RTX 3080 e 3090: o que esperar das novas placas de vídeo Ampere

Nova linha de placas de vídeo deve ser anunciada no dia 1º de setembro pela Nvidia; veja os principais rumores.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

A nova geração das placas de vídeo GeForce RTX já está a caminho. Com o provável lançamento nos próximos dias, segundo rumores, uma das principais mudanças orquestradas pela Nvidia é na questão da arquitetura. De acordo com vazamentos, e pela regra dos últimos anos, os possíveis novos modelos RTX 3060, 3070 e 3080 passarão a ter uma arquitetura chamada de Ampere, modificando a estrutura de 12 nm para 7 nm.

Além disso, outra grande novidade é o rumor do lançamento de um modelo RTX 3090, que deve chegar ao mercado como a placa de vídeo mais poderosa do mundo. Entretanto, ainda pouco se sabe sobre esse modelo, e nem ao menos temos uma ideia do preço das novas GPUs da marca.

Leia também: Melhores placas de vídeo para jogos em 2020: 8 modelos de GPU para comprar

Novas GPUs da GeForce devem ter desempenho muito superior do que as disponíveis atualmente. (Foto: Kiklas/Shutterstock.com)
Novas GPUs da GeForce devem ter desempenho muito superior do que as disponíveis atualmente. (Foto: Kiklas/Shutterstock.com)

Por meio de uma tabela de especificações, a Micron - responsável pelos módulos de memória das placas de vídeo - divulgou alguns possíveis detalhes sobre a RTX 3090. De acordo com a tabela, a nova GPU da Nvidia deve ter tecnologia GDDR6X de 12 GB de memória VRAM. Além disso, as novas placas dedicadas seriam capazes de fornecer de 19Gb/s a 21Gb/s, e até 1 TB/s de largura de banda.

Esses rumores ainda indicam que a RTX 3090 deve ter um número superior de núcleos e pode chegar a até 21 Teraflops. Se esses números forem confirmados, isso coloca na nova GPU da fabricante acima da RTX 2080 Ti na questão do desempenho, já que a placa possui velocidade de memória de 14 Gbps e largura de banda de “apenas” 616 GB/s. Apesar de ser esperado um preço altíssimo na venda do dispositivo, ainda não há informações sobre valores de mercado.

GeForce RTX 3080 e a arquitetura Ampere

Uma contagem regressiva para um possível lançamento foi adicionada na página da Nvidia. (Foto: Divulgação/Nvidia)
Uma contagem regressiva para um possível lançamento foi adicionada na página da Nvidia. (Foto: Divulgação/Nvidia)

Como citado anteriormente, a nova geração das placas de vídeo GeForce mudará sua arquitetura de Turing para Ampere que transforma o chip gráfico de 12 nm para 7nm. Essa redução que significa um aumento significativo de desempenho, já que a leitura e reprodução dos dados passa a ser realizada com mais agilidade.

Com essa mudança, inclusive, é esperado que até mesmo a nova GeForce RTX 3080 seja muito superior na questão de desempenho do que os modelos top de linha vendidos atualmente pela Nvidia. Em relação às especificações técnicas, é esperado que a 3080 tenha 11 GB de memória VRAM, também sendo capaz de fornecer de 19Gb/s a 21Gb/s. Entretanto, outras características como núcleos de processamento e número de transistores seriam inferiores ao modelo RTX 3090.

Apesar dos rumores, é provável que alguma informação seja confirmada no evento do dia 1 de setembro anunciado pela Nvidia. Apesar da expectativa sobre os possíveis valores, vale aguardar a confirmação também sobre quais modelos estarão no catálogo da empresa, visto que ainda não há confirmação de GPUs da série Super ou Ti.

O evento de anúncio das novas placas de vídeo da Nvidia acontece no dia 1º de setembro e será transmitido no site oficial da fabricante às 13h, no horário de Brasília.

Leia também: