Produtos e novidades em Placa de Video

AMD anuncia placas de vídeo Navi RX 5000 na Computex 2019

Novo chip gráfico supera a concorrente NVIDIA.

Placa de Vídeo
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A finalmente AMD anunciou sua nova linha de placas de vídeo na Computex 2019, em Taiwan. Em comemoração aos 50 anos da AMD no mercado, a nova linha de placas recebeu o nome Navi RX 5000.

As placas de vídeo RX 5000, de 7 nanômetros, estarão presentes nas placas de vídeo intermediárias, além de consoles de vídeo-game da próxima geração, como o PlayStation 5 e o Xbox Scarlett.   

RDNA: nova micro-arquitetura é mais eficiente

A nova micro-arquitetura, chamada de RDNA (ou Radeon DNA) foi completamente redesenhada, com melhorias em relação à eficiência energética e um aumento no IPC (ou “instruções por ciclo”). Em comparação com as placas de vídeo anteriores, da arquitetura Vega, as GPUs Navi alcançam um aumento de 25% em performance por ciclo (ou “clock”) e um aumento de 50% de performance por Watt.

Além disso, a memória de vídeo passou a ser GDDR6, mais barata que a memória HBM usada na Vega 56 e na Vega 64.

Placa de vídeo mostrou deve competir com a RTX 2070, mas sem Ray Tracing

A primeira placa de vídeo revelada pela AMD foi a RX 5700. Em comparação com a NVIDIA, a maior fraqueza da AMD era seu aproveitamento energético, ou seja, as placas AMD consumiam mais energia para entregar uma performance igual às concorrentes. No entanto, esse problema deve ser resolvido com a arquitetura.

Durante o evento, foi realizado um teste de benchmark com o jogo Strange Brigade. A RX 5700, quando comparada à Nvidia GeForce RTX 2070 alcançou performance 10% melhor que a concorrente. No entanto, a vantagem da Nvidia nesse momento está no suporte ao Ray Tracing em tempo real, técnica de renderização de imagens que melhora sombras, luzes e reflexos nos jogos. Por enquanto, a AMD não deu indicativos de que as placas de vídeo Navi vão dar suporte à tecnologia.

PCIe 4.0 também merece destaque

Outro destaque da série Navi RX 5000 foi compatibilidade com PCI Express 4.0, introduzido nas placas mãe X570 e processadores AMD Ryzen 3000. O novo padrão promete permitir mais largura de banda para as taxas de transmissão de dados entre a placa de vídeo e o processador.

RX5000 está prevista para julho

Ainda não existem informações consistentes a respeito do desempenho, recursos técnicos e preço. As próximas informações devem aparecer apenas no painel da AMD na E3, conferência de games marcada para 10 de junho. O lançamento oficial da série Navi RX 5000 está previsto para julho, mesmo mês em que serão lançados os novos processadores Ryzen.

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em placa de video