Entenda antes de comprar em Pneus para Carros

Pneu Radar é bom? Confira a opinião dos nossos especialistas!

Descubra mais sobre essa marca e veja se ela é a mais adequada para o seu veículo.

Pneu

O pneu é uma das peças mais importantes para o funcionamento do carro. Além de dar sustentação para o veículo, é graças aos pneus que o carro ganha estabilidade e consegue fazer, com segurança, curvas, frenagens e outros movimentos bruscos. Mas, na hora de comprar pneu, há muitas coisas para se considerar que você não aprendeu na autoescola.

Você sabe, por exemplo, o que quer dizer um pneu de segunda linha e se esses produtos são seguros o suficiente para o seu carro? Deixe que nossos especialistas ajudem, de uma vez por todas, a responder essas perguntas e entenda se o pneu Radar, que faz parte dessa categoria, é bom para o seu veículo!

O que é pneu de segunda linha?

Ao ouvir o termo “segunda linha”, muitos donos de veículos ficam preocupados com o tipo de produto que estariam levando para casa ao adquirir pneus desse tipo. O termo, porém, nada tem a ver com pneus reaproveitados ou remold. 

Ele apenas designa os itens que são produzidos por grandes marcas, como Continental, Bridgestone e Goodyear, mas não levam o nome delas na banda de rodagem.

Tratam-se de marcas pouco divulgadas e, consequentemente, pouco conhecidas, mas que compartilham qualidade com as fábricas responsáveis pela sua fabricação. 

Geralmente, encontrados em supermercados e outras lojas não especializadas, os pneus de segunda linha existem para ampliar a participação de mercado das empresas maiores, sem comprometer o renome de suas marcas principais.

Em vez de fazerem promoções ou reduzirem o preço de suas peças mais famosas, as marcas fazem pequenas adaptações como utilizar modelos e designs de anos anteriores ou um volume menor de matéria-prima, que não torna o produto inseguro, mas no caso de pneus, pode fazê-los durarem alguns milhares de quilômetros a menos. 

Não é preciso ter medo, porém. Os segunda linha, assim como todos os outros pneus novos vendidos no Brasil, precisam ser certificados pelo Inmetro e, para isso, devem passar em uma série de testes de qualidade.

Quais as diferenças entre primeira e segunda linha?

Como você viu no tópico anterior, pneus de segunda linha têm muito em comum com os de marcas tradicionais. Eles são feitos nas mesmas fábricas, utilizam tecnologias e até designs em comum com os produtos mais desejados do mercado de emborrachados, e isso pode até fazer parecer que eles só não compartilham o mesmo nome. Porém, as coisas não são bem assim.

Embora os pneus de segunda linha sejam uma opção atraente para quem quer poupar e conseguir um bom custo-benefício na aquisição dos novos pneus do carro, eles têm outras distinções em relação a seus “primos ricos”.

Dentre essas particularidades, as que mais impactam seu preço são a ausência de ações promocionais envolvendo esses pneus (como a participação em corridas automobilísticas ou mesmo em publicidade nos canais de TV) e as baixas margens de lucro.

É que para aumentar sua fatia de mercado, boa parte das empresas está disposta a “perder um pouco de dinheiro” desde que isso signifique um bom retorno no futuro, na forma de recomendações e vendas recorrentes.

O que é pneu Radar?

Agora que você já sabe bem o que quer dizer segunda linha, é hora de falar da marca tema deste texto, a Radar. Comumente encontrada em grandes atacadistas, supermercados e shoppings centers, a Radar é uma marca que vende pneus de modelo assimétrico, bastante estáveis e eficientes na realização de curvas.

A empresa que as fabrica não conta com uma porção de linhas diferentes. No Brasil, ela comercializa alguns modelos de pneu com o prefixo RPX seguido de um número e atende ao segmento de carros de passeio, com ofertas de aro 14", 15", 16" e 17" estando entre as mais populares da marca.

Você provavelmente não verá propagandas com os pneus Radar, mas ouvirá vendedores e amigos recomendando os produtos da marca como seguros, confiáveis e boa durabilidade.

Entre os usuários da marca, a percepção é de que se trata de um produto eficiente, com preço justo e que garante conforto ao dirigir, seja em pistas retas ou durante frenagens.

Baixo consumo de combustível, estabilidade e pouco nível de ruído são outros elogios feitos por quem tem experiência com a marca, que está no mercado brasileiro há alguns anos.

O veredito dos nossos especialistas é um só: se quer economizar, mas não pretende levar um produto de segunda mão para casa, olhar para pneus de segunda linha, como os da Radar, com bons olhos vai ajudá-lo a poupar bastante dinheiro.

Pneu Radar é bom?

Assim como acontece com outras marcas de pneus de segunda linha, o Pneu Radar é bom sim. Compará-lo com produtos que utilizam as tecnologias mais recentes e custam muito mais do que seus concorrentes diretos, porém, o colocará em desvantagem.

Da mesma forma como acontece com outros pneus de segunda linha, os Radar são uma excelente opção para quem não pode gastar muito com a substituição do pneu do carro e preenchem uma lacuna importante no mercado, de pessoas que optariam por um Remold ou recapeado se não tivéssemos os segunda linha disponíveis.

Os pneus Radar se tratam de produtos seguros, certificados e revisados e, como você já aprendeu em outros guias publicados aqui, o mesmo não é verdade para os Remold. Não há regras em torno da venda desse tipo de pneu, é impossível saber onde ou quando eles foram fabricados e eles apresentam baixa durabilidade. 

Quer economizar na compra dos próximos pneus do seu carro, mas não abre mão de segurança? Dê um Zoom e encontre as melhores ofertas de pneus Radar.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pneus para carros