Chip Intel Core i7 de oitava geração sob fundo preto

Intel Core i7 8700K é bom? Análise do chip de oitava geração

Veja se o processador Intel Core i7 8700K ainda vale a pena atualmente na nossa análise do seu custo-benefício

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O Intel Core i7 8700K é um chip da oitava geração de processadores, lançado em 2017. Com a alta dos preços dos componentes eletrônicos, o chip passou a ser procurado para integrar as máquinas dos consumidores.

Neste artigo, nós fizemos uma análise técnica sobre o modelo, comentando suas características e seu desempenho.

Nós temos outros artigos que podem te ajudar na escolha do seu próximo processador. Confira nosso texto sobre como comprar processadores e como saber a geração do processador.

Além disso, também analisamos se o processador i5 é bom e se o processador i7 é bom.

Confira agora nossa análise completa sobre o processador Intel Core i7 8700K!

Desempenho do Intel Core i7 8700K

Processador Intel Core i7 8700K sob fundo cinza
Confira o desempenho do Intel Core i7 8700K (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O Intel Core i7 8700K é um processador da oitava geração, com seis núcleos físicos e 12 threads, tendo um clock máximo de 3.700MHz e um overclock de até 4.700MHz. Este modelo é feito na PCI Express 3.0, então é necessário ver se sua placa-mãe suporta o encaixe do processador.

Pelas suas configurações básicas, o processador i7 é um processador intermediário. Seus núcleos conseguem suportar atividades do dia a dia normalmente, mas em tarefas mais pesadas, que são específicas, pode ocorrer algum tipo de travamento.

Contando com 12MB de cacho em L3, o modelo permite acessar até dois canais de memória ao mesmo tempo, tendo capacidade para reconhecer até 128GB de memória RAM DDR4, numa frequência máxima de 2.666MHz.

Desempenho do Intel Core i7 8700K em jogos

Caixa do processador Intel Core i7 8700K com detalhes em azul, preto, roxo e vermelho.
Veja o desempenho do Intel Core i7 8700K em jogos (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O desempenho do Intel Core i7 8700K em jogos pode ser considerado mediano. Muito se deve às boas taxas de clock máximo do processador, que podem chegar até 4,7GHz. Em games que não exigem muito processamento gráfico de placas de vídeo, o desempenho é interessante, podendo alcançar altas taxas de FPS (frames por segundo).

Em seu vídeo integrado, o processador conta com a Intel UHD Graphics 630, com clock máximo de 1.200MHz, podendo suportar até três monitores simultâneos, sem auxílio de placa de vídeo dedicada.

Os games também possuem um desempenho interessante devido ao reconhecimento de até 128GB de memória RAM. No entanto, nunca é demais reforçar que games que exigem uma placa de vídeo dedicada potente podem não ter um desempenho satisfatório, a não ser que você instale uma no seu PC.

Temperatura do Intel Core i7 8700K

Técnico de informática aplicando pasta térmica sob processador instalado em placa-mãe
Confira a temperatura do Intel Core i7 8700K (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O processador Intel Core i7 8700K possui um desempenho satisfatório quando falamos em temperatura. Claro que o equipamento de refrigeração e circulação de ar que estiver equipado na máquina do usuário irá fazer diferença.

Teste com coolers simples, enquanto executa programas para benchmark, apresentam que a temperatura média entre os núcleos do processador gira em torno de 24º C a 33º C.

Já quando o teste é feito em máquinas que possuem liquid cooler, as temperaturas baixam, variando entre 18ºC e 27ºC.

Conclusão: processador Intel i7 8700K é bom?

Caixa do processador Intel Core i7 8700K
Vale a pena comprar o processador Intel i7 8700K? (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Com a falta de componentes eletrônicos, os preços de peças de PC subiram. Isso se deve ao fato da pandemia e os reflexos ainda são sentidos em todo mundo.

O preço do processador Intel i7 8700K, quando esta matéria foi escrita, gira em torno dos R$ 1.730 no nosso catálogo.

Considerando o cenário atual, o valor pago pelo processador é justo. Esse modelo consegue suportar a maioria das tarefas sem perder qualidade. No entanto, quem precisa de um processador para jogos pode encontrar em outras opções melhores alternativas.

Algumas alternativas interessantes podem ser conferidas em nossas outras análises. Dê uma olhada nos artigos sobre o processador i5 9400F, na análise do processador i5 9600K e na análise do processador i7 9700K!