Processador AMD Ryzen 5 3400G fixado ao computador

Processador AMD Ryzen 5 3400G é bom? Veja análise do chip

Analisamos o AMD Ryzen 5 3400G quanto ao seu desempenho em jogos e custo-benefício

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A série G de processadores da AMD tem o diferencial perante as outras de chegar com processador integrado, e um dos modelos mais famosos da empresa é o Ryzen 5 3400G, uma opção intermediária para aqueles que buscam bom desempenho e custo-benefício.

Justamente por ter placa de vídeo integrada, esse processador é escolha frequente dos consumidores que não podem comprar uma placa de vídeo no momento, mas isso não impede que os usuários usem o chip com uma GPU dedicada futuramente.

Veja abaixo a nossa análise completa do Ryzen 5 3400G, confira suas principais características e melhores preços.

Desempenho do AMD Ryzen 5 3400G

Mão segura processador AMD Ryzen 5 3400G com caixa ao fundo
O Ryzen 5 3400G é um processador quad-core com GPU integrada (Foto: Shutterstock)

O Ryzen 5 3400G é um processador intermediário da AMD com quatro núcleos e oito threads. Ele possui um clock máximo de 4,2GHz, é desbloqueado para overclock e possui GPU integrada, um diferencial perante vários modelos da marca.

Por ter a GPU dedicada, ele funciona normalmente mesmo sem uma placa de vídeo dedicada, por isso é uma boa opção para quem não pode comprar uma placa de vídeo no momento, ou mesmo para aqueles que não jogam e nem sequer precisam da peça.

Desempenho em jogos

Processador AMD Ryzen 5 3400G no computador
O Ryzen 5 3400G roda jogos leves com bom desempenho (Foto: Shutterstock)

Citamos acima que ele pode ser uma boa opção para quem não joga, mas isso não significa que o Ryzen 5 3400G não possa ser usado em games. Sua GPU, a Radeon RX Vegas 11, tem 11 núcleos e consegue rodar vários títulos famosos com a qualidade gráfica média e taxa de FPS aceitável.

Em games leves como o LoL, Fortnite, FIFA, CS:GO, Valorant, entre outros, ela consegue um desempenho acima da média, mas em títulos mais pesados como o The Witcher, PUBG, Far Cry 5, entre outros jogos pesados, ela tende a ficar abaixo dos 60 FPS (mínimo recomendado) mesmo em configurações gráficas baixas.

Isso significa que o usuário ficará limitado a jogos menos potentes, e mesmo assim, em alguns deles, terá que fazer configurações nos gráficos para que o desempenho do processador fique aceitável na jogatina.

Temperatura

O TDP (potência térmica do processador), que é a geração de calor do dispositivo, é de 65W. Esse é um valor considerado baixo, o que significa que a CPU não esquenta muito. A temperatura máxima do AMD Ryzen 5 3400G é de 95°C, então não serão necessários coolers muito potentes para manter o chip com boas temperaturas.

Se quiser entender mais, saiba o que é TDP.

Custo-benefício

Processador Ryzen 5 3400G no fundo branco
O processador AMD tem um bom custo-benefício para quem não pode comprar uma placa de vídeo (Foto: Shutterstock)

Conforme já dito, o Ryzen 5 3400G é uma boa opção de custo-benefício para aqueles que não podem ou não querem comprar uma placa de vídeo dedicada no momento, peça que é uma das mais caras em um computador.

A placa de vídeo integrada do processador da AMD já é suficiente para uso no dia a dia ou em jogos leves, mas, se você pretende comprar uma placa dedicada, então é melhor ir para outros modelos da fabricante, fora da linha G.

Conclusão: Ryzen 3 3400G é bom?

Sem sombra de dúvidas, o Ryzen 5 3400G é um bom processador, e inclusive é escolha de vários consumidores. Nem todo mundo precisa de um chip muito potente ou faz o uso de todo o poder de processamento que placas de vídeos dedicadas entregam, e nesses casos esse modelo da AMD é a escolha certa!

Claro, investir no Ryzen 5 3400G não significa que você não poderá comprar uma placa de vídeo dedicada no futuro. Inclusive, a nossa recomendação é que compre para aumentar o desempenho. Mas, se você já pode comprar a peça junto ao processador, então chips como o Ryzen 3 3300X, Ryzen 5 2600 ou até mesmo o Ryzen 5 3500X são opções melhores.

Veja as melhores ofertas para o Ryzen 5 3400G:

Achou o 3400G muito caro? Dê uma olhada na nossa análise do Ryzen 3 2200G, uma opção mais barata que também tem placa de vídeo dedicada.