Logo Zoom
Logo Zoom

A GeForce RTX 3090 Ti é uma placa para quem quer o máximo que a tecnologia pode oferecer em termos de processamento gráfico. Ela foi anunciada pela Nvidia na CES 2022, uma das feiras mais famosas de tecnologia do mundo, mas só chegou ao mercado em março deste ano.

A placa de vídeo é a irmã mais nova poderosa da RTX 3090 e foi lançada como a mais nova top de linha da fabricante. O preço, é claro, é salgado, mas as especificações têm tudo para agradar a gamers e profissionais que precisam de muita potência no notebook ou computador.

Nós não perdemos tempo e nos debruçamos sobre a ficha técnica para trazer para você cada detalhe da GeForce RTX 3090 Ti. Se liga na análise!

Ficha técnica da Nvidia GeForce RTX 3090 Ti

  • Lançamento: 03/2022
  • Linha: GeForce
  • Série: RTX
  • Fabricante: Nvidia
  • Velocidade do clock: 1,56GHz (Boost Clock 1,87GHz)
  • Memória de vídeo (VRAM): 24GB
  • Módulo da memória: GDDR6X
  • Interface da memória: 384 Bits
  • Interface da placa: PCI Express 5
  • Portas: HDMI: 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1
  • Recursos: DirectX 12 Ultimate, Multi Monitores(4), OpenGL 4.6, OpenCL 3.0, Shader6.6 e Ray Tracing

Enquanto a Nvidia GeForce RTX 3090 Ti não está disponível para a compra no Brasil, veja as melhores ofertas da RTX 3090:

Especificações técnicas da RTX 3090 TI

Se você não conhece bem cada parâmetro, não se preocupe. Vamos traduzir o que significa essa ficha técnica. Em primeiro lugar, esse é o conjunto de parâmetros mais sofisticado de toda a linha Geforce RTX 30 da Nvidia.

A memória de 24GB no padrão GDDR6x foi mantida (é a mesma especificação da “irmã” mais velha, a RTX 3090). A diferença é na disposição. Agora os chips de 2GB estão apenas na parte de cima do dispositivo. A largura de banda é maior, o que significa um desempenho maior também.

Os núcleos CUDA são 10.752 e 336 Tensor Cores para DLSS – isso significa um enorme poder de processamento gráfico e capacidade de inteligência artificial. Há ainda 84 RT Cores para Ray Tracing, capazes de produzir efeitos de iluminação da mais alta qualidade.

Em relação à velocidade de processamento, a Geforce RTX 3090 Ti tem um clock de 1.560MHz que vai a até 1.860MHz no modo boost. Com tudo isso, a placa atinge 40 TFLOPs de poder computacional, um aumento de mais de 10% de potência quando comparado com os 36 TFLOPs da RTX 3090 original.

  • Se você quer economizar uns bons reais e ainda assim não abre a mão de muito poder de processamento, conheça em detalhes a RTX 3060, que já é um pouco mais antiga, mas ainda entrega muita tecnologia.

Desempenho em jogos da RTX 3090 Ti

A RTX 3090 Ti é uma placa de vídeo que encara qualquer jogo da atualidade (FOTO: divulgação Nvidia)

Se estamos falando de uma placa de vídeo top de linha, claro que ela encara qualquer jogo mais moderno da atualidade. Mais do que isso, quem topar pagar o preço da RTX 3090 Ti ainda vai ter um equipamento com potencial para rodar os jogos que ainda nem chegaram ao mercado.

O destaque neste ponto é a quantidade de Tensor Cores, 334. Isso significa uma alta capacidade de uso de inteligência artificial. Isso quer dizer que a placa tem potencial para rodar até mesmo os momentos mais movimentados de qualquer jogo em alta resolução, sem perder qualidade de imagem.

O Ray Tracing de segunda geração é outro fator que potencializa o uso da placa para jogos. Esse recurso simula com mais precisão o comportamento da luz no mundo real, criando gráficos mais realistas e bem mais bonitos.

Segundo a Nvidia, a família RTX 3090, que tem como representantes a RTX 3090 e a RTX 3090 Ti, suporta games em até 8K com latência mais baixa e menor tempo de resposta. Isso é alcançado por conta da arquitetura Ampere e de diversos recursos para gamer nenhum colocar defeito.

Desempenho em renderização da RTX 3090 Ti

A RTX 3090 Ti tem tudo que profissionais de edição de vídeo, arquitetura e design precisam. (FOTO: divulgação Nvidia)

Quem trabalha com atividades que requerem renderização sabem a diferença que uma boa placa de vídeo faz. Modelos inferiores tornam a renderização mais lenta. Consequentemente, a produtividade fica abaixo do que poderia ser.

Por outro lado, se você tem uma placa de vídeo top de linha, como é a RTX 3090 Ti, com Ray Tracing e DLSS 2.0 (que otimiza a qualidade gráfica e corrige serrilhados nas bordas de objetos) mais modernos, vai notar velocidades de renderização muito mais rápidas.

Além disso, a placa conta com a ferramenta Nvidia Omnivers. Na prática, esse recurso é uma plataforma de colaboração de design 3D voltada para profissionais de criação. Ela foi criada para acelerar workflows, unificar aplicações e elementos artísticos para dar vida às ideias com mais agilidade.

Mais um recurso que pode fazer a diferença no dia a dia é o Nvidia Broadcast. Seu objetivo é otimizar videochamadas, com maior qualidade de áudio e vídeo. Há, inclusive, a possibilidade de usar efeitos avançados de AI para aprimorar o fundo das chamadas. Bem bacana em tempos que as reuniões online se tornaram uma realidade para muitos profissionais.

Consumo de energia da RTX 3090 Ti

Muita potência exige mais energia para o funcionamento e com a RTX 3090 Ti não é diferente. (FOTO: divulgação Nvidia)

Não tem jeito! Muita potência de processamento exige um consumo de energia mais robusto. E já que estamos falando de uma placa que traz ganhos de desempenho incríveis, há um preço energético a ser pago.

Vamos comparar esse consumo de energia entre a excelente RTX 3090 e a RTX 3090 Ti. A placa mais antiga demanda 350W e uma fonte de alimentação de pelo menos 745W. Já a nova placa tem um consumo de 450W e exige fonte de 850W.

  • Por falar nela, saiba qual é o preço, como é a ficha técnica e veja a nossa análise sobre a Nvidia GeForce 3090.

Conclusão sobre RTX 3090 Ti

Se você sonha com uma placa de vídeo potente e com o melhor que a tecnologia pode entregar em 2022, a Nvidia GeForce RTX 3090 Ti é a opção certa para você. Com ela, o poder de renderização é excelente. Você também pode encarar os melhores jogos sem grandes preocupações. Claro, desde que o conjunto de configurações do seu computador também seja mais sofisticado.

Como estamos falando de um dispositivo top de linha, certamente você não vai precisar de atualizações de hardware por um bom tempo. É certo dizer que a RTX 3090 Ti ainda vai ser uma das melhores placas de vídeo mesmo após alguns anos de uso.

Por outro lado, tecnologia de ponta custa caro. Por ser uma placa de vídeo recém-lançada, seu preço é proibitivo para a maioria dos usuários. Portanto, pense bem se vale pagar pela novidade ou se é o caso de economizar com uma placa um pouco mais antiga, mas que ainda ofereça alta performance.