Melhor processador para PC em 2021: conheça os mais indicados

Confira o ranking dos melhores processadores para PC de jogos, estudos e trabalho em 2021

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Conhecer os melhores processadores para PC é um passo fundamental para definir o desempenho do seu próximo computador. Ele é como um cérebro da máquina e define, por exemplo, a velocidade do processamento e a capacidade de rodar jogos e programas mais pesados.

Por ser um dos componentes mais importantes do PC, o processador de computador também tem grande influência no preço total do computador. Assim, se você está montando uma máquina para estudos e navegação na internet, pode escolher um modelo um pouco mais simples e barato. Já se o usuário é apaixonado por jogos, o melhor é gastar um pouco mais nessa escolha e partir logo para um processador mais “parrudo”.

Quer saber mais? Leia os nossos artigos com tudo sobre processadores e também sobre como escolher o processador para o seu notebook ou siga por aqui para conhecer o melhor processador para PC em 2021!

Intel Core i9 10900 ficou em primeiro lugar no ranking (Divulgação/Intel)
Intel Core i9 10900 é um dos processadores mais potentes, mas exige alto investimento (Divulgação/Intel)

Confira também nossas outras listas com os melhores computadores, peças e periféricos!

Melhores processadores básicos para o dia a dia

Intel Core i3 10100F, ideal para trabalhar e estudar

Nem todo mundo precisa de um chip de alto desempenho. Cada usuário tem as suas características e há quem busque um computador para navegação na internet e programas mais básicos que não exigem tanto do PC.

Para esse tipo de usuário, uma escolha de processador bom e barato é o Intel Core i3 10100F, de 10ª geração. Ele tem 6MB de cache, 4,3GHz de velocidade máxima e um preço que agrada quem tem o orçamento mais limitado para seu novo computador.

A placa usa soquete LGA1200, compatível com a maioria das placas-mãe que trabalham com Intel, trabalha com memória RAM DDR4 de até 2666MHz de frequência e usa a placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 630, não muito indicada para jogos.

AMD Ryzen 3 3200G, processador para PC barato para jogar

Se você procura um processador bom e barato para jogos e que não seja tão caro, o AMD Ryzen 3 3200GE pode ser a melhor escolha para montar um PC gamer barato. O chip alcança até 3,8GHz de velocidade, tem quatro núcleos, oito threads e ainda tem gráficos integrados Vega 8, que entrega boa performance em jogos mais leves. Mesmo assim, ainda é recomendado que você use uma placa de vídeo dedicada.

Outra vantagem de ter um processador Ryzen, mesmo que básico, é a facilidade de fazer uma atualização para um chip mais poderoso da linha no futuro. Por enquanto, todos os modelos usam o mesmo socket AM4, ou seja, você não será obrigado a trocar de placa mãe quando for mudar o componente.

Assim como o Intel Core i3 anterior, esse modelo também possui quatro núcleos com oito threads. Além disso, ele suporta memórias RAM DDR4 com até 2933MHz de frequência.

Sempre usou computador com Intel Core e tem dúvidas sobre migrar para a AMD? Então veja nosso artigo onde avaliamos se o processador AMD é bom para o seu PC!

AMD Ryzen 3 3200GE é um processador para montar PC gamer barato (Foto: Divulgação/AMD)
AMD Ryzen 3 3200GE é um processador para montar PC gamer barato (Foto: Divulgação/AMD)

Melhores processadores intermediários para PC

Intel Core i5 9400F, de duas gerações atrás, mas ainda relevante

Agora, passamos pela nona geração de processadores da Intel, mas fique tranquilo porque é por um bom motivo: apresentar o Intel Core i5 9400F, que tem desempenho suficiente para rodar bons games a um preço bem em conta.

O processador i5 9400F é um hexa-core, ou seja, são seis núcleos de trabalho simultâneo e 6 threads, com velocidades entre 2,9 e 4,1GHz. Como esse modelo não conta com placa de vídeo integrada, é obrigatório que você instale também uma placa de vídeo dedicada.

Embora seja um processador bom e barato, o fato desse modelo ser da nona geração limita sua memória RAM DDR4 à frequência de 2666MHz. Ou seja, se tiver uma placa de memória RAM acima dessa velocidade, você não conseguirá aproveitar todo o seu potencial.

A vantagem, no entanto, é se você tiver uma placa-mãe mais antiga. Afinal de contas, o padrão de soquete desse modelo é o LGA 1151, que está uma geração abaixo do LGA 1200.

Conheça esse processador bom e barato de modo mais profunda na nossa análise de ficha técnica do Intel Core i5 9400F!

AMD Ryzen 5 3600, o intermediário ideal para qualquer situação

A AMD é grande concorrente da Intel na fabricação de processadores e tem presença garantida aqui na nossa lista. Na linha “bom e barato para gamers” o destaque fica com o AMD Ryzen 5 3600, que é um hexa-core de 12 threads e que pode chegar a 4,2GHz de velocidade.

Já que o chi não conta com GPU integrada, é necessário comprar também uma placa de vídeo dedicada. Caso queira um computador com boa performance para tarefas do dia a dia, qualquer placa mais baratinha vai garantir que use o PC sem problemas. Mas se o seu objetivo é jogar, então é interessante investir em uma placa de vídeo mais "parruda", como uma da nossa lista de melhores placas de vídeo.

Essa é uma das vantagens desse processador para PC: garante boa performance tanto para trabalhar quanto para se divertir. O AMD Ryzen 5 3600 também tem suporte para memórias RAM DDR4 com até 3200MHz e usa o soquete AM4, presente na maioria das placas-mãe compatíveis com processadores da AMD.

Quer saber mais sobre esse processador para PC? Então dá uma olhada na análise completa de ficha técnica que fizemos do AMD Ryzen 5 3600!

Intel Core i7 9700K, um dos mais potentes da nona geração

Mais um representante da nona geração da Intel que passa pela nossa lista, o Core i7-9700K se destaca pela velocidade, que chega a 4,9GHz no modo turbo. Ele apresenta um alto custo-benefício, mas o fato de já estar duas gerações atrás significa que ele cai para nossa categoria de intermediários. Ainda assim, se você tem uma placa-mãe mais antiga e compatível com o padrão LGA 1151, ele se torna uma opção bem interessante.

O processador conta com oito núcleos e oito threads, com 12MB de cache, configuração suficiente para quem curte jogos de qualquer geração, já que ele ainda é capaz de rodar games atuais sem maiores problemas. Ele também é uma opção para quem precisa rodar programas mais pesados, como programas de edição.

Um inconveniente desse processador Intel é não contar com o Hyper Threading, uma tecnologia de otimização de desempenho da marca que poderia melhorar ainda mais a sua performance.

Esse processador para PC vem equipado com a placa gráfica integrada Intel UHD Graphics 630, que possibilita aproveitar a performance do processador em programas pesados. Porém, é recomendado investir em uma placa de vídeo dedicada para rodar jogos. Além disso, ele tem suporte para memória RAM DDR4 de 2666MHz, o que pode prejudicar a performance em jogos mais exigentes.

Saiba mais a fundo sobre esse modelo de processador para PC em nossa análise de ficha técnica do Intel Core i7-9700K!

Melhores processadores para jogar

AMD Ryzen 5 3600X, ideal para rodar qualquer jogo

Subindo um pouco mais o nível sem que seja necessário gastar mais, chegamos ao AMD Ryzen 5 3600X. Com seis núcleos, 12 threads e frequência que chega aos 4,4GHz, ele consegue rodar até jogos mais recentes e programas mais pesados.

