Logo Buscapé
Logo Buscapé

A placa de vídeo para mineração é um modelo muito mais robusto, já que apresenta configurações bem acima em relação a muitas opções disponíveis no mercado. Por isso, elas possuem algumas características importantes como o fato de terem mais de 6GB e ainda módulos GDDR5 ou GDDR6. Isso demonstra que elas são realmente potentes para realizar a geração de criptomoedas na velocidade ideal.

Entretanto, a escolha das placas de vídeo para minerar depende de bastante atenção. Isso porque o usuário precisa sempre avaliar se o seu computador apresenta características compatíveis com esses modelos, incluindo potência e também velocidade.

Como avaliar uma boa placa de vídeo para mineração?

As placas de vídeo para minerar possuem características espeficicas que precisam orientar a decisão de compra (Foto: Shutterstock)

Antes de escolher a melhor placa de vídeo para minerar, é necessário levar alguns pontos em consideração, como é o caso do consumo energético. Isso está diretamente ligado com a geração de calor dos componentes. Portanto, o caminho é sempre buscar placas que sejam eficientes nesse sentido, ou seja, modelos que tenham um bom desempenho mesmo quando atuem em uma potência baixa.

Outro aspecto relevante é a taxa de hash, que nada mais é do que a velocidade que a máquina consegue processar os dados durante a mineração. Aqui, a dica é optar por uma placa que seja capaz de recorrer ao uso de algoritmos diferentes, já que isso irá confirmar sua versatilidade.

Por fim, atente-se à capacidade de overclock, que refere-se a possibilidade de aumentar a capacidade do hardware de maneira manual e de acordo com suas necessidades de uso. Vale lembrar que alguns modelos de placas permitem esse tipo de ajuste manual com o objetivo de garantir um melhor desempenho.

Nvidia GeForce GTX 1660 Super

Se você é iniciante nesse universo, a GeForce GTX 1660 Super é uma ótima pedida de placa de vídeo para mineração, uma vez que ela é bem mais acessível e entrega um consumo energético menos elevado. O modelo possui sistema para refrigeração WindForce, portanto, conta dos dois ventiladores de aproximadamente 90mm. Isso ajuda a amenizar o risco de aquecimento, mesmo quando há grande exigência.

Outro ponto importante é a sua capacidade de dissipar o calor, garantindo que a placa mantenha seu pleno funcionamento mesmo quando submetida a temperaturas relativamente baixas. Por fim, vale mencionar seu módulo GDDR6, memória de 6GB e interface de 192 bits

Por que essa placa para mineração vale a pena?

  • Possui sistema de resfriamento Windforce 2x
  • Conta com função e módulo GDDR6
  • Modelo com 6GB de VRAM

Radeon RX 580 8GB

Essa é uma placa de vídeo para mineração potente em vários sentidos, começando pelo fato de ter 8GB, o que permite uma maior demanda de informações processadas sem qualquer complexidade. Vale ainda citar seu módulo GDDR5 que, embora não seja o mais avançado para sua categoria, garante elevar a quantidade de transações blockchain.

No quesito velocidade de clock, essa é uma das placas de video para minerar que pode atingir 1.386 MHz, desde que com ativação da função turbo. Em outras palavras, isso quer dizer que seu processamento de núcleos gráficos é veloz, gerando uma maior quantidade de criptomoedas. Por fim, ela não é um modelo extremamente avançado, mas sim uma alternativa para quem quer começar a minerar.

Por que essa placa para mineração vale a pena?

  • É indicada para pessoas iniciantes
  • Conta com função e módulo GDDR5
  • Modelo com 8GB

Nvidia GeForce RTX 2060 6GB GDDR6

Se a sua ideia é investir na melhor placa de vídeo para mineração no quesito custo-benefício, vale a pena conhecer mais sobre a GeForce RTX 2060. Seu desempenho é um dos mais bem avaliados, principalmente pela sua capacidade gráfica – portanto, ela também é uma boa pedida para gamers.

Ela é uma placa que tem uma instalação facilitada, justamente por conta de seu design. Isso se dá pelas suas entradas que garante uma conexão simples e totalmente eficiente. Além disso, ela dispõe de duas ventoinhas de 90mm e tem capacidade de atuar tranquilamente com até três monitores simultaneamente.

Por que essa placa para mineração vale a pena?

  • Instalação facilitada em qualquer tipo de máquina
  • Conta com função e módulo GDDR6
  • Modelo com 6GB

Nvidia GeForce RTX 3060 Ti

Bom, se você quer uma modelo eficiente, outra excelente opção entre as melhores placas de vídeo para minerar é a GeForce RTX 3060 Ti. O modelo entrega uma boa ficha técnica, com memória de 8GB, módulo GDDR6 e ainda velocidade de clock até 1.740MHz.

No quesito interface, ela também demonstra boa performance, com 192 bits. Outra facilidade fica por conta de suas saídas, incluindo HDMI e também DisplayPort.

Por que essa placa para mineração vale a pena?

  • Excelente custo-benefício
  • Conta com função e módulo GDDR6
  • Modelo com 8GB

Nvidia GeForce RTX 3070 8GB

Outro modelo intermediário e que agrega um custo-benefício interessante é a GeForce RTX 3070. Esse é um modelo que constantemente é indicado para gamers, mas se a sua ideia é começar a minerar moedas ela realmente poderá dar conta do recado.

Ela conta com arquitetura Ampere, com interface de 256 bits, ou seja, capacidade suficiente para estabelecer uma boa comunicação entre a GPU e VRAM (448GB/s).

Além disso, ela aposta em um módulo GDDR6. Soma-se a isso seus núcleos específicos para Ray Tracing e outros inclinados para inteligência artificial

Por que essa placa para mineração vale a pena?

  • Interface da memória com 256 bits
  • Conta com função e módulo GDDR6
  • Modelo com 8GB

Nvidia GeForce RTX 3080

Já a GeForce RTX 3080 é a melhor placa de vídeo para mineração para quem busca um modelo eficiente e deseja fugir das opções top de linha com valores realmente exorbitantes. Aqui é possível contar com 10GB, módulo GDDR6X e também frequência  de 19.000MHz, portanto, características que permitem um desempenho interessante para minerar moedas virtuais.

Entre seus recursos, ela é equipada com a tecnologia Ampere, que basicamente entrega um ótimo desempenho em tarefas consideradas exigentes. Além disso, o modelo dispõe de RT Cores e também Tensor Cores, bem como multiprocessadores de streaming, que também entrega boa experiência.

Por que essa placa para mineração vale a pena?

  • Uma opção robusta para quem já tem bom conhecimento de mineração
  • Conta com função e módulo GDDR6X
  • Modelo com 10GB

Nvidia GeForce RTX 3090

Por fim, as placas de vídeo para mineração da linha RTX 3090 são considerada as melhores opções para quem quer começar a investir de forma mais pesada nesse processo. E, isso se dá por vários motivos como, por exemplo, o fato dela entregar Hasrate com cerca de 124.09Mh/s em sua potência máxima.

Além disso, estamos falando de um modelo com memória de 24GB em módulo GDDR6X, o que realmente faz toda a diferença em sua performance em diferentes tipos de atividades, incluindo a mineração. Essa placa ainda trabalha com interface de 384 bits e frequência de 1.695MHz. Tudo isso é somado a outras particularidades como a iluminação RGB e também três ventoinhas que mantêm sua refrigeração, bem como uma saída HDMI e três saídas DisplayPort.

Por que essa placa para mineração vale a pena?

  • Melhor performance para diferentes tipos de tarefas
  • Conta com função e módulo GDDR6X
  • Modelo com 24 GB
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!