AMD Ryzen 7 3700U é bom? Veja análise do processador

Veja a nossa análise do processador Ryzen 7 3700U

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Os processadores AMD estão se popularizando em notebooks de várias marcas, e um dos modelos que está ganhando destaque no momento é o Ryzen 7 3700U, chip que equipa aparelhos intermediários.

É um processador que combina desempenho e boa economia de bateria, e ainda tem uma placa de vídeo dedicada, a Radeon RX Vega 10. Veja abaixo mais características do chip AMD e algumas indicações de notebooks que usam ele.

Desempenho do Ryzen 7 3700U

O Ryzen 7 3700U é uma boa opção para uso no dia a dia

O processador Ryzen 7 3700U é um modelo quad-core. (Foto: Divulgação)
O processador Ryzen 7 3700U é um modelo quad-core. (Foto: Divulgação)

O Ryzen 7 3700U é um processador para notebooks que faz parte da terceira geração da AMD. Ele possui quatro núcleos, oito threads e um clock base de 2,3GHz, podendo chegar a 4GHz com a tecnologia de boost da empresa. Ele não é desbloqueado para overclock e possui placa de vídeo integrada, essa que tem 10 núcleos.

O chip da AMD entrega um ótimo desempenho no uso de ferramentas do dia a dia, mas também consegue rodar alguns programas mais pesados como o pacote Adobe e até jogos. Graças a arquitetura Zen2, o Ryzen 7 3700U também oferece boa economia de energia para os notebooks.

A fabricante destaca a tecnologia AMD SenseMI, que usa um conjunto de recursos de aprendizagem de máquina para personalizar o desempenho do processador conforme as aplicações que o usuário esteja utilizando. Esse chip suporta memórias RAM de até 2400MHz.

Desempenho do Ryzen 7 3700U em jogos

Os notebooks com Ryzen 7 3700U usam a placa de vídeo Radeon RX Vega 10

Como já citado aqui, esse processador possui uma placa de vídeo integrada, a Radeon RX Vega 10. Esse modelo tem 10 núcleos gráficos, frequência de 1400MHz, suporte ao DirectX 12 e a tecnologia AMD FreeSync, que evita corte de quadros e deixa a jogabilidade mais fluída.

Por ser tratar de uma placa de vídeo integrada, notebooks com esse processador não conseguem rodar jogos pesados, mas é possível ter um bom desempenho em alguns games leves, como é o caso de LoL, Formula 1 (2019), Fifa 2020, Fortnite, Dota 2, Rocket League, entre outros, que ficam com o FPS (entenda o que é FPS) acima de 60 com os gráficos ajustados na qualidade baixa ou média.

Temperatura do Ryzen 7 3700U

O Ryzen 7 3700U tem um *TDP padrão de 15W e suporta uma temperatura máxima de 105°C, mas dificilmente deve chegar a essa temperatura máxima. Como ele não é um processador que equipa notebooks gamer, não deve passar por situações que o façam esquentar tanto, mas é necessário ficar atento, pois o sistema de refrigeração dos notebooks “convencionais” não é tão bom quanto dos modelos gamer.

*O Thermal Design Power (TDP) é a quantidade máxima de potência que o sistema de resfriamento precisa dissipar. Um TDP mais baixo significa que tipicamente consome menos energia.

Ryzen 7 3700U vs i7 8565U

O Intel i7 8565U é o principal rival do processador AMD
O Intel i7 8565U é o principal rival do processador AMD

Um dos principais concorrentes do Ryzen 7 3700U é o Intel i7 8565U. O modelo da Intel tem a mesma quantidade de núcleos e threads do AMD, mas chega a uma frequência maior de clock (4,6GHz).

Em testes do site UserBenchmark, o i7 leva a melhor e tem um desempenho médio 18% superior, entregando mais performance tanto no uso de núcleos separados quanto no uso dos quatro núcleos.

No entanto, é importante salientar que o chip AMD tem uma placa integrada melhor, por isso tende a conseguir rodar mais jogos que os notebooks com i7 8565U. Veja alguns notebooks com o processador Intel:

Custo-benefício do Ryzen 7 3700U

O Ryzen 7 3700U é uma boa opção para usuários com uso “moderado”, ou seja, que não dependem exclusivamente de programas muito pesados ou quaisquer outras aplicações que exijam um desempenho de alto nível. Claro, o notebook conseguirá rodar softwares como o Photoshop, porém pode apresentar “engasgos” em um uso de nível profissional.

Notebooks com esse chip têm como concorrentes aparelhos com processadores i7 da oitava geração da Intel, mas é válido destacar que a fabricante já está em sua 11° geração, e a própria AMD já está investindo em processadores mais potentes. Por isso, o Ryzen 7 3500U tende a sair do mercado aos poucos, dando espaço para os modelos Ryzen 4000.

O processador é uma boa opção custo-benefício, mas, se você procura por chips mais recentes, há opções melhores da própria fabricante.

Notebooks com o Ryzen 7 3700U

A Lenovo é uma das fabricantes a ter o Ryzen 7 3700U
A Lenovo é uma das fabricantes a ter o Ryzen 7 3700U

Veja abaixo alguns dos notebooks vendidos no Brasil que usam o processador Ryzen 7 3700U