Pessoa colocando placa de vídeo barata no PC

Melhor placa de vídeo barata: 7 modelos de bom custo-benefício

Não é fácil achar placa de vídeo barata no mercado atual, mas aqui você encontra algumas opções com preço mais em conta

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Em 2021, grande parte dos consumidores busca uma placa de vídeo barata que consiga rodar alguns jogos. Por isso, nós preparamos uma seleção com sete boas opções do mercado. No entanto, devido à febre da mineração de criptomoedas em 2020, não é uma tarefa fácil encontrar uma placa de vídeo boa e barata.

Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com sete das placas de vídeo mais em conta para comprar no Brasil. Você irá encontrar desde opções básicas já no mercado há algum tempo até placas de vídeo mais potentes e modernas e, consequentemente, mais caras.

É válido ressaltar que o desempenho final do seu PC também dependerá de outras peças como o processador, então veja quais são os melhores processadores para comprar em 2021.

Nvidia GT 740

Placa de vídeo barata Nvidia GT 740 no fundo branco
A Nvidia GT 740 é uma placa de vídeo para jogos leves (Foto: Divulgação)

Lançada em 2014, a GT 740 é uma placa de vídeo barata que continua sendo buscada pelos consumidores em pleno 2021. Ela possui apenas 2GB de RAM e suporte ao PCI Express 3.0, mas pode ser usada para jogos mais leves.

Se gosta de jogar títulos como o LoL, Valorant, entre outros cujos requisitos mínimos são menos exigentes, ela dará conta do recado. Para jogos mais pesados ou mesmo softwares de edição que usam muito processamento gráfico, ela passará por problemas de travamento.

Portanto, a decisão passa muito pelo preço, que pode chegar a menos de R$ 400. Se você pode investir mais ou vai precisar de um processamento gráfico robusto, recomendamos pegar uma placa mais potente. Caso contrário, essa placa de vídeo barata pode ser para você.

Veja as melhores ofertas para a Nvidia GT 740.

ATI Radeon HD 6570

Outro modelo de placa de vídeo barata é a ATI Radeon HD 6570, essa que também tem 2GB de memória VRAM (entenda o que é VRAM). Assim como o modelo anterior, ela é uma opção já antiga, mas que ainda consegue rodar jogos leves com desempenho satisfatório.

No entanto, recomendamos que você sempre use as configurações gráficas no médio ou inferior, para poder atingir uma taxa de quadros por segundo (FPS) maior. A Radeon HD 6570 não é recomendada para uso profissional em programas de edição ou renderização, pois pode apresentar problemas de travamentos.

Veja mais opções de placa de vídeo com 2GB de VRAM.

GeForce GTX 750 Ti

Placa de vídeo barata GeForce GTX 750 Ti cinza no fundo branco
A GTX 750 Ti roda Photoshop, porém com algumas limitações (Foto: Divulgação)

Outro modelo de placa de vídeo barata de entrada é a GTX 750 Ti. Ela possui 2GB de memória VRAM no formato GDDR5 e usa uma interface de memória de 128 Bits. O seu diferencial perante as anteriores é a tecnologia G-Sync, que a sincroniza com monitores compatíveis para um desempenho mais estável.

Apesar de ser um pouco mais potente, essa placa ainda fica limitada ao ramo de jogos leves, que não exigem um alto desempenho gráfico. Você até conseguirá rodar alguns softwares como o Photoshop, se precisar trabalhar, mas, dependendo do projeto e número de efeitos usados, pode ser que a renderização demore.

Confira as melhores ofertas para a GTX 750 Ti.

GeForce GT 1030

Já na linha GT, temos a GeForce GT 1030, ideal para quem busca uma placa de vídeo barata e deseja usar dois monitores. Ela tem 2GB de memória VRAM, entrada DVI-D e HDMI. Outro ponto positivo é que ela já chega preparada para a tecnologia de realidade virtual.

Testes mostram que ela até consegue rodar alguns jogos recentes como o PUBG, Battlefield V ou mesmo CoD Warzone, mas todos com os gráficos no mínimo e FPS abaixo dos 60. Em títulos mais leves, é esperado que o desempenho da GPU melhore.

GTX 1050 Ti

Saindo do segmento de placas de vídeo baratas com 2GB de memória VRAM, temos a GTX 1050 Ti, que chega com 4GB de VRAM. Com isso ela consegue rodar uma lista maior de jogos em bom desempenho, já que a memória maior evita problemas de engasgo ou travamentos.

No entanto, ainda estamos falando de uma placa de vídeo de entrada. Por isso, em jogos mais pesados, como o The Witcher 3, os gráficos ainda precisarão ser reduzidos. No entanto, com a 1050 Ti você já consegue rodar games como o GTA V em gráficos acima do médio, além de ter um desempenho melhor em programas de renderização ou desenho 3D.

É uma placa de vídeo custo-benefício razoável para quem não precisa de muita potência. Confira a nossa análise completa da GTX 1050 Ti.

Radeon RX 550 4 GB

Concorrente direta do modelo anterior, a RX 550 é um modelo de placa de vídeo barata para os fãs de GPUs da AMD. É uma boa opção para trabalho, pois trabalha bem com os vários núcleos da placa e ainda tem melhorias para processos de renderização.

Essa placa de vídeo custo-benefício conta com 4GB de memória VRAM, já chega preparada para tecnologia de realidade virtual e conta com o AMD Free-Sync, que a sincroniza com monitores compatíveis e deixa a imagem mais estável e sem cortes.

Com a RX 550 o usuário consegue rodar jogos leves com gráficos no máximo, ou mesmo alguns mais pesados com gráficos diminuídos.

GTX 1660 Super

A GTX 1660 Super é o modelo mais potente da nossa lista e uma ótima opção de placa de vídeo barata, uma das melhores GPUs da Nvidia em custo-benefício. Ela é consideravelmente melhor que as opções anteriores e tem 6GB de memória VRAM, além de compatibilidade com realidade virtual e a tecnologia G-Sync, já citada aqui.

Essa placa de vídeo barata é excelente para quem está montando um computador com configurações intermediárias, e se dá bem tanto em programas de edição e renderização, quanto em jogos.

Títulos como o LoL, Dota 2, CS:GO e Fortnite podem ser executados praticamente em gráficos no máximo, enquanto alguns mais pesados como o The Witcher rodam no médio com bom desempenho. Confira a nossa comparação entre a GTX 1660 Super e a GTX 1660 convencional.

Essa é, sem dúvida, a melhor placa de vídeo custo-benefício desta lista. Portanto, se você procura uma boa GPU por um preço abaixo das tops, ela é uma excelente opção.

Não achou a placa de vídeo ideal para o seu computador? Então dê uma olhada na nossa seleção das melhores placas de vídeo para 2021.