Logo Buscapé
Logo Buscapé

O melhor processador tem como objetivo atender o perfil de usuário, sabia?

Esse componente funciona como uma calculadora, sendo capaz de executar quaisquer problemas matemáticos gerados pelo sistema da máquina.

Por esse motivo, o processador de computador é responsável também pela velocidade do dispositivo e sua capacidade de executar programas pesados.

O melhor processador está relacionado diretamente com o valor de um computador ou notebook. Por isso, é importante que o usuário compreenda que tipo de processador de PC vai servir melhor para seus objetivos.

Um computador destinado para jogos pesados necessita de um processamento melhor do que um para estudos, por exemplo.

Foi pensando nisso que montamos uma lista de processadores com propósitos diversos, para que você seja capaz de decidir qual componente melhor se adequa a seus objetivos.

Se você não conhece bem esse componente, confira algumas dicas de leitura para que a decisão de compra seja perfeita:

Visto como o melhor processador, as opções da AMD possuem bom desempenho e custo-benefício (Reprodução/ Shutterstock)

O que é um processador de PC e como ele funciona?

O processador de PC é o elemento central de um computador. Ele é o componente que recebe e repassa as instruções para todas as peças e periféricos.

Sendo assim, ele tem fundamental importância na capacidade que a máquina tem de desempenhar de forma mais ágil suas funções.

As duas principais fabricantes de processadores no mundo são a AMD e a Intel. Os modelos mais comuns são os processadores chips Ryzen 3, 5, 7 e 9, da AMD e os Core i3, i5, i7 e i9, da Intel.

Núcleos e Threads: o que significam?

O processador de PC é dividido internamente em vários núcleos. Cada um deles funciona como um chip à parte e vai ser responsável por realizar uma tarefa diferente dos outros núcleos.

Isso significa que o número de núcleos tem um impacto direto na capacidade que a processador tem para realizar tarefas simultaneamente.

Em geral, um processador com apenas dois núcleos já é suficiente para tarefas mais básicas, como edição de textos e planilhas ou navegação na internet.

No entanto, se o usuário vai usar programas mais pesados e espera mais velocidade, vai precisar de um processador com mais núcleos.

E o que é thread? Bom, essa é uma outra subdivisão do processador.

Explicando melhor: cada núcleo é dividido em duas threads, que têm a função de administrar as instruções geradas pelos programas que estão em execução no computador.

Assim, quanto mais threads estiverem disponíveis, maior é a capacidade de o processador abrir novos programas.

O número de núcleos e threads tem impacto direto no desempenho do processador. Quanto mais, melhor! (foto: Shutterstock)

Como comparar desempenho de processadores?

AMD e Intel travam há muitos anos uma batalha acirrada para oferecer os melhores processadores do mercado.

Não há como dizer qual é a melhor, uma vez que a cada novidade de uma das concorrentes, logo vem a outra um novo processador com mais recursos. Nessa disputa, dá para cravar um empate!

Dentro da linha de cada uma das fabricantes, encontramos processadores com diferentes níveis de processamento. Quanto maior a performance, mais cara costuma ser a peça.

Portanto, cabe ao usuário entender quais serão as tarefas que esses tipos de processadores terão. Se forem mais básicas, não é necessário gastar muito.

Nesse caso, um processador  de PC de entrada, com menos velocidade e menor desempenho, já é suficiente.

Já se o seu sonho é uma máquina capaz de rodar games mais modernos e programas pesados como os de edição de vídeo, engenharia e arquitetura, aí não tem jeito!

Os processadores mais robustos e que têm essa capacidade são bem mais caros. De qualquer forma, no fim das contas, o investimento vale a pena.

Para fazer a comparação, além de observar o número de núcleos e threads, fique de olho também no clock, que é a frequência na qual o processador funciona.

Ela é medida em MHz e quanto maior for a capacidade, mais poderoso é o processador.

Outra dica: prefira sempre os processadores mais recentes. Obviamente eles têm tecnologias mais modernas e muito provavelmente vão estar atualizados por mais tempo.