Um dos pontos altos desse processador para PC gamer AMD é o suporte ao PCIe 4.0, uma tecnologia de otimização da comunicação entre a placa-mãe e a placa de vídeo, o que representa ao usuário um bom ganho de performance. Temos um artigo que explica melhor o que é PCIe.

Além disso, ele é compatível com memória RAM DDR4 com até 3200MHz de frequência, ideal para quem quer fazer o computador "voar".

Mas vale lembrar que esse é um dos melhores processadores para PC, mas não vem com placa de vídeo integrada. Portanto, para montar seu setup, você precisa adquirir a GPU separadamente, ok?

Intel Core i5 10400F

O Intel Core i5-10400F, de 10ª geração, tem clock base de 2,9GHz, mas alcança até 4,3GHz graças à tecnologia turbo da empresa. Ele é o concorrente direto do AMD Ryzen 5 3600X citado acima, com preço em conta e bom desempenho para jogos e programas mais pesados, como um bom processador para PC gamer.

Chegamos a fazer um comparativo entre os dois processadores. Nele, o chip da AMD leva pequena vantagem em ocasiões que múltiplos núcleos estão sendo usados. Já nos jogos, quem leva a melhor é o processador Intel Core i5-10400F. Vale mencionar também que esse processador também não tem placa de vídeo integrada, portanto, é preciso adquirir uma separadamente para conseguir usá-lo.

Compatível com soquete de placa-mãe LGA 1200, o defeito desse processador gamer, para quem quer investir em memória RAM, é a falta de compatibilidade. Ele aceita apenas placas DDR4 com até 2666MHz de frequência, inferior em relação ao que o processador para PC rival pode comportar.

Quer saber mais sobre esse processador? Então confere esse comparativo completo que fizemos com o Intel Core i5 10400F vs AMD Ryzen 5 3600!

Por que não escolhemos o Intel Core i5-11400F?

É comum recomendarmos processadores e peças que sejam o mais atuais possíveis, mas eventualmente precisamos fazer exceções, e essa recomendação é uma delas. Normalmente, esta lista sugeriria o i5 11400F, que é da 11ª geração, em vez do i5 10400F, da 10ª, uma geração anterior.

Só que, em consultas a diversos sites de benchmark, como o CPUBenchmark, notamos que existem poucas diferenças nas especificações e performances dos dois processadores.

No entanto, ao comparar os preços de ambos, notamos que há uma diferença considerável de investimento, que não compensa pegar o processador mais atual. Sendo assim, mantivemos a recomendação do Intel Core i5-10400F, ao invés de trocá-lo pelo modelo da 11ª geração.

Intel Core i5 10400F é um processador para jogos com ótimo custo-benefício (Foto: Divulgação/Intel)
Intel Core i5 10400F é um processador para jogos com ótimo custo-benefício (Foto: Divulgação/Intel)

AMD Ryzen 5 5600X

O processador intermediário da atual geração da AMD é perfeito para jogar. Apesar de ter performance inferior ao próximo modelo de geração anterior, ele não fica muito atrás no quesito desempenho e compensa por ser mais barato. Sua velocidade fica entre 3,7GHz e 4,6GHz ativando o modo turbo.

Com seis núcleos de processamento e 12 threads para tarefas simultâneas, ele tem melhor eficiência energética por ser construído com litografia de 7nm, enquanto processadores para PC de gerações anteriores contam com 14nm. Por ser menor, ele consome menos energia, mas sem perder performance.

O AMD Ryzen 5 5600X é compatível com soquetes AM4 e podem trabalhar com memória RAM DDR4 de até 3200MHz de frequência, facilitando quem busca a melhor performance. Por outro lado, ele não conta com placa gráfica integrada, necessitando de uma placa de vídeo dedicada. Mas bem, se você quer jogar, sabe bem que a placa gráfica é primordial, certo?

