Ryzen 3 3200G é bom? Analisamos a ficha técnica do processador AMD

Modelo da atual geração da AMD, o Ryzen 3 3200G é um modelo de entrada mais potente do que os rivais

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O processador Ryzen 3 3200G é bom? Concorrente direto dos chips Intel Core i3, o processador da AMD é um componente de entrada para quem busca um equilíbrio entre economia e desempenho. Lançada em 2019, a terceira geração da CPU da AMD compete diretamente com a 10ª geração da rival Intel, superando, inclusive, em boa parte das características.

Mas o Ryzen 3 3200G é realmente bom? Qual a diferença dele para seus irmãos Ryzen 5 e Ryzen 7? Pensando em tirar todas as suas dúvidas, nós do Zoom preparamos uma análise de ficha técnica do processador mais recente da AMD. Confira a seguir.

Leia também: top 10 dos melhores processadores para PC em 2021

Ryzen 3 3200G faz parte da nova geração dos processadores AMD (Foto: Divulgação/AMD)
Ryzen 3 3200G faz parte da nova geração dos processadores AMD (Foto: Divulgação/AMD)

Desempenho do Ryzen 3 3200G

Em relação ao desempenho prometido pelo Ryzen 3 3200G, o usuário que decidir por comprar esse processador pode esperar uma potência interessante. Com um clock básico de 3.6GHz, quatro núcleos de CPU e arquitetura de 12 nanômetros, o processador da AMD bate de frente com todas as gerações do Intel Core i3, superando em desempenho até mesmo a última geração lançada pela Intel.

Além disso, diferente dos concorrentes, os chips AMD são todos desbloqueados para overclock, uma prática que visa aumentar manualmente a potência e a velocidade do processador.

No geral, o modelo traz uma capacidade máxima de velocidade de memória RAM de até 2933MHz, o que significa que o consumidor pode instalar pentes de memória mais rápidos que o processador irá reconhecer os modelos sem problemas.

Desempenho do Ryzen 3 3200G em jogos

Ryzen 3 3200G é atual e bate de frente com rivais (Foto: Divulgação/AMD)
Ryzen 3 3200G é atual e bate de frente com rivais (Foto: Divulgação/AMD)

Já em relação ao desempenho em jogos, o Ryzen 3 3200G faz parte da linha de entrada dos processadores AMD, ou seja, seus irmãos da linha Ryzen 5 e Ryzen 7 garantem desempenho bastante superior no quesito jogos.

Entretanto, em razão da presença da Radeon Vega 8 como placa de vídeo integrada, caso o usuário tenha uma boa quantidade de memória RAM em seu PC, é esperado que consiga executar jogos mais leves como Valorant, GTA 5, CS:GO e Fortnite com uma boa taxa de quadros (FPS).

Porém, para executar com um bom desempenho, talvez seja necessário diminuir a qualidade dos gráficos e a resolução das imagens para HD (1280 x 720 pixels). Vale lembrar que todos esses pontos citados são referentes a PCs ou notebooks que não possuem placa de vídeo dedicada.

Caso você tenha uma GPU que não dependa da potência do Ryzen 3 3200G, o desempenho em jogos tende a ser bem melhor, podendo aumentar a resolução e a qualidade dos gráficos sem que a taxa de quadros seja afetada.

Temperatura do Ryzen 3 3200G

Ryzen 3 3200G tem TDP de 65 Watts (Foto: Divulgação/AMD)
Ryzen 3 3200G tem TDP de 65 Watts (Foto: Divulgação/AMD)

A capacidade máxima de temperatura do Ryzen 3 3200G é um ponto bastante em comum com outros modelos de processadores do mercado. Com uma TDP de 65 Watts, a CPU se iguala ao chip Core i3 de 10ª geração no consumo de energia.

O Thermal Design Power (TDP) é a quantidade máxima de potência que o sistema de resfriamento precisa dissipar. Um TDP mais baixo significa que tipicamente consome menos energia.

Entretanto, ainda comparando com o chip da Intel, o Ryzen 3 3200G tem uma capacidade térmica menor que seu concorrente. Ao chegar a 95º C, a CPU pode apresentar problemas de desempenho. Isso significa que ele suporta cinco graus a menos que o modelo mais recente da Intel, que consegue suportar uma temperatura de até 100º C.

Preço e custo-benefício do Ryzen 3 3200G

Em relação ao preço, o Ryzen 3 3200G é um processador atual com um dos preços mais baixos do mercado, principalmente por se tratar de uma CPU de entrada.

Por conta da sua potência ser equivalente ao processador Intel Core i3 de 10ª geração, pode valer mais a pena investir no chip da AMD, visto que o modelo pode ser encontrado por cerca de R$ 850.

Como comparação, o chip da Intel tem preço médio de R$ 700, porém, o desempenho não é equivalente ao processador da AMD, podendo valer a pena o investimento na questão de custo-benefício.

Ryzen 3 3200G tem bom custo-benefício (Foto: Divulgação/AMD)
Ryzen 3 3200G tem bom custo-benefício (Foto: Divulgação/AMD)

Conclusão

O processador AMD Ryzen 3 3200G é um chip atual que tem um bom custo-benefício e promete bater de frente com rivais Intel, principalmente os Core i3. A CPU de atual geração da AMD só não é mais potente que os seus irmãos Ryzen 5 e Ryzen 7, porém, por ser mais barato pode valer a pena para quem quer um modelo mais barato e para atividades cotidianas.

A presença de uma Radeon Vega 8 como placa de vídeo integrada garante rodar jogos mais leves como Valorant, CS:GO e GTA 5 com uma boa taxa de quadros ao sacrificar um pouco de qualidade gráfica.

Entretanto, caso você seja um usuário mais exigente, talvez investir em um Intel Core i5 de última geração, ou até mesmo os Ryzen 5 e Ryzen 7 pode ser o ideal, já que esses chips garantem uma maior potência. Aqui no Zoom, temos uma lista dos melhores notebooks Ryzen para comprar em 2021, se você quiser conferir.

Confira as melhores ofertas do AMD Ryzen 3 3200G no Zoom!