O que é VRAM e para que serve?

Entenda como escolher a sua memória VRAM e como ela pode afetar a sua placa de vídeo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

A memória VRAM é um conceito técnico do universo da computação que costuma causar bastante confusão com a memória RAM. Apesar de semelhantes, seus significados são bastante distintos.

Inclusive, entender um pouco mais sobre esse termo pode fazer a diferença para quem busca uma performance melhor do computador, principalmente pessoas que trabalham com audiovisual ou gamers.

Pensando nisso, a gente preparou este conteúdo para te explicar um pouco melhor sobre o que é memória VRAM e para que ela serve.

Veja o que é VRAM e para que serve (Foto: Shutterstock)
Veja o que é VRAM e para que serve (Foto: Shutterstock)

Curte games ou tem um trabalho gráfico? Veja estes artigos!

O que é memória VRAM?

A memória VRAM é um termo de informática utilizado para descrever a performance da memória dedicada à placa de vídeo. Na maioria das vezes, a memória VRAM vem reservada exclusivamente para para Unidade de Processamento Gráfico (GPU), a placa de vídeo.

Assim como a memória RAM, esse complemento do computador pode ser encontrado de diferentes tipos e maneiras.

Veja todos os detalhes sobre a VRAM (Foto: Shutterstock)
Veja todos os detalhes sobre a VRAM (Foto: Shutterstock)

Na maioria dos casos, é possível identificar a memória VRAM GDDR6 acoplada às placas de vídeo, que costumam ser chamadas de High Bandwidth Memory, podendo ser divididos em categorias como:

  • HBM;
  • HBM2;
  • HBMe.

Qual a diferença entre memória RAM e memória VRAM?

Enquanto a memória VRAM é destinada exclusivamente à performance das placas de vídeo, a memória RAM é responsável pelo desempenho geral do computador, seja ele qual for.

Esse componente auxilia na performance de uso geral do sistema operacional, totalmente interligado à velocidade e a usabilidade do hardware.

Quando a memória VRAM se torna importante?

O momento de levar em consideração o aumento da memória VRAM está relacionado às suas necessidades e expectativas para o dispositivo.

A quantidade de memória VRAM pode ir de acordo com o uso (Foto: GeForce)
A quantidade de memória VRAM pode ir de acordo com o uso (Foto: GeForce)

Para quem busca melhor performance em jogos ou precisa renderizar vídeos e arquivos gráficos que demandam maior intensidade da máquina, fazer esse upgrade pode ser estratégico.

Quer continuar aprendendo mais sobre informática e seus componentes? Não deixe de conferir os outros artigos da nossa seção de informática e visitar o nosso canal do YouTube para receber mais informações.