Homem faz check list veicular verificando motor de carro enquanto segura prancheta com lista de itens a serem verificados

Check list de veículos: o que você não pode esquecer

Fim de ano é tempo de pegar a estrada para curtir os feriados, mas fazer check list de veículos é essencial para a segurança e para evitar multas

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Realizar um check list de veículos é um procedimento essencial para saber se está tudo certo antes da viagem. Com a proximidade dos feriados de fim de ano, quando muitas pessoas decidem pegar a estrada com seu carro, essa tarefa se torna ainda mais importante. Para te ajudar, fizemos uma lista dos itens essenciais no check list veicular, para a segurança dos ocupantes e de outros motoristas.

Vale ressaltar que o check list de veículos é importante para viajar, mas também serve para a compra de um carro usado. Além disso, é muito útil como tarefa do cotidiano para ter certeza de que o veículo está operando conforme o esperado.

Check list de veículos: segurança em primeiro lugar

Antes de fazermos um check list de veículos da parte mecânica, você deve revisar os itens de segurança. Esses são os mais importantes em casos de acidentes e, em geral, são fáceis de esquecermos por não usá-los no dia a dia.

Alguns itens são obrigatórios por lei, como triângulo, chave de roda e estepe em boas condições. A não conformidade desses itens incorre em infração grave, cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

Homem afivela cinto de segurança do carro
O check list de veículos precisa contemplar a revisão de itens de segurança (Foto: Shutterstock)

Os órgãos competentes tiraram a obrigatoriedade do extintor de incêndio, mas caso você possua o item e queira mantê-lo em dia, é necessário verificar o período de validade. Se o prazo estiver vencido, é preciso comprar um novo.

Outros itens de segurança para o check list veicular são os sistemas de alarme e bateria, as chaves por distância, o trava de portas, os cintos de segurança e os airbags. Os carros mais novos indicam se há problemas com o sitema de airbag com luzes no painel. Além disso, no caso de viagens com bebê ou criança pequena, vale conferir o estado da cadeirinha e se ela está bem presa.

Mecânica e elétrica

Em um modelo ideal de check list de veículos, itens muito importantes a serem verificados são os de mecânica e elétrica, aqueles que realmente podem te deixar na mão no meio da estrada. São eles:

  • Bateria e radiador
  • Faróis e lâmpadas
  • Sistema de injeção
  • Velas e cabos
  • Palhetas e limpadores do para-brisa
  • Sistema de freios
  • Filtros de ar, óleo e de combustível
  • Estado dos pneus
  • Alinhamento de direção;
  • Correias do motor
  • Nível dos fluidos (óleo do motor e do freio, água do radiador, água do limpador da parabrisa, gasolina do tanque de partida, caso o seu carro possua o sistema de partida a frio)
  • Ar Condicionado (saiba como fazer a manutenção do ar condicionado de forma adequada)

Após o check list de veículos, caso precise trocar os pneus e não saiba qual a medida usada em seu carro, veja como encontrar e entender o significado das medidas dos pneus. E caso tenha dúvidas sobre como realizar a troca, confira o artigo que preparamos sobre troca de pneu.

Itens menos importantes, mas ainda essenciais

Nesse passo do Check List de veículos, não vamos tratar de itens vitais para o funcionamento do carro, mas essenciais para o bem estar dos ocupantes. Um deles é a central multimídia, que pode te deixar na mão no caso do GPS falhar ou daquele desenho ou série para acalmar as crianças numa viatgem mais longa parar de ser exibido. Veja boas opções de central multimídia para comprar.

Painel de carro aceso com a central multimídia em destaque
No check list de veículos, também vale verificar a central multimídia (Foto: Shutterstock)

Outra questão que pode impactar no bem estar e que pode ser verificada no check list de veículos é o estado da limpeza do carro. Ninguém gosta de bichos, como baratas, perambulando por dentro do veículo. Aproveite e veja produtos para lavar carro da forma correta.

E a documentação, está em dia?

Feito o check list veicular de itens mecânicos e de segurança, é preciso atenção com a parte burocrática. Afinal, de nada vale ter um carro em perfeitas coindições, mas possuir débitos de taxas e multas no Detran do seu estado.

Por isso, em um check list veicular ideal, é preciso também verificar se os documentos e taxas do automóvel estão em dia e sem débitos.

Por isso é importante conferir:

  • Se o IPVA está em dia
  • Certificado de licenciamento anual
  • Validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Se existem multas pendentes

Com tudo isso revisado na sua check list de veículos é hora de fazer as malas e pegar a estrada. Boa viagem!

Aproveite para conferir também outras dicas para seu carro: