Caixas de processador gamer Intel e AMD lado a lado

Melhor processador gamer em 2021: 10 bons chips para PC gamer

O processador gamer é o coração do seu PC, peça essencial para garantir qualidade ao rodar os jogos! Veja opções de Intel e AMD

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Está procurando por um bom processador gamer? O processador é considerado o coração de um PC, por isso é importante que você escolha um modelo potente e que seja compatível com suas outras peças. Assim, o PC terá um bom desempenho e não passará por nenhum problema de incompatibilidade ou limitação.

No entanto, achar o processador gamer ideal não é fácil, por isso nós montamos uma seleção com os 10 melhores chips para computadores voltados para jogos. Escolhemos modelos da Intel e AMD tanto para configurações intermediárias quanto para aqueles consumidores que pretendem montar um super PC Gamer.

É válido lembrar que o processador é apenas uma das peças do PC gamer, por isso você também deve ter uma boa placa de vídeo se quiser jogar com FPS alto e bons gráficos. Veja também as nossas indicações das melhores placas de vídeo de 2021.

Antes de entrar em cada modelo da lista, importante ressaltar que os processadores gamer deste artigo não têm placa de vídeo integrada. Entendemos que um PC gamer já precisa de uma boa GPU dedicada, então escolhemos opções de CPU já levando isso em conta. Isso significa que, para ter retorno de vídeo do seu PC, você precisa ter uma placa de vídeo dedicada.

Outras opções de lista de placa de vídeo:

Intel Core i5 10400F

O Intel i5 10400F é um ótimo processador gamer para quem está montando um computador do nível intermediário. Ele tem um bom custo-benefício sendo indicado para aqueles que desejam rodar uma grande lista de jogos, mas não necessariamente todos com gráficos altos.

É um chip hexa-core que trabalha com 12 threads, mas não é desbloqueado para overclock. Ele tem um TDP de 65W, o que mostra que não consome e nem esquenta muito. Além disso, o i5 10400F suporta memórias DDR4 de até 2666MHz.

Temos um comparativo do i5 10400F com o Ryzen 5 3600, se você quiser saber mais.

AMD Ryzen 5 5600X

Para os fãs da AMD, o Ryzen 5 5600X é um excelente processador gamer potente, indicado para quem vai montar um PC focado em rodar jogos pesados. Ele já chega com a nova arquitetura Zen 3 da fabricante, que promete mais desempenho, eficiência energética e menor latência.

Assim como o anterior, esse também é hexa-core e trabalha com 12 threads, mas o seu diferencial é que é desbloqueado para overclock. Assim, o usuário pode alcançar um desempenho além do que ele está programado. Outra vantagem é que o Ryzen 5 5600X suporta memórias DDR4 de até 3200MHz.

Intel Core i5 11600K

Se você pretende fazer overclock, mas tem preferência por chips da Intel, então o i5 11600K é uma boa opção de compra. Esse processador tem seis núcleos e opera com 12 threads, cuja frequência máxima é de 4,90GHz. Em caso de overclock, há relato de usuários que conseguiram alcançar até 5,1Ghz.

É um processador gamer potente, indicado para aqueles que estão montando um computador de alto nível. Recomendamos que com ele você dê uma atenção especial para o sistema de resfriamento, podendo até investir em um water cooler, por exemplo.

AMD Ryzen 5 3600X

O Ryzen 5 3600X é uma versão “turbinada” do Ryzen 5 3600, um modelo famoso entre os fãs da AMD. Essa versão tem seis núcleos, 12 threads e um clock que alcança até 4,4GHz. Assim como boa parte dos chips da fabricante, esse também está desbloqueado para overclock.

O processador gamer da AMD ainda suporta memórias DDR4 de até 3200MHz, e testes mostram que ele tem um desempenho até 6% superior que a versão convencional, além de ter um cooler aprimorado. É uma ótima opção para quem pretende montar computadores mais potentes, mas sem gastar muito no processador.

