Processador i5 é bom? Entenda tudo sobre as CPUs da Intel

Saiba tudo sobre os processadores Intel Core i5

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

O processador i5 é um dos mais famosos da Intel atualmente justamente por ter preços mais “acessíveis” e oferecer desempenho acima da média. A empresa trabalha nessa linha desde 2009 e, de lá para cá, sempre atualiza os chips com novas tecnologias e mais potência. Atualmente, os processadores Intel estão na 11ª geração.

O Zoom preparou um artigo completo para te contar todos os detalhes sobre os processadores Intel Core i5. Vamos te falar um pouco da história, os principais modelos vendidos no Brasil e também te mostrar os melhores preços, seja para os chips ou para notebooks que tenham eles.

O que é processador i5?

Intel Core i5 750, primeiro processador lançado na família i5. (Foto: Divulgação/Intel)
Intel Core i5 750, primeiro processador lançado na família i5. (Foto: Divulgação/Intel)

O Intel Core i5 é uma das séries de processadores para desktops e notebooks da Intel. O primeiro modelo foi lançado em setembro de 2009, chamado de Core i5 750. Ele possui quatro núcleos, cache L3 de 8MB e frequência de 2,66GHz.

De lá para cá, a Intel continuou a lançar novos modelos do i5, que foram divididos em gerações. Os processadores também passaram a ser divididos em séries, essas que são diferenciadas por sufixos no nome (S, H, K, F, G ou X).

No momento da publicação desta matéria a Intel já está em sua 11ª geração, com modelos que chegam a seis núcleos, 12 threads e clock de 4,9Ghz.

Modelos de processador i5

O i5 de 11° geração é o modelo mais recente que a Intel possui. (Foto: Divulgação/Intel)
O i5 de 11° geração é o modelo mais recente que a Intel possui. (Foto: Divulgação/Intel)

Desde o primeiro processador i5, a Intel já lançou dezenas de modelos no mercado, sendo 17 opções diferentes apenas da 11ª geração. Atualmente, a busca maior é por opções da 9ª geração em diante, tendo em vista que os “antigos” continuam com bom desempenho e acabam sofrendo variações de preços conforme a fabricante lança novos chips.

Como dissemos no tópico anterior, os processadores i5 (e das outras linhas também) foram divididos em séries, que se diferenciam pelo sufixo final. Veja o que cada letra significa:

  • S ou sem letra: Processadores para desktops de diversos preços;
  • H: Processadores de notebooks indicados para alto-desempenho;
  • K ou HK: Os processadores com final K são desbloqueados para overclock. Os modelos HK são as versões para notebook que também são desbloqueados para overclock;
  • F: Processador sem GPU (placa de vídeo) integrada;
  • G: Processador com GPU integrada. Alguns processadores sem letra nenhuma também possuem GPU integrada;
  • X ou XE: Processadores indicados para fluxos de trabalho e criação avançada (possuem mais núcleos).

Confira abaixo alguns dos principais processadores Intel Core i5 disponíveis no Brasil:

Intel Core i5-9400F

Apesar de não ser da geração mais atual, o processador i5-9400F ainda apresenta um ótimo desempenho. Ele possui seis núcleos e não conta com a tecnologia de Hyper Threading. Seu clock chega a até 4,1GHz, o que o torna uma excelente opção de chip intermediário. É válido lembrar que o 9400F não tem GPU integrada.

Intel Core i5 - 9600KF

Se você gosta de chegar ao limite do processador e até mais um pouco, o i5-9600KF é uma excelente opção, pois ele tem overclock liberado. Esse modelo possui seis núcleos, seis threads e clock que chega aos 4,60GHz. É um chip para usuários que vão rodar programas ou jogos pesados.

Atenção: ele não tem placa de vídeo integrada. Portanto, você precisará de uma placa de vídeo à parte.

Intel Core i5 - 9600K

Esse modelo é semelhante ao anterior e também é liberado para overclock. As especificações também são as mesmas: seis núcleos e 4,60GHz. A diferença é que aqui o chip também possui uma GPU integrada, diferente da versão KF, que precisa de uma placa de vídeo externa.

Intel Core i5 10400F

Um excelente modelo voltado para o custo-benefício, seja para um computador voltado para o trabalho ou mesmo jogos. Esse processador possui seis núcleos e 12 threads, com um clock que chega a 4,3GHz. Ele não tem placa de vídeo integrada.

Intel Core i5 11400F

A série 400F fez muito sucesso, por isso a Intel manteve ela para a 11° geração, também com o foco em custo-benefício. O chip continua com seis núcleos e 12 threads, e o clock aumentou para 4,4GHz, uma diferença pequena se comparado com o modelo anterior. A maior mudança foi na arquitetura do chip, mas a diferença na prática é pequena, por isso muitos consumidores ainda preferem a 10° geração por ser mais barata.

Esse processador i5 não tem placa de vídeo integrada.

Intel Core i5 11400

Curtiu o modelo anterior, mas quer um processador com GPU integrada? O processador i5 11400 possui a mesma quantidade de núcleos, threads, clock e suporte às memórias de 3200Mhz, mas o seu diferencial é a placa integrada Intel UHD Graphics 730, que faz com que o computador não precise de um modelo dedicado para o uso básico. Essa placa até aguenta alguns jogos, mas se você está montando um PC gamer ainda precisará investir em uma boa GPU dedicada.

Quanto custa um processador i5?

A faixa de preço dos processadores i5 atualmente parte dos R$ 1000 em modelos mais "simples", considerando a nona geração ou superior. Os modelos 10400F, que são os mais famosos, também são mais acessíveis, enquanto as opções que terminam com "K" (liberadas para overclock), ou que tenham GPU integrada, tendem a ser mais caras.

Como saber a geração de um processador i5?

Como identificar a geração de um processador Intel (Foto: Divulgação/Intel)
Como identificar a geração de um processador Intel (Foto: Divulgação/Intel)

Na hora de escolher um processador, é importante saber a sua geração. Afinal, quanto mais recente, mais melhorias ele terá, além de um tempo de vida útil maior. Para saber de qual geração é cada chip é fácil, basta olhar os primeiros números antes dos três últimos que estão no nome do processador.

Por exemplo, o modelo i5 10400F é da 10ª geração, pois temos o número 10 antes de 400. Já no i5-9400F a geração é a nona, pois temos o 9 antes do 400. Viu como é fácil?

Notebooks com processador i5

Os notebooks com processador i5 geralmente são os intermediários em suas linhas, mas isso não significa que eles não possam ser potentes. Com a diversidade de modelos que a Intel criou, é possível achar desde opções i5 para uso no dia a dia até alguns de última geração voltados para alto desempenho e jogos.

O Book X30 é um exemplo de notebook para uso no dia a dia. Ele possui o processador i5-10210U (10ª geração) e é excelente para navegação na internet, uso em editores de texto, estudos e até jogos leves.

Ainda na mesma família de processadores temos o Avell A52 LIV, um modelo muito potente e que usa o i5-10300H, que também é da 10ª geração, mas tem foco em alto-desempenho.

Qual processador AMD equivale ao i5?

A AMD está crescendo no mercado e já tem vários chips para concorrer diretamente com os i5 da Intel. Um exemplo é o AMD Ryzen 5 3600, que está na disputa de mercado com o i5 10400F, um dos modelos mais buscados do Brasil. Veja o comparativo entre os dois aqui.

Outra opção de AMD é o Ryzen 2600, um chip octa-core que disputa com a geração anterior do modelo citado acima, o i5 9400F. Ambos possuem seis núcleos e chegam a frequências máximas de clock parecidas (3,4GHz o i5 e 2,9GHz o Ryzen). No entanto, o modelo da Intel tende a entregar mais desempenho por ter 12 threads contra apenas seis do AMD.

Processador i5 é bom?

O processador i5 não é só bom, ele é excelente! É um chip intermediário com modelos que abrangem todos os públicos, desde os que buscam desempenho para o dia a dia até os usuários mais “hardcore”, que desejam montar um PC gamer, por exemplo.

Eles não são os mais potentes que a Intel tem a oferecer, mas também estão longe de serem os mais “básicos”. Quer aprender mais sobre processadores? Dê uma olhada neste artigo completo que preparamos.