A Intel lançou ainda em 2022 a sua 13ª geração. Já a AMD está na sua quarta geração da sua microarquitetura Zen.

Antes de comprar o processador, entende quais serão as tarefas que ele vai realizar e economize bastante com a escolha correta. (Foto: Shutterstock)

Como entender nomes de processadores?

Não tem segredo! Só de bater o olho no nome do modelo do processador de PC você vai encontrar informações bem relevantes.

Por exemplo, a linha Intel Core é dividida nas famílias i3 (a mais básica), i5 (intermediária), i7 (de alta performance) e i9 (os top de linha). O nome de cada um deles começa com a geração a qual ele pertencer. Por exemplo:

  • i7-11700 é um processador I7 de 11ª geração
  • i3-10100f é um processador i3 de 10ª geração

É bastante comum encontrar um sufixo no nome dos processadores Intel (como o “f”, do i3-10100f). Cada letra desse sufixo tem um significado.

Já a AMD tem uma nomenclatura mais complicada, mas não é tão difícil de entender.

Para começar, eles são divididos entre Ryzen 3 (entrada), 5 (intermediários), 7 (de alto desempenho) e 9 (os top de linha). O primeiro número do nome do processador indica a geração.

Por exemplo, o Ryzen 3 1200 é de primeira geração e o Ryzen 7 2700X é de segunda geração. A terceira geração engloba os processadores começados com 4 e 5, como o Ryzen 5 3600XT e o Ryzen 9 4900H.

Já a quarta geração tem a nomenclatura começada com o número 5, como é o caso do Ryzen 5 5600X.

Assim como nos processadores Intel, o sufixo também tem o seu significado (como o “X”, do Ryzen 5 5600X). Você pode entender o que significa cada letra no nosso artigo sobre como entender e escolher, um processador.

Como escolhemos os processadores

Separamos os produtos dessa lista em processadores mais básicos, intermediários (voltados para o uso no dia a dia) e nos de alto rendimento, que agradam o público gamer.

Escolhemos modelos de gerações mais recentes, que representam bom custo-benefício para o usuário.

Analise o perfil que você procura, compare preços e recursos e escolha o processador perfeito para o seu computador e o seu bolso!

Melhor processador básico

Intel Core i3-10100F

Um dos melhores processadores para usos básicos, como estudar ou navegar nas redes sociais, é o Intel Core i3-10100F.

Vindo da 10ª geração da Intel, esse componente consegue proporcionar um ótimo desempenho por um valor acessível.

Mesmo básico, o processador de PC Intel Core i3-10100f consegue rodar jogos e aplicativos de forma rápida. Isso pois seu sistema conta com quatro núcleos e oito threads.

Além disso, sua frequência base é de 3,60GHz, mas pode ser turbinada para até 4,30GHz. Velocidade é o que não falta.

A peça tem memória máxima de 128GB, mas suporta memória do tipo DDR4-2666 e seu TDP é de 65W.

Esse processador para PC consegue se comparar a outros modelos intermediários, o que apenas ressalta o seu custo-benefício.

A sigla TDP significa Thermal Design Power e está relacionada ao calor emitido pelo processador. Quer entender melhor essa medida? A gente te explica direitinho o que é o TDP e sua importância.

Melhores processadores para o dia a dia

Intel Core i5-10400

Outro indicado como o melhor processador é o Intel Core i5-10400, que até mesmo lembra muito o modelo acima em diversos quesitos. Ele também é da 10ª geração da Intel e suporta memória do tipo DDR4-2666.

Além disso, sua memória alcança até 128GB, enquanto sua frequência base é menor que seu antecessor, com apenas 2,90Ghz, mas conseguindo alcançar até 4,30GHz.

Porém, esse processador de PC se destaca pelos seus seis núcleos e 12 threads.

Para deixar bem clara essa informação, cada software possui uma série de instruções para serem executadas, e é aí que entram os núcleos e threads.

Eles são responsáveis por lidar com essas instruções simultaneamente. Ou seja, quanto maior for a quantidade de núcleos e threads, mais rapidamente o processador abre e roda programas no computador.

Essa capacidade, unida com um sistema otimizado e uma litografia de 14nm, eleva e categoriza este processador de PC como intermediário.

  • A linha i5 é uma ótima opção da Intel. Por isso, vale a pena conhecer a nossa análise sobre os processadores Intel i5.

AMD Ryzen 5 3600

Ainda na faixa dos intermediários, temos o processador para PC AMD Ryzen 5 3600. Esse componente roda programas pesados de forma veloz, devido aos seus 6 núcleos físicos e 12 threads.

Sua frequência base é de 3,60Ghz, mas consegue alcançar 4,20GHz.

Seu TDP também segue o padrão de 65W, uma boa eficiência energética. Já sua memória é do tipo DDR4, e se destaca por alcançar até 3200MHz.

Porém, essa opção tem uma limitação: Ele não é um processador de PC com placa de vídeo integrada. Caso deseje montar um bom setup utilizando esse componente, é necessário instalar uma placa de vídeo.

Intel Core i5-11400

Nada mal contar com um Core 15-11400 para o dia a dia. Por um preço bem atrativo, esse chip oferece seis núcleos e 12 threads, exatamente como o modelo da AMD que você viu acima.

Contudo, o modelo da Intel tem frequências que vão dos 2,6GHz aos 4,4Ghz. A memória cache é DDR4 e o TDP é de 65Hz.

Vale lembrar que umas das características da 11ª geração da Intel sobre chips mais antigos é contar com recursos de overclocking mais avançados.

Isso, explicando de forma mais clara, significa uma capacidade maior de entrega de desempenho avançado quando for necessário.

Intel Core i7-11700

Por fim, processador para PC da linha avançada da Intel, o Core i7-11700. Esse, além de ser o melhor, é o mais caro entre os três dessa seção da lista. E isso se dá por diversos motivos.

Primeiramente, esse modelo é da 11ª geração da Intel, além de ser um i7, recomendado para usos avançados.

Sua frequência base é de apenas 2,50Ghz, mas com as tecnologias da Intel, é possível turbiná-la para 4,40GHz, 4,80Ghz ou até 4,90Ghz. Esse modelo também possui gráfico integrado e TDP de 65W.

Sua memória também é do tipo DDR4 e suporta velocidade de 2933 a 3200MHz. Agora, outro diferencial dessa versão, é que o processador é equipado com oito núcleos e 16 threads.

Com toda essa capacidade de processamento e velocidade, é indiscutível que o Intel Core i7-11700, é o melhor processador intermediário.

Melhores processadores para games

Intel Core i5 10600KF

O Intel Core i5 10600KF é uma excelente opção para os usuários que queiram investir no melhor processador para jogos.

Ele é equipado com seis núcleos e 12 threads, com uma frequência base altíssima, de 4,10GHz, com máximo de 4,80GHz.

Com uma litografia de 14nm e memória DDR4-2666 de até 128GB, esse modelo ingressa na categoria de processador de PC gamer. E, mesmo sendo um i5 de 10ª geração, consegue rodar games de forma otimizada.

Mas nem tudo é perfeito. Justamente pela sua alta capacidade, seu Thermal Design Power é altíssimo.

Com 125W de TDP e sem um cooler incluso, esse processador libera muito calor.

Justamente por ser capaz de rodar softwares pesados, ele exige uma atenção especial em seu sistema de resfriamento, sendo até recomendado o uso de Water Coolers para evitar quaiquer problemas com altas temperaturas.

AMD Ryzen 5 5600X

Na linha da AMD, recomendamos o AMD Ryzen 5 5600X. Esse processador gamer é uma opção também focada entregar um desempenho incrível, além de não gerar muito calor.

Seu TDP é de apenas 65W, o que é um diferencial positivo para um componente potente como este.

Sua frequência base também é boa, começando com 3,70Ghz e alcançando até 4,60Ghz. Além disso, sua memória RAM é do tipo DDR4 e a peça possui frequência de até 3200Mhz.

O processador é equipado com seis núcleos e 12 threads.

O produto se encontra com valores altos, quatro vezes mais caro que um processador básico.

Porém, sua capacidade de processamento e velocidade torna o preço justo para os entusiastas por jogos – o que justifica também o motivo de ele ser apontado como o melhor processador.

Intel Core i7-10700KF

O Intel Core i7 10700KF de 10ª geração da fabricante também é apontado como o melhor processador voltado para um perfil de uso avançado. Usos estes que incluem a execução de jogos e programas pesados.

Esse chip não possui cooler e nem vídeo integrado, mas compensa em seus diversos avanços. Sua litografia segue o padrão de 14nm, mas seus oito núcleos e 16 threads se destacam como um ótimo ponto fora da curva.

Sua memória de 128GB no máximo é do tipo DDR4-2933.

Mas, vale ressaltar sua frequência, que começa com uma base alta de 3,80GHz e pode alcançar o elevadíssimo máximo de 5,10GHz. Essa frequência equivale a mais de 5 bilhões de cálculos por segundo.

Junto a um TDP não tão alto, de 95W, fica claro que esse processador gamer é uma opção excelente.

AMD Ryzen 7 5800X

Por fim, outro que merece ser considerado o melhor processador para jogos é o Ryzen 7 5800X, da AMD.

Ele foi totalmente pensado para rodar games com excelente desempenho, principalmente por entregar uma velocidade elevada, com oito núcleos e 16 threads.

No quesito memória, ele também não desaponta, começando pela memória DDR4 e 3200MHz de velocidade máxima.

Outro destaque fica por conta da sua frequência base de 3,8GHz – é possível turbinar esse valor para atingir até 4,7GHz.

Em geral, esses números são mais baixos que outras opções destacadas nesta lista, mas são considerados suficientes para rodar diferentes títulos sem engasgos ou dificuldades.

Intel Core I9-10900

Muitas vezes vale a pena apostar em um geração um pouco mais antiga, mas que ainda tenha um poder de processamento elevado.

Com isso, dá para adquirir um processador de excelente nível e, mesmo assim, não pagar um preço tão alto a para economizar bastante.

Esse é exatamente o caso do Intel Core I9-10900, um processador de PC de 10ª geração. Lembrando mais uma vez: os modelos mais modernos em 2023 são de 13ª geração.

O produto tem 10 núcleos e 29 threads. A memória é DDR4 e o clock vai de 2,8GHz a até 5,32GHz, usando o recurso Thermal Velocity Boost da Intel.

Intel Core i9-12900KF

Se um i9 um pouco mais antigo já é um bom negócio em termos de desempenho, imagine então um da geração mais recente.

O Intel Core i9-12900KF é um dos modelos mais recentes da Intel e traz uma capacidade de processamento para animar qualquer amante dos games.

Segundo a Intel, o modelo é capaz de impulsionar a jogabilidade ao mesmo tem em que aplicativos secundários são executados em segundo plano.

A velocidade do clock chega a 5,2GHz e o chip conta também com 16 núcleos e 24 threads. Há ainda suporte para PCIe Gen 5 e DDR5 para componentes de alto desempenho, como memória e gráficos.

Vem de app do Buscapé que não tem erro!

A escolha do melhor processador de PC pode ser ainda mais fácil quando você usa as melhores ferramentas para comparar preços e avaliar o momento de compra ideal.

Por isso, além de todos os modelos que indicamos nessa lista, queremos te fazer outra sugestão bem legal: baixe o app do Buscapé!

Assim, você pode usar nossas ferramentas intuitivas, conferir conteúdos informativos, contar com nossos cupons de desconto e muito cashback e mais!

Curtiu? Então, é só baixar ele diretamente da sua loja de aplicativos: Google Play e App Store!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!