Processador i3 9100F é bom? Descubra na nossa análise do chip

Analisamos o Intel Core i3 9100F, com seu desempenho em jogos e custo-benefício

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Intel Core i3 9100F é um processador da Intel de nona geração que funciona bem como um processador de entrada para usuários com intenção de montar um PC desktop simples ou de médio porte, porém conta com uma peculiaridade que não o torna tão útil para os PCs mais simples.

O Processador Intel Core i3-9100F é uma boa opção para PCs simples, porém há alternativas melhores (Reprodução: Kabum)
O Processador Intel Core i3-9100F é uma boa opção para PCs simples, porém há alternativas melhores (Reprodução: Kabum)

Apesar de ser um ótimo processador por si só, o F em seu nome significa que ele não vem equipado com a tradicional placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics dos processadores Intel Core. Para usuários mais avançados que já pretendem usar uma placa de vídeo dedicada, como para rodar games, a mudança faz pouca diferença.

No entanto, para usuários comuns que pretendiam usar o processador e a placa integrada para economizar, mesmo que limitando o PC a tarefas simples, isso pode ser um impedimento. Neste caso, é recomendável optar pelo i3 9100 comum, que vem equipado com a Intel UHD Graphics 630.

Desempenho do i3 9100F

O i3 9100F é um modelo de nona geração dos processadores Intel Core, codinome Coffee Lake, o qual utiliza soquete LGA-1151 na placa-mãe. Ele é um quad-core com quatro núcleos, quatro threads e frequência de 3,6GHz que apesar de ter menos núcleos e threads que outros processadores equivalentes, como um AMD Ryzen 5 2600 (seis núcleos, 12 threads), ainda assim é mais rápido.

O Intel Core i3-9100F pode fazer parte de um bom conjunto em um PC simples ou de médio porte com placa de vídeo dedicada (Reprodução: Ponto Frio)
O Intel Core i3-9100F pode fazer parte de um bom conjunto em um PC simples ou de médio porte com placa de vídeo dedicada (Reprodução: Ponto Frio)

Para usuários que querem utilizar seu PC para tarefas básicas, como navegar na internet, ver vídeos, escrever textos, o i3 9100F é um processador perfeito, com boa potência, sem custar muito caro ou exigir muitos cuidados.

Em comparação com o i3 9100 comum, a versão F apresenta uma pequena melhora, porém muito pequena para ser relevante na decisão do usuário. A ausência da placa gráfica integrada é um diferencial muito maior contra o chip.

Desempenho do i3 9100F em jogos

Por ser um processador de entrada, o i3 9100F pode rodar a maioria dos games mais leves com uma boa performance, porém para jogos mais pesados, com gráficos complexos, ele poderá ser um gargalo no PC do usuário. Ele pode fazer uma boa combinação com uma placa de entrada, como uma GeForce GTX 1050 Ti ou GTX 1650 para se tornar uma máquina capaz de rodar os principais games no mercado com uma performance razoável.

Para jogar games gratuitos mais simples como Valorant, o processador i3-9100F dará conta do recado (Reprodução: Riot Games)
Para jogar games gratuitos mais simples como Valorant, o processador i3-9100F dará conta do recado (Reprodução: Riot Games)

Para usuários que desejam realmente focar em games e ter um PC gamer, vale a pena investir um pouco mais para conseguir um modelo Intel Core i5 9400F ou superior, o qual será capaz de rodar mais jogos e com melhor performance. Para jogos mais básicos, como games multiplayer gratuitos ou jogos independentes com visuais mais simples, não é preciso ir muito além do que o i3 oferece. Há também alguns bons notebooks com processador i3 para usuários que queiram portabilidade.

Temperatura do i3 9100F

O i3 9100F não é um processador que esquenta muito, ele tem uma geração de calor (TDP, potência térmica do dispositivo) de 65W e não precisará de um cooler muito potente para se manter a uma temperatura saudável. Como ele não é capaz de realizar tarefas muito pesadas e rodar jogos muito complexos, mesmo ao jogar ele não irá esquentar demais e por isso não precisa de tanta preocupação quanto processadores mais potentes que exigem ventoinhas extras e coolers melhores.

i3 9100F vs AMD Ryzen 5 2600

Um modelo próximo ao i3 9100F da concorrente AMD é o Ryzen 5 2600 e 2600X. Ambos são bons processadores, e como mencionado anteriormente, o modelo da AMD conta com mais núcleos e threads, porém o Intel Core i3 leva vantagem sem questionamentos.

O I3-9100F apresenta uma performance bastante superior a um concorrente semelhante, o ADM Ryzen 5 2600 (Reprodução: PCGamesN)
O I3-9100F apresenta uma performance bastante superior a um concorrente semelhante, o ADM Ryzen 5 2600 (Reprodução: PCGamesN)

Há uma vantagem no processador da AMD que é um maior potencial para overclocking, porém como se trata de uma técnica avançada em um processador voltado para usuários mais básicos, não parece ser uma grande vantagem e os ganhos não são tão substanciais quanto em processadores mais potentes. Se quiser saber mais sobre eles, temos um artigo que analisa os processadores da AMD.

Custo-benefício do i3 9100F

É possível encontrar o i3 9100F à venda por aproximadamente R$ 820, um custo um pouco alto devido ao aumento de preços de peças de computadores, mas no patamar de outras peças semelhantes. Ele sofre um pouco de crise de identidade devido ao seu F no nome que o torna uma escolha pouco natural para os dois tipos de público que costumam comprar o i3 9100 comum.

Para PCs gamer os processadores i5 e acima são mais recomendados que os modelos i3 de entrada (Reprodução: NotebookCheck)
Para PCs gamer os processadores i5 e acima são mais recomendados que os modelos i3 de entrada (Reprodução: NotebookCheck)

Para usuários que tenham interesse no perfil de um computador simples, sem placa de vídeo dedicada, a versão comum do i3 9100 oferece uma opção mais barata com a placa integrada Intel UHD Graphics 630. Já os usuários que já pretendem colocar uma placa de vídeo em seu PC têm pouco motivo para optar pelo i3 9100F quando por valores semelhantes poderiam ter um processador i5 um pouco mais potente, como o 9400F ou outros modelos semelhantes que separamos em uma lista com alguns dos melhores processadores para PC em 2021.

Conclusão

O custo-benefício do i3 9100F não significa necessariamente que haja algo de errado com o i3 9100F, pois em um PC com placa de vídeo dedicada ele ainda terá uma boa performance e rodará vários jogos. No entanto, há uma oportunidade perdida de colocar um processador com um custo apenas um pouco maior e colher um benefício muito maior.