AMD Ryzen 7 3700X

A edição de vídeos exige um bom computador, e para isso ter o melhor processador para PC é imprescindível. Se esse é o tipo de máquina que você quer montar, mas não quer gastar com um chip top de linha, uma boa aposta é o AMD Ryzen 7 3700X, que também se dá muito bem com os games, apesar de estar uma geração atrás da atual.

A alta performance desse modelo de processador gamer vem dos oito núcleos, 16 threads e dos 32MB de cache (um tipo de memória muito mais rápida que a RAM). A velocidade pode chegar até 4,4GHz e o processador AMD conta com recursos para melhoria dessa velocidade. Esse processado é chamado de overclock e temos um guia completo sobre o que é essa prática.

Como alguns outros da lista, o AMD Ryzen 7 3700X não tem placa de vídeo integrada, é necessário adquirir uma separadamente. Vale mencionar que o modelo pode trabalhar com memória RAM DDR4 com até 3200MHz de frequência.

Melhores opções premium de processadores para PC

Intel Core i7 11700K

Abrindo o nosso pódio, chegou a hora de falar sobre do Intel Core i7-11700K, um processador Intel de 11ª geração. Claro, para estar entre os três primeiros, trata-se de um chip de alta performance e preço mais salgado, mesmo que não seja um processador gamer.

Esse é justamente o tipo de processador adequado para jogos mais pesados, ainda que não seja top de linha. O processador Intel conta com oito núcleos e 16 threads e tem suporte para Hyper Threading, o que aumenta ainda mais a performance.

Ele é compatível com soquete LGA 1200 em placas mãe, mas trabalha com memória RAM DDR4 de até 3200MHz. Ele não vem com placa de vídeo integrada, mas se o seu objetivo é jogar os principais lançamentos em games, uma placa de vídeo dedicada ainda seria essencial. O melhor de tudo: esse processador é mais barato do que o seu equivalente da 10ª geração.

AMD Ryzen 9 3950X

Para os dois primeiros lugares da nossa lista, ainda mais performance. Na segunda colocação fica o superprocessador AMD Ryzen 9 3950X, com incríveis 16 núcleos, 24 threads e cache L3 de 64MB.

O chip conta com a arquitetura Zen 2, que permite o aumento da velocidade ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia. Isso significa mais desempenho em programas de criação, jogos e também em streaming. O modelo de terceira geração não é o mais atual, mas é o melhor de sua categoria, possibilitando performance máxima de até 4,7GHz.

Além da excelente performance, ele é compatível com placa-mãe de soquete AM4 e pode trabalhar com memória RAM DDR4 com até 3200MHz de frequência. Porém, esse é mais um processador Ryzen sem placa de vídeo integrada e a GPU precisa ser adquirida separadamente.

AMD Ryzen 9 3950X é o superprocessador da AMD para montar um PC poderoso (Foto: Dilvulgação/AMD)
AMD Ryzen 9 3950X é o superprocessador da AMD para montar um PC poderoso (Foto: Dilvulgação/AMD)

Intel Core i9 10900

O representante da 10ª geração da Intel na categoria alta performance e primeiro colocado na nossa lista de melhores processadores para PC em 2021 é o Intel Core i9 10900, que conta com 10 núcleos, 20 threads e clock que chega até aos 5,5GHz.

Essas são características para quem busca a melhor opção em processadores não só para jogos em altíssima qualidade como também para edição pesada de vídeo. Esse processador i9 é um verdadeiro campeão de performance e desempenho para quem quer extrair o máximo do seu computador.

Por ser de 10ª geração, ele também se encaixa no padrão LGA 1200 e tem melhor suporte à memórias RAMs mais rápidas. Ele é compatível com placas DDR4 de até 2933MHz, pouco acima dos 2666MHz compatíveis com outros processadores para PC da Intel. Ele também já vem equipado com a placa gráfica integrada Intel UHD Graphics 630, sem a necessidade de comprar uma placa de vídeo dedicada caso não pretenda jogar.

Aprenda mais sobre computadores em nossos artigos!