Mulher sorrindo após passar protetor solar para melasma

Protetor solar para melasma: 5 opções para comprar em 2022

O protetor solar para melasma é a melhor maneira de evitar o agravamento das manchas

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O protetor solar para melasma é uma das medidas fundamentais para evitar o agravamento das manchas na pele. Aliás, a combinação entre o sol e o melasma é algo que nunca combina, não é mesmo? Por isso, é importante investir em um bom filtro solar para não ficar de fora de toda a diversão do verão.

O melasma é uma condição que acarreta o surgimento de manchas escuras na região do rosto, colo, pescoço e, em alguns casos, até mesmo nos braços. O problema pode ser associado, por exemplo, a alterações hormonais durante a gestação, uso de anticoncepcionais e ainda exposição ao sol sem a devida proteção.

Além disso, é bom mencionar que o melasma ainda é uma condição que não dispõe de cura, mas que possui algumas terapias para amenizar as manchas. Por esse motivo, além de buscar apoio profissional, o uso de protetor solar é algo indispensável. E, para facilitar sua escolha, selecionamos 5 opções bastante indicadas por dermatologistas.

1. Protetor solar para melasma La Roche-Posay Anthelios AE-Pigmentation

Para começar, esse protetor solar para melisma da La Roche Posay conta com um ótimo fator de proteção, mais precisamente 50 FPS. Ele pode ser encontrado em três versões: sem cor, para pele clara e em tom indicado para peles morenas. Além disso, é bom lembrar que essa é uma opção anti-idade com ação clareadora, já que possui ácido hialurônico e ainda um complexo anti-manchas.

Seguindo a linha dos produtos da marca, sua fórmula ainda conta com proteção de amplo espectro e água termal. Soma-se a isso, a presença de vitamina E e também vitamina B3 – antioxidantes que agem de forma eficiente no processo de clareamento da pele.

Principais características do protetor solar:

  • Para quem tem a pele muito oleosa, é bom lembrar que o produto não foi elaborado para proporcionar uma finalização sequinha, mas sim hidratante e com maior umidade.
  • Não é um protetor resistente a água e, segundo algumas avaliações de outros usuários, pode acarretar uma leve ardência nos olhos
  • Protetor sem perfume
  • FPS50 / FPUVA19
  • Protetor 100% “químico” – possui apenas filtros orgânicos

2. Protetor solar para melasma Vichy Idéal Soleil Clarify

Por sua vez, o protetor solar para melasma Vichy Idéal Soleil Clarify é indicado para todos os tipos de pele, principalmente quando há propensões para o surgimento de manchas em decorrência da exposição ao sol. Aliás, o produto foi exclusivamente para o público brasileiro – legal, né?

Além de proporcionar uma ótima proteção, ele promete ainda clarear e uniformizar a pele. Isso ocorre justamente por conta do seu amplo espectro e proteção contra os raios UVA, UVA longa e UVB. O toque é bem sequinho, o que é um alento para que possui a pele mais oleosa. Por outro lado, é um protetor de cor universal, portanto, ele se adapta a 89% dos tons de pele.

Principais características do protetor solar:

  • Perfume suave e não que remete ao cheiro clássico dos protetores solares.
  • Protetor com cor universal (promete se adaptar a 89% dos tons de pele)
  • Rápida absorção e toque seco (se adapta a todos os tipos de pele)
  • Proteção contra os raios UVA, UVA longa e UVB de FPS60
  • Produto resistente a água

3. Protetor solar para melasma Bioderma Photoderm M

Se você andou pesquisando opções de protetor solar para melasma, certamente se deparou com o Bioderma Photoderm M. Além de ser uma marca confiável, o custo-benefício dele é um dos pontos que faz com que ele tenha destaque entre os resultados de busca. Ele possui FPS 50+ e também é indicado para todos os tipos dele pele, além de contribuir com o clareamento de manchas.

A textura dele também é bem levinha e permite facilidade na hora de espalhar. Em relação ao tom, ele possui uma tonalidade que ajuda a deixar a pele com um visual dourado que, segundo o fabricante, se adapta a todos os tipos de pele. Aqui vale a minha experiência pessoal: o tom pode ser perfeito para quem é morena, por exemplo. Para pessoas com um tom de pele mais claro (que é o meu caso), pode ocorrer certa dificuldade de adaptação. Além disso, ele pode transferir um pouco, embora seja resistente à água.

Principais características do protetor solar:

  • Fórmula livre de parabenos
  • Indicado para todos os tipos de pele e possui tom universal
  • Embora o fabricante afirme que é resistente a água, muitas pessoas relatam que ele pode transferir um pouco
  • UVA 36 / SPF 50+ (equivale a FPS 70)
  • Protetor sem perfume

4. Protetor solar para melasma Adcos Filtro Solar Tonalizante

Outro protetor solar para melasma que sempre marca presença nos resultados de pesquisa é o Adcos. A proposta aqui é diferente dos produtos anteriores, já que ele possui formato de bastão. É possível encontrar esse protetor em cinco versões diferente, o que é uma facilidade para quem sofre com os tons universais. As cores disponíveis são:

  • Ivory (tonalidade clarinha, com fundo quente)
  • Peach (tonalidade clarinha, com fundo frio)
  • Nude (tonalidade mediana, com fundo neutro)
  • Beige (tonalidade bronze-clara, com fundo frio)
  • Bronze (tonalidade bronze-escura, com fundo quente)

Além disso, a presença do ácido hialurônico mantém a pele bem hidratada e ajuda na ação clareadora. Ele possui ainda toque bem sequinho (efeito mate), deixa a pele uniformizada instantemente e também agrega proteção contra a luz invisível

Principais características do protetor solar:

  • Embora a proposta de bastão agregue praticidade, isso pode comprometer o rendimento do produto.
  • Cobertura alta e toque seco
  • Ação eficiente para o clareamento de manchas, além de alto FPS e alto FPUVA. Por ser um protetor com cor, ele também permite barrar a luz invisivel.
  • Ácido hialurônico e ação anti-idade
  • FPS UVB 80 / FP-UVA 35

5. Protetor solar para melasma Mantecorp Episol Color

Por fim, a última opção da nossa lista é o protetor solar para melasma Mantecorp Episol Color. Mas, o que ele tem de bom? Para começar, estamos falando de um protetor com FPS 70 e que passou por algumas mudanças em sua fórmula. Outro ponto positivo é que, mesmo sendo um protetor com cor, ele apresenta 5 variações: extra clara, clara, morena, morena mais e negra. Portanto, as chances de dar certo nos mais diferentes tons de pele é excelente – pontinhos para essa marca!

Entre as maiores mudanças de sua fórmula, vale mencionar a retirada do polêmico filtro UV chamado oxibenzona, que tem grande potencial irritante. Além disso, é bom lembrar que ele não tem uma proposta tão sequinha, o que pode ser um ponto de atenção para quem possui a pele mais oleosa.

Principais características do protetor solar:

  • Filtros UV 100% químico (Tinosorb M, Parsol 5000, Uvinul T-150, Tinosorb S)
  • Fórmula densa com ação hidratante, mas sem toque seco
  • 5 variações de cor
  • Ideal para quem possui melasma, já que é um protetor com cor e que possui barreiras contra a luz invisível

Quer mais opções de protetor solar para o rosto? Então vale a pena conferir outros conteúdos sobre o assunto: