local onde se alimentam, bebem água e dormem. Por isso, os potes de comida e água e a caminha devem ficar bem distantes do tapete higiênico. Se você não levar isso em consideração, é possível que haja uma dificuldade ainda maior em orientar o seu cachorro. E não se esqueça de se atentar à limpeza! Para o tapete higiênico descartável, o tempo indicado de utilização é de 24 a 48 horas.

Dicas para fazer com que o cachorro use o tapete higiênico

1. Reforço positivo, sim; negativo, nunca!

Sempre recompense o cachorro quando ele fizer xixi no tapete higiênico (Reprodução/Shutterstock)
Sempre recompense o cachorro quando ele fizer xixi no tapete higiênico (Reprodução/Shutterstock)

Aliados superimportantes para o aprendizado do cachorro, os reforços positivos são recompensas que o cão deve receber quanto toma uma atitude correta. Essas recompensas podem acontecer por meio de petiscos, brinquedos ou carinho. Mas, se quando o cachorro faz as necessidades no lugar certo nós devemos recompensá-lo, quando ele faz no local errado nós devemos castigá-lo? Nem pensar!

As broncas e outros castigos, como esfregar o focinho do cão no próprio xixi, além de não ajudarem em nada no aprendizado, ainda atrapalham, criando até traumas no animal de estimação. Alguns pets chegam a comer as fezes só para escondê-las dos donos. Em outros casos, os cãezinhos podem até mesmo se acostumar com as broncas e utilizar os erros para chamar a atenção dos tutores.

A forma correta para se agir é ignorar o erro do cão e limpar bem o espaço, a fim de eliminar o mau cheiro. Nesse momento, o melhor a se fazer é dar preferência a produtos que não façam mal à saúde do cachorrinho. Se você utilizar um tapete higiênico lavável, é preciso se ater às especificações de lavagem do item. Ele deve durar cerca de 200 lavagens, podendo variar conforme os cuidados de uso. Em ambos os tapetinhos, inclusive, é fundamental ter uma rotina de limpeza diária.

2. Tente reduzir o espaço do cachorro...

Cães em espaços reduzidos aprendem mais fácil a usar o tapete higiênico (Reprodução/Shutterstock)
Cães em espaços reduzidos aprendem mais fácil a usar o tapete higiênico (Reprodução/Shutterstock)

Antes de qualquer coisa, é necessário escolher qual caminho seguir para fazer com que o cachorro use o tapete higiênico. Existem dois truques principais. Você pode manter o cão em um espaço reduzido desde o primeiro dia em que ele chegar na sua casa, ou pode deixá-lo livre pelo local. Cada caminho conta com uma estratégia própria.

Se você optou por deixar o cachorro em um ambiente reduzido, o primeiro a se fazer é escolher onde será esse local. É possível que o cão fique na área de serviço, na cozinha ou até mesmo em um cercadinho. Em seguida, é preciso forrar com o tapete higiênico para cachorro praticamente todo o espaço em que seu pet deve ficar. Assim que ele se alimentar, leve-o o para o local forrado.

Quando ele fizer o xixi ou o cocô no tapete higiênico, recompense-o de forma positiva, seja com petiscos próprios para filhotes, ou até mesmo com bastante carinho. Com o passar do tempo, de acordo com o desenvolvimento do cachorro, vá diminuindo a quantidade de tapetes higiênicos. Quando ele estiver habituado a usá-lo da maneira correta, vá liberando os cômodos da casa aos poucos.

3. ...ou opte por deixá-lo livre!

Cachorros livres pela casa precisam de tapetes higiênicos em todos os cantos. Shutterstock
Cachorros livres pela casa precisam de tapetes higiênicos em todos os cantos. Shutterstock

Caso você tenha decidido deixar o cachorro livre, é importante espalhar tapetes higiênicos por toda a casa, inclusive em locais escondidos, como embaixo de mesas e cantinhos. No caso dos filhotes, como eles ainda não conseguem segurar as necessidades, o ideal é ter tapetes em todos os cômodos. Quando o pet usar o tapete higiênico de forma certa, você deve o recompensar com bastante festa, carinho e petiscos.

À medida em que o cachorro for acertando o lugar certo, você deve começar a diminuir a quantidade de tapetes higiênicos espalhados pela casa. Uma outra dica importante é, sempre que o cachorro ou o filhote comerem, é preciso limitar o seu espaço em um lugar com tapetes disponíveis. Dessa forma, o cãozinho conseguirá entender ainda mais rápido que o local de fazer o xixi e o cocô é ali.

Com essas dicas, você vai conseguir ensinar o seu melhor amigo de quatro patas a usar o tapete higiênico para cachorro de forma rápida e muito fácil!

Leia também: