Zoom indica em Processador

Intel Core i5 8265U é bom? Veja análise do processador de notebook

Conheça o processador intermediário de alta performance, veja detalhes da ficha técnica e modelos com Intel Core i5 8265

Notebook
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Intel Core i5 8265U é um processador de notebook que aparece em modelos intermediários de diversas fabricantes, como Dell, Samsung, Lenovo, Acer e Asus. O componente é responsável por executar instruções presentes na memória do computador. Ele também faz a leitura e a gravação de dados e controla os periféricos da máquina.

Dito isso, vamos analisar e interpretar a ficha técnica do Intel Core i5 8265U para responder quais os tipos de programa que ele roda, para qual tipo de usuário é recomendado e qual é o seu nível de desempenho em relação aos jogos. Além disso, separamos bons modelos de notebooks que usam o processador para você comprar.

Leia também: Os Melhores Notebooks para Comprar em 2020

Características do Intel Core i5 8265U:

Em agosto de 2018 a Intel anunciou duas nova famílias de processadores, as séries Y e U, da qual faz parte o Intel Core i5 8265U, de 8ª geração. Eles são baseados na microarquitetura Whiskey Lake de 14nm++.

O que isso significa na prática? Melhora na conexão com a Internet, aumento na duração da bateria, e desempenho superior para o notebook. Confira, a seguir, as principais características do chip:

  • Número de núcleos: 4
  • Nº de threads: 8
  • Frequência baseada: 1.60 GHz
  • Frequência turbo Max: 3.90 GHz
  • Cache 6 MB SmartCache

Conheça o Dell Inspiron 15 3000, um modelo de notebook com o Intel Core i5 8265U

O Intel Core i5 8265U roda quais programas?

O Intel Core i5 8265U é considerado um processador intermediário de alta performance. Uma máquina equipada com ele é capaz de rodar games mais leves. O usuário também pode assistir a filmes e escute músicas sem que o notebook trave.

Com esse processador você também vai poder deixar alguns programas abertos ao mesmo tempo e ainda manter um bom desempenho da máquina.

Sendo assim, quem precisa de um notebook que rode os principais programas para trabalho ou estudos, pode apostar em uma máquina com este tipo de chip. Ele também é uma ótima opção para quem usa o computador para o lazer e espera bom desempenho na internet, redes sociais e para serviços de streaming.

Veja uma oferta aqui no Zoom do Samsung Expert X20:

O Intel Core i5 8265U é ideal para que tipo de usuário?

O tipo de processador está diretamente ligado ao preço do notebook. Um usuário que não precisa de muita performance da máquina pode até escolher um modelo com menor poder de processamento, como os que usam os chips da família Intel Core i3, por exemplo.

Por outro lado, quem busca muito desempenho, como gamers ou quem trabalha com edição, precisa de mais desempenho. Neste caso, é melhor desembolsar uma quantia maior e investir em um computador com o processador Intel Core i7 ou até o Intel Core i9.

O Intel Core i5 8265U é recomendado para a pessoa que está entre estes dois extremos. O usuário que busca esse processador precisa de um desempenho melhor, trabalha com vários programas ligados ao mesmo tempo, mas não precisa de um modelo topo de linha. Apostar em um processador intermediário reduz o investimento no equipamento.

Veja o Lenovo IdeaPad S145, mais um exemplo de notebook com o Intel Core i5 8265U:

O Intel Core i5 8265U engasga?

Pode engasgar, mas a culpa neste caso pode não ser necessariamente do processador. Neste caso, é importante levar em consideração a quantidade de memória RAM. Ela é a memória de curto prazo do seu notebook. Quando você abre um programa ou arquivo, o computador precisa ter um espaço interno temporário para acessá-lo rapidamente.

Quanto mais memória RAM, mais rápido é o notebook e mais programas e arquivos ele consegue abrir ao mesmo tempo. Pouca memória RAM significa risco maior de engasgamento. Portanto, compare configurações antes da compra do seu próximo notebook e procure escolher uma máquina com pelo menos 4 GB.

Veja o Asus X512FA, um exemplo de notebook com 8 GB de memória RAM:

O Intel Core i5 8265U é bom para jogos?

Há notebooks Intel Core i5 8265U que são bastante adequados para jogos, contudo, mais uma vez, não basta apenas um bom processador. Um bom notebook gamer precisa também de uma boa quantidade de memória RAM e uma placa de vídeo dedicada.

Vamos explicar melhor: o processamento gráfico, fundamental para os games mais poderosos, gera calor, e isso afeta o desempenho da máquina. As placas dedicadas têm maior poder de resfriamento. O problema é que isso aumenta o tamanho do aparelho e também o preço.

Se você for fazer essa opção de compra, fique atento às tecnologias mais modernas. Como as fabricantes de placas gráficas lançam peças novas todos os anos, vale a pena investir em uma GPU que vai ser adequada para jogos mais modernos por alguns anos.

Veja o Acer Aspire 5, mais um exemplo de notebook gamer com o Intel Core i5 8265U:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!