O que é TDP e por que é essencial avaliar antes de comprar processador

Explicamos tudo sobre o TDP e o papel dele no desempenho dos processadores

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você sabe o que é o TDP? Para que serve essa medida em um processador? Esse atributo constantemente aparece em reviews dos chips e é sempre listado pela fabricante como um dos dados de um processador, estando diretamente ligado a quantidade de calor que o componente gera em seu “estado máximo”.

Entender o que é o TDP vai te ajudar na hora não só de escolher o seu processador, mas também em como resfriá-lo com o acessório correto. Nós preparamos um artigo completo para te falar tudo sobre esse atributo, e, no final, ainda vamos indicar os processadores com os melhores TDP para diferentes usos.

Se você ainda não comprou um processador, dê uma olhada na nossa lista dos melhores de 2021. Saiba como comparar os chips e entenda tudo sobre eles no nosso artigo de processadores.

O que é TDP?

O TDP indica o quanto de calor um processador irá liberar em seu “máximo”. (Foto: Shutterstock)
O TDP indica o quanto de calor um processador irá liberar em seu “máximo”. (Foto: Shutterstock)

TDP é a sigla para Thermal Design Power, ou Energia Térmica de Projeto. É uma medida indicada para usar o quanto de calor é gerado por um processador em seu “máximo” utilizando o seu clock base. Naturalmente, o consumo de energia sempre tende a ser menor do que o TDP informado pela fabricante.

São feitos vários testes com o processador em tarefas como transferências de arquivos, processamento de áudio, vídeo, execução de jogos, entre outras. A medição é dada em Watts (W) e também aparece em placas de vídeo.

Por que o TDP é importante?

O TDP ajuda o usuário a saber qual a melhor solução térmica para o processador em questão. (Foto: Shutterstock)
O TDP ajuda o usuário a saber qual a melhor solução térmica para o processador em questão. (Foto: Shutterstock)

O TDP é um dado que ajuda o usuário a escolher qual a melhor opção de resfriamento deve comprar para o seu processador. Os coolers de processador trazem dados de resfriamento máximo que conseguem fazer baseados no TDP, então é normal você encontrar um produto cuja descrição informa até qual potência ele consegue resfriar adequadamente.

Sem o TDP, o usuário não saberia qual é o consumo do seu processador e, consequentemente, poderia não investir em soluções térmicas adequadas para ele, o que geraria problemas de superaquecimento.

Como saber qual o TDP de um processador?

O jeito mais fácil de encontrar o TDP do seu processador é acessando a página da fabricante e procurando pelo modelo em questão. Tanto a AMD quando a Intel informam esse dado dos seus chips em todos os modelos.

Se você está buscando por um programa que faça isso, o CPU-Z é a melhor indicação. Ele faz uma varredura completa no computador e informa todos os dados do processador, incluindo o TDP.

Como avaliar o TDP?

Legenda: Quanto maior o TDP, maior será a liberação de calor de um processador. (Foto: Shutterstock)
Legenda: Quanto maior o TDP, maior será a liberação de calor de um processador. (Foto: Shutterstock)

Bem, tecnicamente, é simples avaliar o TDP de um processador. Quanto maior ele for, mais calor será liberado e melhor terá que ser o seu sistema de resfriamento para evitar problemas de superaquecimento.

No entanto, é importante ressaltar que o TDP não está diretamente ligado ao poder de processamento do chip em questão. Com a evolução da tecnologia, processadores mais recentes tendem a esquentar menos, por isso o TDP deles também será menor, o que não significa que eles sejam inferiores a modelos antigos com TDP maior. Muito pelo contrário.

Dito isso, é claro que, na maior parte das vezes, os processadores mais potentes terão um TDP maior. Só é importante que você não leve isso como regra ou mesmo como parâmetro de avaliação para o desempenho do chip.

Processadores com bom TDP

65W - O TDP mais “comum” em processadores

Processadores com TDP de 65W são os mais populares no mercado e tendem a não liberar muito calor. Por isso, é fácil trabalhar com o resfriamento deles. Geralmente, os modelos desse nível são para aqueles consumidores que buscam montar um computador para o dia a dia, ou mesmo para jogos, mas que não precisarão trabalhar com grandes cargas de “estresse” para o chip.

Veja abaixo os processadores mais populares com 65W de TDP:

Intel i3 10100F

Intel i5 10400F

AMD Ryzen 5 1600

AMD Ryzen 5 3600

AMD Ryzen 5 5600X

AMD Ryzen 7 3700X

95W - Mais potência e possibilidade de overclock

Subindo o nível de TDP, temos os modelos de 95W, sendo mais potentes e “parrudos” que os anteriores. Os processadores que dissipam essa quantidade de calor são indicados para computadores que terão um nível de estresse maior, ou mesmo para aqueles usuários que desejam fazer overclock, que é o ato de fazer o processador alcançar uma potência maior do que ele foi programado.

Veja abaixo os processadores mais populares com 95W de TDP:

Intel i7 9700K

Intel i9 9900K

AMD Ryzen 5 3600X

100W ou mais - Os que mais liberam calor

Os processadores com 100W ou mais de TDP são os que mais liberam calor, e são geralmente usados em supercomputadores, seja em uma configuração para rodar os melhores jogos do mercado, ou mesmo para trabalhar com vários softwares que exigem um desempenho de alto nível o tempo todo.

Esses processadores precisam de uma atenção especial no sistema de resfriamento, por isso os usuários tendem a usar Water Coolers para evitar problemas com altas temperaturas.

Veja abaixo os processadores mais populares com 100W ou mais de TDP:

AMD Ryzen 9 5900X - 105W

Intel i7 10700K - 125W

Ainda não achou o processador ideal para o seu tipo de uso? Veja outras indicações que preparamos: