Logo do Intel Arc com fundo em tons misturados de azul e roxo

Intel Arc: tudo o que você precisa saber sobre a nova linha de placas de vídeo

Conversamos com Carlos Augusto Buarque para descobrir mais sobre a chegada da primeira geração da placa de vídeo Intel Arc

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O mercado de placas de vídeo atualmente não é dos mais extensos, mesmo que esteja aquecido. No páreo, a disputa fica basicamente entre duas empresas: a NVidia e sua linha GeForce e a AMD com a série RX. Só que uma terceira gigante da tecnologia chegou para tentar pegar para si uma fatia desse mercado: a Intel, que já concorre com a AMD na produção de processadores. Para isso, ela lançará a linha Intel Arc, com a primeira geração de suas placas de vídeo já anunciadas para o começo de 2022.

Mas será que a placa de vídeo Intel Arc vai valer a pena? Quais os objetivos da marca com essa nova estratégia no mercado? Sabemos que, de processador, a Intel entende e muito. Como será essa inserção em um cenário muito competitivo com duas gigantes como NVidia e AMD? As dúvidas são muitas!

Sendo assim, trouxemos as principais informações sobre a linha de placa de vídeos em uma entrevista exclusiva com Carlos Augusto Buarque, diretor de marketing da Intel Brasil. A seguir, você vai saber tudo o que precisa e se preparar para o lançamento das placas Intel Arc no Brasil!

Ilustração mostrando placa de vídeo Intel Arc Alchemist sobre fundo em tons azul e roxo
A linha Intel Arc começará pelas placas Alchemist, no começo de 2022 (Foto: Divulgação/Intel)

Confira nossos artigos e aprenda mais sobre placas de vídeo e computador!

O que é a linha Intel Arc?

Entrando na disputa pelo coração dos gamers e profissionais criativos que precisam de um PC potente para rodar programas como os do pacote Adobe, Intel Arc é uma linha com quatro gerações de placas de vídeo. A primeira será lançada no início de 2022.

As placas de vídeo Intel compartilham tecnologias em comum, mas possuem especificações e públicos próprios. Em comum, elas contam com o que é chamado Xe Super Sampling (saiba mais na página oficial, em inglês). De acordo com a fabricante, a tecnologia utiliza inteligência artificial para melhorar resolução de jogos. Algo semelhante ao que acontece no DLSS 2.0 da NVidia, que já comentamos aqui no site.

As placas também usarão a microarquitetura Xe-HPG, que, de acordo com nosso entrevistado, "é uma convergência das microarquiteturas Xe LP, HP e HPC da Intel". A arquitetura foi desenvolvida pensando em oferecer alta performance em jogos, tanto para quem quer a melhor qualidade gráfica possível, quanto para competidores que precisam de fluidez na movimentação nos melhores jogos competitivos.

Além disso, a arquitetura também foi desenvolvida para ser compatível com DirectX 12 Ultimate e com a tecnologia de Ray Tracing, que traz efeitos de luz mais reais aos jogos. O objetivo aqui, ao que parece, é superar o que as placas de vídeo rivais trazem em performance. Por outro lado, não parece que a linha Intel Arc virá ao mercado para revolucionar o segmento, mas sim para disputar seu espaço contra as concorrentes.

Em nossa entrevista com o diretor de marketing da Intel Brasil, ele falou sobre a importância de entrar nesse mercado.

"O lançamento da marca Intel Arc e das próximas gerações de hardware reforçam o compromisso de longo prazo da companhia com gamers e criadores do mundo todo", afirmou Carlos Augusto Buarque.

Vale mencionar aqui que, apesar de retornando ao mercado de placas de vídeo, a Intel conta com processadores voltados à oferecer performance em jogos e programas mais exigentes.

No dia 10/12, inclusive, a fabricante liberou um novo trailer mostrando o gameplay de diversos jogos para PC rodando no Intel Arc Alchemist.

Intel Arc no Brasil

Foto de Carlos Augusto Buarque, diretor de marketing da Intel Brasil
Carlos Augusto Buarque é diretor de marketing na Intel do Brasil e conversou com a gente sobre o Intel Arc (Foto: Intel)

No formato de perguntas e respostas, questionamos o executivo sobre o lançamento do Intel Arc não apenas no mundo, mas também em nosso país. Afinal, já sabemos que a nova linha chega ao mercado americano no primeiro trimestre de 2022, mas também sabemos que é raro que produtos tecnológicos sejam lançados simultaneamente no Brasil.

"Nossas equipes estão realizando um trabalho excepcional a fim de garantir experiências totalmente inéditas quando estes produtos chegarem às prateleiras no primeiro trimestre de 2022."

Ele reforçou também que o Intel Arc "Alchemist" será a primeira geração dessa linha e será baseada na arquitetura Xe HPG, mencionada anteriormente. As placas de vídeo trarão 16 motores vetoriais e 16 motores de matriz, além de unidades de Ray Tracing compatíveis com DirectX Ray Tracing e Vulkan Ray Tracing.

Isso significa que as placas de vídeo serão voltadas para oferecer ótima performance, além de compatibilidade com os principais softwares de renderização de vídeo usados em jogos. Aprofundando, a compatibilidade com Ray Tracing do DirectX e do Vulkan tornam o Intel Arc Alchemist mais propenso a conseguir reproduzir o Ray Tracing nos jogos atuais e que estão por vir.

Ilustração 3d mostrando pequenos robôs em um depósito, com o efeito de Ray Tracing simulando luz e sombras realistas
O projeto SEED da EA é um experimento no uso da tecnologia DirectX Raytracing, compatível com as placas de vídeo Intel Arc (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Além das funcionalidades e da chegada das placas no Brasil, queríamos saber se o objetivo das Intel Arc seria atender aos consumidores gamers, assim como produtores de conteúdo e streamers. Em nossa conversa, Carlos Augusto Buarque mencionou que as funcionalidades relacionadas a inteligência artificial e aprendizado de máquina serão grandes aliadas para quem planeja produzir conteúdo sobre games.

"O aprendizado de máquina ajuda a sintetizar imagens que estão muito próximas da qualidade de renderização nativa de ultra alta resolução (UHD), reconstruindo detalhes de subpixels de pixels vizinhos, bem como quadros anteriores compensados pelo movimento. Essa reconstrução é realizada por uma rede neural treinada para oferecer alto desempenho e qualidade excepcional."

Esclarecendo, vale notar aqui que a resolução UHD é a mesma que a 4k, de 3840 x 2160 pixels. Ele ainda fez uma promessa:

Com as placas Intel Arc, os criadores terão uma performance e qualidade muito maior para oferecerem seus conteúdos aos gamers de todo o mundo."

Complementando, o diretor de marketing da Intel Brasil salienta que, mesmo que o objetivo seja o de atender ao público gamer, as novas placas de vídeo Intel também buscam atender atividades como criação e produção de vídeos. Isso porque a marca entende que esse perfil de usuário está em ascensão.

Preço e data de lançamento da Intel Arc

Até o momento, apenas uma janela de lançamento foi divulgada para a primeira placa de vídeo Intel Arc, chamada Alchemist. Ela será lançada no primeiro trimestre de 2022, mas ainda não há uma sugestão de preço oficial.

As gerações seguintes já tem nome: Battlemage, Celestial e Druid, respectivamente. Parece bem gamer, até meio RPG, né? Uma aposta lúdica e interessante da Intel.

Porém, ainda não há muitas informações além do nome. Ao longo de 2022, vamos atualizar este artigo a cada novidade sobre as novas placas de vídeo da Intel que surgirem. Vale mencionar que elas devem equipar uma parte dos modelos de notebooks e desktops que forem lançados de 2022 em diante.

Quer saber mais sobre placas de vídeo, processadores ou artigos de informática e games? Então dê uma olhada em nossos artigos!