Logo Intel Arc no fundo azul

Intel Arc é a nova linha de placas de vídeo para jogos da Intel

Nova linha de placas de vídeo Intel Arc da fabricante Intel promete trazer funções de placas modernas para jogos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Intel Arc será o nome das novas placas de vídeo Intel dedicadas a videogames em PCs desktop e notebooks, segundo anúncio da empresa. O primeiro modelo, anteriormente chamado de DG2, agora está em produção sob o codinome "Alchemist" e será lançado no primeiro trimestre de 2022.

Computador, CPU e placas de vídeo da Intel no fundo branco
As primeiras placas da linha Intel Arc serão lançadas no início de 2022 em computadores desktop e notebooks (Reprodução: The Verge)

A fabricante conhecida por alguns dos melhores processadores do mercado com o Intel de 11ª geração já incluía placas de vídeo integradas com a Intel HD Graphics, mas agora irá entrar no concorrido mercado dominado pela Nvidia (GeForce) e AMD (Radeon) para disputar entre as melhores placas de vídeo.

A placa de vídeo Intel Arc será capaz de realizar algumas das principais funções das placas de vídeo atuais, como mesh shading para sombreamento mais eficiente, e variable rate shading, que permite focar mais em objetos que precisam de mais sombreamento. Quando mais informações sobre sua performance forem reveladas, será possível compará-la com os principais modelos no mercado.

O grande destaque fica para o fato de que a placa de vídeo Intel Arc terá sua própria função de escala de resolução acelerada por inteligência artificial, assim como as funções DSLL da Nvidia e FidelityFX (FSR) da AMD. Estas tecnologias têm se provado eficientes para melhorar a performance de jogos ao aumentar a resolução da imagem com AI ao invés de exigir que a placa de vídeo gere os visuais já em alta resolução.

Em um tweet na conta oficial IntelGraphics, a fabricante postou um vídeo de uma versão de pré-produção da placa de vídeo Intel Arc rodando games como Mount & Blade 2: Bannerlord, Forza Horizon 4, Psychonauts 2, PlayerUnknown's Battlegrounds, Subnautica: Below Zero, Metro Exodus, Days Gone, Chivalry 2, Crysis Trilogy e mais.