Entenda antes de comprar em Pneus para Carros

Pneu Goodyear é bom? Confira a opinião dos nossos especialistas!

Descubra mais informações sobre uma das marcas de pneu mais conhecidas do mercado.

Pneu

Os pneus são algumas das peças mais importantes de um carro, por isso, na hora de comprar, todo cuidado é pouco. Está em dúvida se o pneu Goodyear é bom? A empresa norte-americana é uma das mais populares quando o assunto é equipamento veicular, mas será que essa fama vem exclusivamente da qualidade do produto?

Nos mais de 120 anos de história da marca, a Goodyear se consolidou como uma das empresas mais relevantes na fabricação de produtos de borracha. Mas a questão é: será que vale a pena comprar esses pneus para o seu carro? Continue a leitura para descobrir.

Qual a história da Goodyear?

A Goodyear é uma das marcas de pneu mais tradicionais do mercado e não é muito difícil entender o porquê. Em 1841, Charles Goodyear foi o responsável pela criação do processo revolucionário de vulcanização da borracha, dando abertura para que a indústria passasse a produzir uma porção de bens que antes eram inimagináveis.

Por isso, algumas décadas mais tarde, em 1898, Frank Seiberling se inspirou no nome dele para criar a sua fábrica de pneus. Embora não exista relação entre o fundador e a sua inspiração, a história da Goodyear Tire & Rubber Company se confunde com a do automobilismo. Foram os pneus dessa marca os escolhidos por Henry Ford para equipar o Modelo T e, em pouco tempo, a companhia se expandia para também oferecer o equipamento para aviões, equipamentos agrícolas e carros de corrida.

Nesse último mercado, em especial, ela se destaca tendo sido a empresa que mais participou de corridas de Fórmula 1 na história, fornecendo pneus de qualidade para o maior número de partidas, vitórias e campeonatos nesse esporte. Hoje, ela não participa mais das corridas de F1, mas é a responsável por equipar todos os carros da NASCAR.

Onde é fabricado o pneu Goodyear?

A sede da Goodyear fica localizada na cidade de Akron, no estado americano de Ohio, mas os pneus que você encontra no mercado brasileiro não vêm de lá.

Eles são feitos em uma das três fábricas brasileiras da marca e a maior delas fica localizada em Americana, interior do estado de São Paulo, estando entre as maiores da América Latina, com um dos processos de produção mais eficientes e modernos do mundo.

Quais as características dos pneus Goodyear?

Ainda que essa empresa tenha contribuído bastante para os esportes em alta velocidade nem todos os seus pneus são feitos para sair correndo por aí. 

No mercado nacional, a marca comercializa uma ampla gama de pneus, mas em todas as suas linhas a prioridade é disponibilizar itens que se adaptem ao solo e ao clima do país. Por isso, podemos afirmar que os pneus Goodyear são bons, já que trafegam bem por condições climáticas diferentes e são bastante resistentes.

Existem linhas de pneus mais largos e finos, especialmente desenhadas para o tráfego nas cidades, que oferecem ampla área de contato com o solo para reduzir o consumo de combustível e garantir o máximo de durabilidade para o produto. Boa parte desses pneus é fabricado com uma fibra exclusiva feita pela DuPont — mesma marca responsável pela fabricação do Kevlar, tecido de alta resistência capaz de suportar golpes a faca — que é até 5x mais forte do que o aço.

KevlarTecido de alta resistência utilizado na fabricação de parte dos pneus Goodyear | Divulgação: Shutterstock


Isso quer dizer que até mesmo os pneus adaptados para uso urbano e carros de passeio são muito resistentes ao passar por buracos ou pistas desniveladas. Eles são capazes de amortecer impactos e dar ao veículo a tração de que precisa para continuar o percurso.

Mas há, também, produtos dedicados ao mercado off-road, com tecnologia de tração evolutiva que faz com que a condução do veículo seja mais confortável e estável.

O pneu Goodyear é bom?

O pneu Goodyear é conhecido pela tecnologia empenhada pela marca na sua produção. Por isso, ele ganhou reconhecimento e espaço no mercado, principalmente entre aqueles motoristas que procuram versatilidade.

Alguns tipos de pneus se sobressaem em determinados terrenos, como na cidade ou no off-road, mas a maioria das linhas de pneus oferecidos pela Goodyear pode ser utilizado em ambos cenários sem prejuízo para o condutor.

Por esse motivo, eles são especialmente recomendados para quem utiliza o carro para mais de um propósito ou não tem certeza quanto aos tipos de terrenos que terá pela frente. Além disso, a Goodyear oferece garantia e atendimento no Brasil e tem equipe dedicada a dar suporte aos seus consumidores no país. 

O preço do pneu Goodyear não é o menor do mercado, então quem está procurando economizar na compra deve avaliar se eles cabem no bolso. Como trata-se de uma das marcas líderes entre o público brasileiro, ela se mantém entre as mais caras, ao lado de Pirelli e Michelin.

Todavia, o valor dos produtos não chega a ser proibitivo, estando na média do mercado. Visto que existe uma extensa rede de vendedores no país, é possível encontrar ofertas atraentes para levar esse item que apresenta um ótimo custo-benefício em relação às marcas menos conhecidas e de qualidade mais baixa.

Quem investe nos produtos não tem do que reclamar e costuma preferir os pneus Goodyear a qualquer outro disponível nas lojas. Eles não são apenas os favoritos do público, sendo também recomendados por mecânicos e outros profissionais que trabalham com veículos todos os dias.

Pronto para comprar seus novos pneus? Compare os preços e escolha a melhor promoção de pneu Goodyear!

 

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pneus para carros