A placa-mãe é uma das peças mais importantes do computador, porque é a responsável por conectar todos os outros componentes, como processador, placa de vídeo e unidades de armazenamento.

Na hora de escolher a melhor placa mãe LGA 1151 para o seu setup, você deve levar em conta todas as características da sua máquina, para que você compre um modelo equilibrado com a sua configuração. Afinal, se você gastar demais na placa mãe e economizar no processador ou na memória RAM, pode acabar pagando caro por um desempenho pior.

Quer ajuda na hora de decidir? Veja 5 placas-mãe com soquete LGA 1151 que separamos e que servem para os processadores Intel de 8ª geração.

5. A ASRock H110M é ideal para uma máquina de baixo custo (6ª e 7ª geração)

O soquete LGA 1151 está presente nos processadores Intel desde a sexta geração, mas você deve ficar atento: as placas projetadas para a 6ª e 7ª geração não são compatíveis com os processadores de 8ª e 9ª gerações.

Por isso, se você está montando uma máquina com um processador mais antigo, não vale muito a pena investir em uma placa mãe top de linha. Como a ASRock H110M é bem barata, essa placa mãe é uma opção com bom custo/benefício nesse caso. Ela tem dois bancos de memória (capacidade de até 32GB de memória DDR4 a 2400 MHz), têm três slots de expansão PCIe, e suporta até 6 portas USB frontais (4 USB 2.0 e 2 USB 3.1)

Além do soquete LGA 1151, a ASRock H110M oferece dois canais de memória e uma capacidade de até 32GB. Consegue comportar 6 portas de USB (4 da geração 2.0 e 2 da geração 3.0) e ainda tem três slots de expansão.

4. A Gigabyte H310M-S2H é uma placa mãe básica para os processadores da 8ª geração ou 9ª geração

Se você está montando um computador com um processador Intel mais recente, de 8ª ou 9ª geração, a Gigabyte H310M-S2H é uma das melhores placas mãe de entrada. Ela tem dois bancos de memória (suporta até 32GB de memória RAM DDR4 de até 2666 MHz), 3 entradas PCIe e um conector M.2, que pode servir tanto para acrescentar um SSD NVMe ou até mesmo uma memória Intel Optane.

A Gigabyte H310M-S2H ainda tem 6 portas USB na traseira (2 USB 3.1 e 4 USB 2.0) e 4 portas USB disponíveis para o painel frontal do gabinete (2 USB 3.1 e 2 USB 2.0). Mas fique atento: essa placa mãe é um modelo básico, e não conta com dissipadores nos VRMs ou suporte para overclock, então se você pretende montar um sistema mais "high-end", essa pode não ser a melhor opção para você.

3. A placa mãe ASUS TUF B360-Plus é uma boa pedida para um PC gamer

Entre as motherboards intermediárias, a Asus TUF B360-Plus é difícil de bater em custo/benefício. Ela vem com 4 bancos de memória, suportando até 64GB DDR4 (2666 MHz), com 6 slots de expansão PCIe, sendo que um deles é reforçado, o que ajuda bastante se você tem uma placa de vídeo mais pesada.

Os principais diferenciais em relação aos chipsets H310 mais básicos é que os VRMs são bem mais reforçados, o que ajuda na proteção dos outros componentes em caso de surtos energéticos e superaquecimento dos circuitos. Ela também vem com um bom sistema de som e duas zonas com iluminação RGB, compatíveis com o software Aura Sync. Ah! Ela também está disponível no formato micro-ATX, que é compatível com gabinetes menores.

2. A placa mãe Gigabyte Aorus Z370M-Gaming tem custo intermediário e excelente

Para quem está á procura das melhores placas mãe LGA 1151 de alto desempenho, a  Aorus Z370M-Gaming é uma opção! Indicada para processadores Intel de oitava e nona geração com suporte para overclock (como o Core i7 8700K ou o Core i5 9600K, ela tem 4 bancos de memória, com suporte para memórias DDR4 de até 4000 MHz, 4 entradas PCIe com suporte para Crossfire de placas de vídeo AMD e duas portas M.2 para SSDs e Memória Optane.

Ela também tem um sistema de áudio muito mais potente, com proteção contra estática para garantir a boa experiência se você tem um equipamento de som high-end. E para proteger o seu PC do superaquecimento, ela tem 6 sensores de temperatura, além de 4 conectores para Fans e Water Coolers. Ah! Ela também permite que você sincronize a iluminação RGB do seu PC e todos os periféricos com o RGB Fusion.

  • Placa Mãe Gigabyte, Z370M-AORUS Gaming, Placas-Mãe

  • Placa-Mãe Gigabyte Z370M Aorus Gaming, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

  • Placa mae gigabyte micro atx (1151) - ddr4 - z370m-aorus gaming - compativel c/ intel optane -8ºger

1. A Asus Z370-F RoG Strix é a melhor placa mãe LGA 1151 do momento

A melhor placa mãe LGA 1151 da nossa lista é a a Asus Z370 RoG Strix! Com um kit muito completo, ela é uma excelente opção para quem quer montar um PC de alto desempenho. Para dar suporte ao overclock do processador e das memórias RAM (4 bancos de até 64GB até 4000 MHz), ela conta com dissipadores em todos os VRMs e garante a boa estabilidade e temperatura do sistema.

A Asus Z370-F também permite fazer SLI de placas de vídeo GeForce ou ainda Three-Way Crossfire de placas de vídeo AMD, e tem duas entradas M.2, com resfriamento para SSDs de alta capacidade. Ela também manda muito bem no sistema de som e na conectividade, com 6 portas USB 3.0 e até mesmo uma porta USB tipo-C. Sem dúvidas, esse é uma das melhores placas-mãe LGA 1151 para quem quer investir pesado em um PC de ponta!

E aí, já escolheu sua placa mãe? Se você está precisando de ajuda para escolher o processador também, dá uma olhada na nossa lista com os melhores processadores para PC do ano!