Placa de vídeo 2GB no fundo rosa e azul

Melhor placa de vídeo 2GB: 5 modelos bons para comprar em 2021

Separamos cinco opções de placa de vídeo 2GB de VRAM que valem a pena em 2021

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Em meio à crise e aos altos preços das peças de computador, algumas GPUs mais simples voltaram a ser opções dos consumidores que precisam montar um computador e não podem investir em modelos tão caros. Entre essas, temos a placa de vídeo 2GB de memória VRAM, opção indicada para aqueles que vão rodar jogos e programas um pouco mais leves.

Essas placas de vídeo foram lançadas há alguns anos, mas ainda oferecem um desempenho razoável em várias aplicações. O principal benefício delas é justamente o preço, que varia de R$ 500 até R$ 1200, mais barato que qualquer outra placa de vídeo recente do mercado.

Veja a seguir algumas indicações de placas de vídeo de 2GB de memória para comprar no Brasil. Veja também como comparar as placas de vídeo para fazer a melhor escolha de acordo com as suas necessidades.

ATI Radeon HD 6570

Uma boa opção para quem busca uma placa de vídeo 2GB é a Radeon HD 6570. Ela tem memória do tipo DDR3 e interface de memória com 128 Bits. A placa funciona com dois monitores e sua compatibilidade é com PCI-Express 16x 2.0.

É uma GPU antiga, mas que ainda roda vários jogos leves com bom desempenho, ou mesmo alguns mais exigentes com gráficos reduzidos.

GTX 960

Placa de vídeo 2GB GTX 960 cinza e preta no fundo branco
Veja detalhes sobre a GTX 960 (Foto: Divulgação)

Apesar de ser uma placa de vídeo 2GB simples, a GTX 960 já estava bem à frente do seu tempo quando foi lançada. Ela tem tecnologia G-Sync, que a sincroniza com o monitor para que o jogo tenha um desempenho mais estável, sem grande variação de FPS. Veja a nossa análise da GTX 960.

A GTX 960 tem suporte à resolução 4K e um clock que chega a 1240MHz com a tecnologia de boost da empresa. Essa GPU ainda conta com interface de memória de 128 bit, tipo de memória GDDR5, três entradas DisplayPort e uma HDMI. Jogos leves como o Valorant, LoL e Fortnite podem ser rodados com bons gráficos e FPS acima dos 60 tranquilamente.

Confira as melhores ofertas para a GTX 960.

GeForce GTX 750 Ti

Placa de vídeo 2GB GTX 750 Ti prata com detalhes em preto no fundo branco
Veja informações sobre a GTX 750 Ti (Foto: Divulgação)

Assim como o modelo anterior, essa placa de vídeo 2GB também tem o G-Sync, para evitar problemas de “cortes” na imagem por falta de sincronização com a taxa de atualização do monitor. Ela é otimizada para streams e tem boost de velocidade, que aumenta o clock e voltagem da GPU para ainda mais desempenho.

A GTX 750 Ti até consegue rodar alguns jogos mais pesados, mas a configuração gráfica precisará ser reduzida. Em jogos leves, a GPU faz um excelente trabalho e passa dos 60 FPS tranquilamente, mesmo com gráficos acima do médio.

Confira as melhores ofertas para a GTX 750 Ti.

GeForce GT 1030

Já na linha GT, muito conhecida dos consumidores, temos a GeForce GT 1030. Essa placa de vídeo 2GB suporta até três monitores, tem entrada DVI-D e HDMI e ainda chega pronta para a tecnologia de realidade virtual.

Apesar de ser mais potente que as anteriores, ela ainda é indicada para jogos um pouco mais leves, como o Fortnite, CS:GO, Valorant ou até mesmo um The Witcher 3, mais pesado, mas que pode ser executado com um bom FPS caso o usuário abaixe os gráficos.

Radeon RX 550 2 GB

Placa de vídeo 2GB Radeon RX 550 preta no fundo branco
Confira detalhes sobre a Radeon RX 550 (Foto: Divulgação)

Para os amantes da AMD, temos a Radeon RX 550, uma placa de vídeo 2GB com um excelente custo-benefício. A fabricante afirma que ela consegue rodar o Rocket League com 97 FPS, Overwatch com 76 FPS, Dota 2 com 94 FPS, entre outros jogos.

É uma boa placa para quem usa programas de edição, já que oferece bom desempenho em softwares como o Adobe Photoshop e Adobe Premiere Pro. Ela já chega preparada para a tecnologia VR e possui AMD Free-Sync, um software que ajuda o usuário a gerenciar e controlar tudo da GPU.

Confira as melhores ofertas para a Radeon RX 550.

Não gostou dos modelos de placa de vídeo 2 GB de VRAM? Confira a nossa lista com as melhores GPUs para comprar em 2021.