Intel Core i7 9700K

A nona geração da Intel não é a mais recente, mas ainda tem alguns chip excelentes e muito potentes, como é o caso do i7 9700K. Ele é um processador gamer focado em oferecer o melhor desempenho possível, por isso é desbloqueado para overclock. Aqui, são oito núcleos e oito threads, com o clock podendo chegar a 4,9GHz sem fzer overclock.

É um processador indicado para quem vai montar um PC gamer de alto nível, então é importante que você também invista em boas memórias, placa de vídeo, refrigeração e também placa-mãe, um dos pontos principais. Veja as melhores placa-mãe gamer para comprar em 2021.

Veja a análise completa do processador gamer Intel i7 9700K.

AMD Ryzen 7 3700X

Outro modelo de processador gamer dual-core é o AMD Ryzen 7 3700X. A sua vantagem perante o Intel citado anteriormente é no número de threads (16), que, além de dar mais desempenho e fluidez ao jogo, também vai melhorar o desempenho multitarefas do computador, ou mesmo melhorar a performance ao rodar programas pesados.

Esse processador é desbloqueado para overclock e aceita memórias de até 3200MHz. É esperado que, junto a uma boa placa de vídeo, o Ryzen 7 3700X consiga rodar alguns dos jogos mais pesados do mercado sem problemas de desempenho.

Intel Core i9-9900K

Ainda na linha de processadores octa-core, temos o i9 9900K, um dos modelos mais potentes da Intel. Ele tem oito núcleos e opera com 16 threads, com clock podendo chegar a 5GHz sem overclock. Apesar disso, você pode ir além, já que ele é desbloqueado para o overclock.

Esse processador gamer é indicado para quem pretende montar um supercomputador gamer com algumas das melhores peças do mercado. Ele tem um TDP de 95W, então recomendamos o uso de um bom sistema de resfriamento, já que é um chip voltado para rodar os jogos e programas mais pesados da atualidade.

Saiba mais sobre os processadores i9!

Intel Core I9 10900K

Outro modelo de processador gamer i9 da Intel é o 10900K, esse que é da 10ª geração. O chip chega com melhorias importantes já em suas especificações, pois tem incríveis 10 núcleos e opera com 20 threads, um verdadeiro monstro tanto para jogos quanto para softwares pesados. Assim como o anterior, esse também é desbloqueado para overclock.

Quando lançado, ele era o melhor processador do mundo para jogos, então mesmo com a 11ª geração já entre nós, o i9 10900K ainda está entre os mais potentes. No entanto, ele tem um TDP maior, de 125W, por isso tende a consumir mais energia e esquentar mais, então escolha uma boa fonte e capriche no sistema de resfriamento dele.

O i9 10900K é um dos melhores processadores da Intel para 2021.

AMD Ryzen 9 3950X

Se você achou muito os 10 núcleos do Intel citados anteriormente, dê uma olhada no Ryzen 9 3950X, que tem nada mais nada menos que 16 núcleos! Ele alcança até 32 threads, é desbloqueado para overclock e aceita memórias DDR4 de até 3200Mhz. É um dos melhores chips que temos na atualidade, capaz de rodar com bom desempenho qualquer jogo ou software.

O processador gamer da AMD consegue rodar os jogos mais pesados do mercado e é indicado para computadores de alto nível. Por isso, espera-se que o consumidor também invista em uma boa placa de vídeo, memórias e sistema de resfriamento para conseguir usá-lo em seu máximo.

AMD Ryzen 9 5950X

Esse processador gamer é semelhante ao anterior em suas especificações técnicas. Ele também tem 16 núcleos, 32 threads, é desbloqueado para overclock e aceita memórias de 3200MHz. O TDP também é o mesmo, 105W, por isso é necessária uma boa fonte e sistema de refrigeração.

A novidade no AMD Ryzen 9 5950X é a arquitetura Zen 3 mais eficiente, econômica e com latência reduzida. Com isso, ele consegue atingir um desempenho ainda melhor e figura entre os melhores chips para jogos da atualidade. O Ryzen 9 5950X é um dos melhores processadores da AMD para 2021.

Todos os processadores citados acima são boas opções para jogos, mas se você não encontrou algum que te agrade, dê uma olhada na nossa seleção dos melhores processadores de 2021.