Melhor placa de vídeo Nvidia: conheça 8 modelos GeForce

Na hora de montar o seu PC, uma placa de vídeo Nvidia pode dar a performance que você precisa

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você usa programas de edição ou gosta de games, uma boa placa de vídeo Nvidia faz a diferença. A Nvidia é uma das líderes desse mercado e constantemente inova para aumentar a eficiência e a potência gráfica. Mas quais modelos da marca valem mais a pena?

Para quem quer economizar, as notícias não são boas. Placas de vídeo, tanto da Nvidia quanto de outras marcas, hoje em dia, estão bem caras. Em certos casos pode valer mais a pena investir em uma placa melhor, mas que vai durar por longos anos antes de ficar ultrapassada, do que pegar uma mais em conta que logo não vai servir. Tudo depende da sua necessidade.

Bem, de qualquer forma, com isso em mente, elaboramos uma lista com oito modelos de placa de vídeo Nvidia GeForce de várias faixas de preço e de potência. Assim, você poderá escolher a que melhor cabe no orçamento do seu setup. Para conferir mais opções, veja também nossa lista sobre melhor placa de vídeo de 2021.

Placa de vídeo Palit Nvidia Geforce RTX 3060 Ti apoiada em um chão cinza.
Legenda: A Nvidia é uma das líderes do mercado de placa de vídeo (Foto: Shutterstock)

Por que comprar uma placa de vídeo Nvidia?

A Nvidia é uma empresa de tecnologia que foi criada nos anos 90. Em pouco tempo ela se tornou pioneira e uma das responsáveis pelo avanço dos gráficos em vídeos e jogos. Um marco importante da Nvidia ocorreu em 2005, quando a empresa desenvolveu um processador para o PlayStation 3. Em 2007, a companhia recebeu um Emmy de tecnologia pelo impacto de suas inovações na indústria do entretenimento.

As placas de vídeo Nvidia se tornaram referência principalmente em PCs e notebooks gamer. A GeForce, nome das principais placas da empresa, existe desde 1999 e, com os anos, só evoluiu. Tecnologias mais recentes permitem tirar o máximo de uma placa de vídeo Nvidia GeForce para gerar imagens cinematográficas nos jogos em tempo real.

Por causa disso, uma placa de vídeo Nvidia é sempre uma opção recomendada para montar um computador voltado para games ou para uso de softwares gráficos pesados.

Para completar, a empresa oferece atualizações recorrentes dos drivers. Eles servem para adaptar a sua placa de vídeo Nvidia aos gráficos e recursos atuais. Então se você quer tirar o máximo dessa peça tão importante e cara, é bom saber como instalar e atualizar os drivers de placa de vídeo Nvidia GeForce.

As linhas GTX e RTX

A Nvidia tem desde placas mais simples até as topo de linha com todas as melhores tecnologias do mercado. Para quem quer uma placa de vídeo Nvidia para jogar, as linhas GTX e RTX são as mais recomendadas.

As duas são as linhas mais caras da empresa, e com bons motivos. Afinal, elas foram feitas pensando no público gamer e nas evoluções dos jogos atuais. A maioria dos jogos com os gráficos mais realistas que saem no mercado hoje exigem alguma placa da linha GTX ou equivalente para rodar bem.

Enquanto a GTX já é ótima para muitos jogos, a RTX é a linha do futuro da empresa. Ela surgiu como uma substituta da GTX e trouxe bons diferenciais. Todas as placas da linha RTX contam com Ray Tracing, tecnologia que traz o máximo do realismo para os jogos. Já a arquitetura Turing das RTX é responsável por rodar jogos com qualidade 4K e em 60 FPS.

Ou seja, uma placa de vídeo Nvidia GeForce GTX ou RTX é uma boa escolha para qualquer setup gamer. Por causa disso, a lista a seguir só conta com modelos de placa de vídeo Nvidia dessas duas linhas.

Melhores placas de vídeo Nvidia para comprar em 2021

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti

A placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1050 Ti é a peça mais barata e mais antiga da lista. Ela faz parte da Série 10 e foi lançada em 2016 e, por causa disso, já foi superada por modelos mais novos. Ainda assim, ela é capaz de rodar vários jogos e seu maior ponto positivo é o preço mais acessível.

Ela é uma placa de vídeo Nvidia 4GB GDDR5 128 bits de memória e velocidade do clock de 1392MHz. Ela não chega perto da velocidade e da VRAM de placas mais novas, mas ainda dá conta do recado.

Por causa disso, você vai conseguir jogar em qualidade HD ou até em Full HD se sacrificar os frames ou se for um game mais leve. No entanto, terá dificuldade em jogos mais detalhados e com grandes cenários. Com uma placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1050 Ti, você consegue editar imagens e vídeos, mas cuidado com efeitos e projetos que podem sobrecarregar a placa.

Confira a nossa análise de ficha técnica completa da placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1050 Ti aqui.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650

A placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650 é um pouco mais recente, sendo lançada em 2019 como parte da Série 16. Ela conta com a arquitetura Turing presente nas RTX, mas com mudanças, como a retirada do Ray Tracing. É uma alteração justamente para torná-la uma placa com potencial para jogos, mas preço menor.

Essa placa de vídeo Nvidia 4GB também usa VRAM GDDR5 com uma interface de memória de 128 bits. Seu clock é bem melhor que o do modelo anterior da lista, chegando a 1665MHz. Como resultado, ela é superior à 1050, mas ainda é uma placa de vídeo Nvidia intermediária. Outro detalhe positivo é sua eficiência energética, consumindo menos do que a 1050 Ti apesar do poder maior.

Como pode ver na nossa análise da placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650, o desempenho nos jogos é mediano. Você poderá jogar em 1080p e usar configurações gráficas mais altas em jogos simples. No entanto, precisará diminuir para gráficos medianos em jogos do último ano e/ou de mundo aberto.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660 Super

A placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660 Super também faz parte da Série 16 e é bem similar à 1650. Uma das diferenças é que ela tem uma VRAM superior. No caso, é uma GDDR6 com 6GB e 192 bits. Com isso, seu clock máximo é de 1785MHz. A ficha completa da placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660 Super você confere aqui.

Essas características fazem com que a placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660 Super seja um bom upgrade em relação à GTX 1650 dentro das placas intermediárias. O resultado disso é uma placa de vídeo Nvidia capaz de rodar alguns jogos em Full HD ou então jogar no HD, mas com alguns bons FPS a mais nos gráficos médios.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 2060

A Série 20 é a sucessora da Série 10 e a versão mais potente da Série 16. Toda a Série 20 é composta pelas poderosas RTX, e a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 2060 não é diferente. Por causa disso, ela tem suporte para Ray Tracing em tempo real, usa arquitetura Turing e sua VRAM é do modelo GDDR6.

Mesmo assim, a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 2060 não chega a ser a melhor placa na marca. Na realidade, ela é um produto intermediário, sendo o mais simples da Série 20. Em outras palavras, é uma placa de vídeo Nvidia para quem quer experimentar recursos exclusivos da RTX, mas sem todas as tecnologias que as placas mais modernas têm.

As características da RTX 2060 são bem próximas da GTX 1660 Super. Você terá uma VRAM GDDR6 de 6GB e 192 bits e clock máximo de 1680MHz. Os diferenciais estão no suporte ao Ray Tracing, para deixar a iluminação mais realista, ao DLSS, que melhora qualidade gráfica e desempenho em tempo real, e aos jogos de Realidade Virtual (VR).

Com isso, você consegue rodar jogos em Full HD a cima dos 60 FPS. Só que, por ser ainda uma placa intermediária entre as RTX, essa placa de vídeo Nvidia ainda não é capaz de rodar jogos novos no ultra e manter esses frames. Em jogos como Cyberpunk 2077 você vai precisar reduzir um pouco os gráficos para ter 60 FPS. Saiba mais na análise da placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 2060.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060

A placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 já oferece um salto gráfico como parte da Série 30, lançada em 2020. Ela usa uma memória VRAM GGDR6 com 192 bits, mas com 12 GB. O clock base é de 1320MHz, mas seu clock boost é de 1777MHz.

A arquitetura da placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 é a Ampere. Ela inclui melhorias como a segunda geração do Ray Tracing, conexão HDMI 2.1 com 48Gbps e taxa de processamento duas vezes mais rápida. Como uma placa de última geração, ela supera as anteriores principalmente nos jogos mais novos.

Com a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 você poderá jogar facilmente jogos em 1440p e 60 FPS. Para jogar em 4K, ela pode deixar a desejar, mas esse também não é o objetivo desse modelo. Por outro lado, a arquitetura Ampere da linha RTX garante que poderá jogar com cenários extremamente detalhados e bem iluminados mesmo se “apenas” no 1440p.

