Foto do site da MSI

MSI Afterburner: como configurar e usar o programa

O MSI Afterburner é um aplicativo muito útil para quem deseja acompanhar o desempenho do PC

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você conhece o MSI Afterburner? Esse poderoso aplicativo é um ótimo aliado para quem busca acompanhar o desempenho do PC e notebook ou ainda deseja fazer configurações extras em sua máquina.

Mas, se você nunca ouviu falar sobre ele e deseja aprender a tirar o melhor proveito, fique tranquilo! Nós preparmos este artigo com as principais dicas sobre o MSI Afterburner.

Por estar ligado ao desempenho gráfico da máquina, pode ser que você também esteja procurando sua próxima placa de vídeo. E antes de comprar, você também pode querer comparar sua placa de vídeo a outras opções. Não se preocupe! Nós temos uma matéria onde explicamos como comparar placa de vídeo.

Além disso, temos listas especiais onde você pode encontrar as melhores ofertas. Dê uma olhada nas nossas indicações:

Confira mais ofertas das melhores placas de vídeo em 2021!

Confira mais ofertas das melhores placas de vídeo da AMD em 2021!

Confira mais ofertas das melhores placas de vídeo da NVIDIA em 2021!

O que é MSI Afterburner?

 MSI Afterburner  no fundo branco
Confira o que é o MSI Afterburner (Foto/Hugo Iwaasa)

O MSI Afterburner é um aplicativo com diversas funções para que o usuário possa configurar suas placas de vídeo, com o objetivo de se obter melhores resultados, como mais FPS em games.

Gratuito, o programa é muito conhecido entre os gamers e é fácil de configurar e usar. No entanto, deve-se atentar para certas configurações que podem tornar sua placa de vídeo inutilizável.

Se você tem dúvidas de qual o modelo da sua placa de vídeo, nós temos um artigo onde explicamos como ver a placa de vídeo do PC ou notebook.

MSI Afterburner: download

O download do MSI Afterburner é muito simples e fácil de se fazer.

Passo 1. O primeiro passo é visitar a página oficial do MSI Afterburner.

Passo 2. Logo no início da página, você poderá baixar o programa. Para isso, clique no botão “Download Afterburner”.

Captura da tela do site do MSI Afterburner
Clique no botão para baixar o MSI Afterburner (Foto/Hugo Iwaasa)

Passo 3. O download iniciará automaticamente. Após ser concluído, instale o programa normalmente, clicando sobre o arquivo baixado e seguindo os passos apresentados em tela.

Termo de licença do MSI Afterburner
Avance as etapas para instalar o MSI Afterburner (Foto/Hugo Iwaasa)

Passo 4. Após a conclusão do processo, você poderá abrir o programa e começar as configurações.

Como configurar MSI Afterburner

Já com o MSI Afterburner instalado, você poderá encontrar logo na tela inicial algumas informações e configurações iniciais.

Como o aplicativo está em inglês, vamos explicar o que são essas configurações na tela inicial.

  • Core voltage - é a voltagem de core da sua placa de vídeo. Indicamos não alterar para não ter qualquer falha no funcionamento.
  • Power Limit - O Power Limit é uma das configurações relacionadas à potência da placa de vídeo. Caso deseje fazer um overclock, recomendamos alterar gradualmente esta configuração.
  • Temp. Limit - é o limite de temperatura. Para todos os efeitos, recomendamos deixar no máximo suportado pela sua placa de vídeo.
  • Core Clock - um dos principais pontos responsáveis pelo overclock, o core clock deve ser alterado com cautela para que não cause instabilidade na sua placa de vídeo.
  • Memory clock - com a mesma função do core clock, é recomendado que, em caso de alteração de configuração, que ela seja gradual para não gerar instabilidade.
  • Fan Speed - aqui, é possível aumentar a velocidade do Fan (ventoinha) da sua placa de vídeo para uma melhor refrigeração.

Além destas configurações iniciais, você também pode acessar todas as configurações na engrenagem logo abaixo deste menu. Logo ao lado da engrenagem, você pode ver o botão para restaurar os padrões de configuração da sua placa de vídeo.

E não podemos nos esquecer que a cada configuração alterada, é necessário confirmar no símbolo de “Check” para que sejam válidas.

Tela inicial do MSI Afterburner
Essa é a tela inicial do MSI Afterburner (Foto/Hugo Iwaasa)

Clicando na engrenagem, você poderá ver uma janela com as configurações completas do MSI Afterburner. Nesta janela é possível alterar todas as configurações relacionadas a sua placa de vídeo.

É aqui que também é possível alterar as informações que são apresentadas na tela, quando o MSI Afterburner está em funcionamento. Vale a pena a exploração gradual destas ferramentas.

Como usar MSI Afterburner

Uma das funções mais utilizadas do MSI Afterburner, além da possibilidade de ajustes de overclock, é a apresentação do desempenho da placa de vídeo em jogos.

Para ativar esta visualização, você deverá entrar nas configurações do MSI Afterburner, ir até a sessão de Informações na Tela e conferir qual o atalho pré-configurado para a apresentação.

Na imagem de exemplo, o atalho Ctrl + I ativará a exibição do desempenho da placa de vídeo.

Captura de tela do MSI Afterburner
Veja qual o atalho para ativar o MSI Afterburner (Foto/Hugo Iwaasa)

Após descobrir o atalho para ativação do MSI Afterburner, é necessário ainda uma configuração adicional em um programa chamado RivaTuner. Ele pode ser acessado pela barra de ferramentas (próximo ao relógio).

Com este aplicaitivo, é possível ainda fazer algumas configurações extras na exibição das informações do MSI Afterburner.

Após todas as configurações, você pode testar em um game. Estando com o game aberto, você deverá ativar o atalho do MSI Afterburner. Se tudo estiver configurado corretamente, uma tela parecida como a imagem abaixo aparecerá. Deste ponto, basta configurar as informações como você preferir!

Tela de exibição do MSI Afterburner
Esta é a exibição do MSI Afterburner nos games (Foto/Hugo Iwaasa)