Caixa do processador AMD Ryzen 3 em zoom

Processador AMD Ryzen 3 é bom? Saiba tudo e veja opções para comprar

Conheça toda a linha AMD Ryzen 3 para saber se as CPUs se enquadram no seu perfil de usuário

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A AMD possui os processadores de entrada da marca na sua linha Ryzen 3. São modelos voltados para atividades básicas do dia a dia, como navegar na internet, e para trabalhos com textos e planilhas. Alguns modelos do Ryzen 3 possuem placa de vídeo integrada e rodam jogos mais leves.

Nós preparamos este artigo para contar tudo o que você precisa saber antes de adquirir um processador AMD Ryzen 3, para te ajudar na escolha. A seguir, falamos sobre a história, os modelos, preço, como saber a geração da CPU e notebooks com Ryzen 3 para você ter certeza se esse é o processador certo para você.

O que é processador Ryzen 3?

Processador AMD Ryzen fixado à parte interna do computador
A linha Ryzen 3 está na terceira geração e utiliza a arquitetura Zen 2 (Foto: Divulgação/Shutterstock)

A série Ryzen da AMD foi anunciada em 2016 e lançada em 2017. Os primeiros processadores Ryzen 3 foram o Ryzen 3 1200 de quatro núcleos, quatro threads, clock de 3,1GHz, boost de 3,4GHz, cache L3 de 8MB e TDP de 65W; e o Ryzen 3 1300X: quatro núcleos, quatro threads, clock de 3,5GHz, boost de 3,7GHz, cache L3 de 8MB e TDP de 65W.

Atualmente, a linha Ryzen 3 está na sua terceira geração utilizando a arquitetura Zen 2 e possui modelos de quatro núcleos, oito threads e frequência de 3,8GHz que pode chegar a 4,3GHz com o boost. Outras linhas da AMD, as Ryzen 5, 7 e 9, estão na quarta geração. Aprenda como saber a geração do processador.

Para quem um Ryzen 3 é indicado?

A linha Ryzen 3 da AMD é indicada para quem procura um bom processador para as atividades do dia a dia, como edição de textos e planilhas, assistir a filmes e séries e até mesmo jogar. Alguns modelos da linha Ryzen 3 vem com a placa de vídeo integrada Vega 8, o que possibilita ao usuário rodar jogos sem precisar adquirir uma placa de vídeo dedicada.

O uso é indicado para jogos mais leves, mas o modelo da AMD Ryzen 3 3300X em combinação com uma boa placa de vídeo dedicada roda jogos competitivos, como CS:GO, Overwatch, PUBG e Fortnite acima de 60 quadros por segundo.

Modelos de processador Ryzen 3

Processador AMD Ryzen 32200G na parte interna do computador
A letra no final do código indica o tipo da CPU e o seu consumo de energia (Foto: Divulgação/Shutterstock)

Como a linha está no mercado desde 2017, alguns modelos já foram lançados. É importante ressaltar o que significa cada letra no final do código do processador, porque ela indica o tipo de CPU e qual o consumo.

  • G - Processadores com placa de vídeo integrada
  • X - Processadores de alta performance com velocidades de clock mais altas
  • T - Processadores de baixo consumo energético
  • S - Processadores de baixo consumo e com placa de vídeo integrada
  • U - Processadores para notebook de baixo consumo energético
  • H - Processadores de alta performance para notebook
  • M - Processadores de baixo consumo para notebook
  • Sem letra - Processadores desktop padrão

Seguem alguns modelos de AMD Ryzen 3:

Ryzen 3 3300X

O AMD Ryzen 3 3300X é da terceira geração da fabricante e conta com a arquitetura Zen 2, de alta performance. Como mencionado o "X" indica que o processador é de alto desempenho e com alta taxa de frequência. O modelo possui 3,8GHz que pode chegar a 4,3GHz com o boost. O modelo possui quatro núcleos e oito threads e é indicado para quem procura um Ryzen 3 para jogos devido à boa performance para essa função.

O site UserBenchmark mostra que o processador operando em conjunto com uma GeForce RTX 2060S tem média de:

  • CS:GO: 251 FPS
  • GTA V: 99 FPS
  • Overwatch: 131 FPS
  • PUBG: 113 FPS
  • Fortnite: 128 FPS

Ryzen 3 3200G

O processador da AMD Ryzen 3 3200G possui a placa de vídeo integrada Vega 8, o que torna o modelo uma boa opção para quem procura uma CPU pronta para jogos. O modelo possui quatro núcleos e quatro threads e a frequência de clock básico é de 3,6GHz, chegando a 4,0GHz com o boost.

A placa consegue rodar jogos mais leves como Valorant, GTA 5, CS:GO e Fortnite com boa taxa de quadros por segundo. Contudo, a resolução ideal para ficar próximo dos 60 FPS é a HD (1280 x 720 pixels). Para rodar jogos em Full HD (1920 x 1080 pixels), é necessário uma boa placa de vídeo dedicada.

Ryzen 3 1200

Caixa do processador AMD Ryzen 3 com o modelo a frente
O AMD Ryzen 3 1200 faz parte da primeira geração da linha e é recomendado para quem procura custo-benefício em uma CPU.

O AMD Ryzen 3 1200 faz parte da primeira geração da linha, lançado em 2017. O modelo possui quatro núcleos e 4 threads e sua frequência base é de 3,1GHz, podendo chegar a 3,4GHz com o boost. A CPU é focada em custo-benefício e possui baixo consumo energético. O modelo também pode ser utilizado para jogos, mas seu desempenho é inferior quando comparado aos modelos mencionados acima. Vale lembrar que o Ryzen 3 1200 não possui placa de vídeo integrada, portanto, é necessário ter uma GPU para rodar jogos com ele.

Quanto custa um processador Ryzen 3?

Caixa do processador AMD Ryzen 3
Modelos, como o 3200G, possuem placa de vídeo integrada Vega 8 (Foto: Divulgação/Shutterstock)

Com a alta do dólar e, por consequência, no preço de produtos eletrônicos, os valores dos processadores AMD Ryzen 3 estão elevados, mas ainda assim são mais baratos que modelos equivalentes da Intel ou que CPUs Ryzen 5 ou Ryzen 7 da própria AMD. Os valores estão acima de R$ 1.000,00, mas o custo-benefício é melhor do que os concorrentes, já que os Ryzen 3 apresentam bom desempenho e é possível adquirir modelos com placa de vídeo integrada.

Notebooks com processador Ryzen 3

A linha Ryzen chegou recentemente nos notebooks e tem a vantagem de oferecer preços finais mais baixos por um ótimo custo-benefício.

Acer Aspire 3

O Acer Aspire 3 vem equipado com o processador AMD Ryzen 3 3250U de terceira geração com frequência de 2,6GHz. Em conjunto com os 8GB de memória RAM e o HD de 1TB, o modelo é ideal para quem procura um aparelho para atividades básicas do dia a dia e até mesmo para o trabalho que não exige muito desempenho da máquina.

Lenovo IdeaPad S145

O Lenovo IdeaPad S145 possui o processador AMD Ryzen 3 3200U com 2,6GHz de clock. Assim, como o Acer Aspire 3, o modelo vem equipado com 8GB de memória RAM, mas o IdeaPad S145 tem a vantagem de vir com SSD de 256GB que aumenta a velocidade do notebook. O notebook também é indicado para tarefas como edição de textos, planilhas e outras atividades do dia a dia.

Qual processador Intel equivale ao Ryzen 3?

A linha Ryzen 3 equivale a linha i3 da Intel. Um exemplo de equivalência é o processador Intel Core i3 9100F que equivale ao AMD Ryzen 3 3300X. Segundo o site UserBenchmark os dois têm desempenho semelhante. O i3 é 1% melhor no quesito FPS, enquanto o Ryzen 3 é 1% superior na velocidade efetiva da CPU.

Outro exemplo é o modelo Intel Core i3 7100 que é similar ao AMD Ryzen 3 1200. Ainda segundo o site UserBenchmark, o i3 7100 é 5% melhor quantos ao FPS e tem 3% a mais de velocidade efetiva. No entanto o valor do Ryzen 3 1200 é inferior.

Processador Ryzen 3 é bom?

O AMD Ryzen é um processador muito bom quando analisado pela perspectiva do custo-benefício. Se o uso que você deseja fazer é para atividades básicas e até mesmo para o trabalho que não exige muito desempenho, o Ryzen 3 atende muito bem essas necessidades.

Até mesmo para jogos, ele é indicado. Alguns modelos possuem placa de vídeo integrada que significa economia para quem procura uma CPU para rodar jogos leves e não quer investir em uma placa dedicada.