Para edição e renderização, a RTX 3060 dá conta do recado tranquilamente. É possível fazer modelagem 3D e edições mais pesadas até de vídeos em 4K sem enfrentar problemas. Se quiser conhecer as variações dessa placa de vídeo Nvidia, confira a nossa análise da ficha técnica da RTX 3060 Ti.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 3070

Foto da placa de vídeo GeForce NVIDIA RTX 3070 com foco no ventilador.
A RTX 3070 é uma placa de vídeo Nvidia GeForce de última geração (Foto: Divulgação/Nvidia)

A placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3070 é um bom exemplo de placa de ponta da marca. Ela vem com todas as melhorias da arquitetura Ampere e mais. As placas RTX 3070 têm a velocidade base de clock mais alta de toda a Série 30, com 1500MHz, enquanto os outros ficam na faixa de 1300MHz. Já o boost clock chega a 1725MHz.

Sua VRAM é uma GDDR6 de 8GB, mas com 256 bits. É memória VRAM o suficiente para os jogos mais exigentes no mercado atual. Em um jogo como Control, você pode jogar com 80FPS no 1440p facilmente. Ainda dá para jogar no 4K com uma taxa de FPS alta o bastante para não atrapalhar na experiência. Veja a análise completa na placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3070 no site.

A placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3070 se destaca ainda mais em jogos competitivos que exigem mais frames. Dá para jogar CS:GO, Fortnite e Overwatch em alta qualidade e com média de 180 a 200 FPS. Ou seja, você pode aproveitar ao máximo do seu monitor gamer 144Hz ou 240Hz e ter vantagem de resposta nos seus jogos favoritos. Só que, para isso, terá que arcar um pouco mais. Essa placa de vídeo Nvidia está custando acima de R$ 8.000 em julho de 2021.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 3080

Para quem quer facilidade para rodar os jogos e programas mais pesados de hoje e do futuro e tem um orçamento para lá de generoso, a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3080 é uma ótima opção.

Ela faz parte dos produtos de maior qualidade da GeForce e tem seus próprios diferenciais. Um deles é o uso da VRAM do tipo GDDR6X, o mais novo no mercado. Com ele é possível ter ainda mais velocidade e desempenho com a placa de vídeo Nvidia. Para completar, é uma memória com capacidade de 10GB e interface de 320 bits. Seu boost clock chega a 1710MHz.

São configurações e tecnologias que oferecem um aumento de 50% de eficiência em relação à antecessora RTX 2080. É uma placa de vídeo Nvidia para jogar com tudo que tem direito: gráficos no ultra, resolução de 4K e mais de 60 FPS, tudo ao mesmo tempo e com facilidade.

Se você usa programas de design e engenharia, a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3080 permite horas e mais horas de trabalho suaves e sem travamento. E o melhor, sem superaquecer. Ela é uma placa de vídeo Nvidia otimizada que esquenta menos do que se espera para esse nível de poder. Saiba mais sobre a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3080 na nossa análise.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 3090

Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3090 em fundo preto.
A Nvidia GeForce RTX 3090 é a melhor placa de vídeo Nvidia do mercado (Foto: Divulgação/Nvidia)

Com a Nvidia, placa de vídeo potente nunca é demais. O modelo que pode ser definido como o topo do topo de linha deles é a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3090. Tudo que você pode sonhar de uma placa de vídeo, ela entrega. Como é de imaginar, o que ela tem de surpreendente, tem de cara. Seu preço passa dos R$ 15.000 em julho de 2021, quando este artigo está sendo escrito.

A placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3090 usa uma memória VRAM GDDR6X de incríveis 24 GB e 384 bits. Seu boost clock alcança 1695MHz. Além de ter o pacote completo da arquitetura Ampere, é a primeira placa da linha com o NVLink 3.0, aumentando a velocidade da comunicação. Todo o poder dessa placa de vídeo Nvidia significa também mais gasto de energia e mais calor gerado. Ela consome 350W e vem com três ventoinhas para resfriá-la.

Por causa de tudo isso, a placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 3090 tem um desempenho impecável. Em média, ela consegue fazer 100 FPS em qualidade 4K nos jogos mais populares. Com a RTX 3090, você poderá rodar qualquer software nas melhores configurações sem o menor problema e durante muitos anos.

Quer conhecer placas de vídeo de outras marcas?

Além da Nvidia, placa de vídeo boa também é fabricada pela AMD. As duas empresas são concorrentes diretas nesse segmento e têm placas bem similares na potência. Constantemente, elas disputam quem vai lançar a próxima inovação ou quem tem o preço mais atraente. Por isso, tanto Nvidia quando AMD são boas opções de placa de vídeo para seu PC.

Para conhecer mais sobre a AMD, vale ler a lista com a melhor placa de vídeo AMD de 2021. Sabemos que escolher entre a marca e o modelo da placa de vídeo não é fácil. Se depois de conhecer todas as placas ainda estiver com dúvidas, sugerimos a leitura deste guia sobre como comparar placa de vídeo.