Entenda antes de comprar em Pneus para Carros

Pneu Euzkadi é bom? Confira a opinião dos nossos especialistas!

Nossos especialistas respondem essa dúvida e ajudam você a tomar uma decisão!

Pneu

Será que o pneu Euzkadi é bom? Na hora de fazer a troca dessa peça, é importante conhecer as marcas disponíveis no mercado, onde seus produtos são feitos e se eles são de qualidade. Afinal, é a sua segurança que está em jogo.

Os pneus são parte importante dos veículos, responsáveis por sustentar todo o peso do automóvel e mantê-lo estável, mesmo nas pistas molhadas, em altas velocidades ou na hora de fazer curvas. Confira o que nossos especialistas têm a dizer sobre a qualidade do pneu Euzkadi antes de comprar!

Qual é a história da marca Euzkadi?

A Euzkadi é uma marca mexicana de pneus, fundada em 1928. No seu país de origem, ela oferece uma ampla gama de produtos, que vão desde os pneus para carros de passeio aos desenvolvidos para uso em utilitários esportivos, passando por vans e outros carros de grande porte. 

Por aqui, a marca entrou no mercado apenas para atender o público final e, portanto, comercializa somente pneus de pequeno porte, apropriados para carros de passeio. Os produtos se dividem em duas linhas: EuroSport e EuroDrive.

Embora você, talvez, nunca tenha ouvido falar da Euzkadi, há um motivo extra para confiar na marca. Em 1998, ela foi adquirida pelo grupo Continental, tradicional fabricante de pneus com ampla história no setor. Desde a compra, a empresa expandiu bastante e hoje é a quarta maior fabricante do mercado mexicano, com exportação para diversos países.

Onde os pneus Euzkadi são produzidos?

Ainda que a principal fábrica da Euzkadi esteja no México, fabricando 7 milhões de pneus por ano, ela tem instalações próprias no Brasil. As peças comercializadas por aqui são fabricadas em Camaçari, na Bahia. Ali também são feitos muitos outros produtos da Continental, como as linhas Viking e Barum.

O fato de os pneus Euzkadi serem fabricados no Brasil traz um benefício adicional. Todos os itens que você encontra em e-commerces e nas lojas especializadas são certificados pelo INMETRO e, consequentemente, foram adequados para o trânsito brasileiro.

Quais as características dos pneus Euzkadi?

Como mencionamos, a Euzkadi trabalha com duas linhas de pneus no Brasil: EuroSport e EuroDrive. Entenda melhor sobre elas a seguir!

EuroSport

EuroSport

A linha EuroSport conta com pneus focados na esportividade, que garantem maior conforto para se dirigir em velocidades maiores e por curvas sinuosas, além de ser reconhecida pelos clientes como um produto que pode durar até 70 mil km.

EuroDrive

EuroDrive

A linha EuroDrive, por sua vez, tem como foco performance e segurança. Por isso, ela vem com alguns adicionais que fazem com que esse pneu se destaque entre outros com a mesma faixa de preço. Sulcos redesenhados para escoar melhor a água e garantir que o seu carro consiga transitar com segurança em pistas molhadas e durante a chuva são um desses adicionais.

O outro é a tecnologia VAI, que tem origem de Visual Alignment Indicator ou Indicador de Alinhamento Visual, em bom português. Trata-se de um detalhe no pneu que mostra o quão desgastado ele está e indica a necessidade de fazer a substituição da peça. O recurso é excelente para quem não tem muita experiência com a manutenção de veículos e torna simples a conferência desse item na hora da revisão. Essa tecnologia também está presente nos pneus da linha EuroSport. 

Afinal, o pneu Euzkadi é bom?

Agora que você já sabe mais a respeito da marca, podemos falar sobre a percepção dos consumidores em relação aos seus produtos. Será que é possível encontrar nos pneus Euzkadi qualidade e preços bons?

Os produtos mais vendidos pela marca no Brasil são os da linha EuroDrive. Eles têm uma boa dirigibilidade e baixo nível de ruído, mas seu diferencial mesmo é o indicador de troca do pneu. Com ele, você pode saber exatamente quando é necessário trocar a peça outra vez e não corre riscos rodando por aí com um pneu em más condições.

O principal atraente da marca, porém, são os valores cobrados pelos itens. O pneu Euzkadi tem preço muito menor do que o dos líderes do segmento (Michelin, Pirelli, Goodyear e Dunlop, por exemplo), por isso, eles atraem os consumidores.

Trata-se de uma opção melhor do que a compra de um pneu recapado ou de um remold, mas ainda assim o desempenho obtido nesse produto é inferior ao que se percebe em relação às marcas mais tradicionais.

Boa parte dos clientes reclama que a resistência ao rolamento é muito baixa nos pneus Euzkadi e, consequentemente, o custo-benefício de comprá-los é menor. Uma das consequências de uma baixa resistência ao rolamento pode ser percebida rapidamente pelos motoristas e sentida no bolso: o aumento do gasto com combustível.

Uma vez que o pneu Euzkadi não tem tanta resistência quanto os concorrentes mais famosos, ele leva nota F no quesito da categoria que indica a economia. Ou seja, o que se economiza no momento da compra, volta rapidamente em visitas ao posto de gasolina. Mas, mesmo assim, pode ser uma opção para quem quer gastar menos e não usa tanto o carro, por exemplo.

Além disso, a Euzkadi oferece um bom atendimento no Brasil, presteza ao responder às solicitações dos usuários e amplo suporte pela internet. Isso dá mais segurança ao comprador do que outras marcas da “série B” de pneus, que operam majoritariamente via importadoras.

Se você não quer comprar um pneu remoldado, mas precisa fazer a troca sem gastar muito dinheiro, o pneu Euzkadi é uma boa alternativa. Ele pode, também, equipar o estepe do seu carro para suprir a necessidade em situações de urgência.

Se puder gastar um pouco mais, os pneus da Continental — responsável pela produção e distribuição da Euzkadi no Brasil — são um investimento mais atraente.

Aproveite e compare os preços de alguns produtos Continental:

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pneus para carros