Como instalar purificador de água IBBL

Preparamos um passo a passo bem simples de como instalar o purificador

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você já decidiu comprar um purificador de água, que é uma versão aprimorada do filtro de água pois tem um sistema mais elaborado de limpeza que elimina bactérias, chegou a hora de aprender como instalar. Como a maioria dos modelos tem um processo de instalação bem simples, você mesmo consegue fazer sem precisar recorrer à assistência técnica. Caso sua escolha seja um purificador da marca IBBL, acompanhe aqui as dicas que reunimos para você saber como instalar purificador de água IBBL em sua casa ou local de trabalho.

Antes da instalação de seu purificador, vale seguir algumas recomendações, principalmente em relação à escolha do local ideal. O aparelho deve ficar longe do sol, para não prejudicar a conservação do produto e a refrigeração da água e em local seco, coberto e arejado. Se ficar em cima de um móvel ou bancada, certifique-se de que aguente um peso maior do que 10 kg, e se for fixá-lo na parede, use um cotovelo para evitar que a mangueira de água fique dobrada. De um Zoom e saiba qual passo a passo de como instalar purificador de água IBBL, lembrando que são dicas que servem para diversos modelos, como o E-Due, o E-Due Equilibrium e o Mio.

Confira uma seleção dos melhores purificadores de água de 2021

Passo 1 de como instalar purificador de água IBBL: instalação na parede

Se você não dispõe de espaço na sua cozinha para colocar o purificador de água em cima da pia, bancada ou móvel, escola a melhor localização na parede para fixá-lo. Para saber como instalar purificador de água IBBL, o primeiro passo é ter uma furadeira em mãos para usar os parafusos e buchas próprios, que vêm juntos do aparelho. Procure também no manual o gabarito, importante para orientar na hora de furar a parede – é preciso uma broca número 8 – para não errar a altura. O painel traseiro (ou suporte aramado maior) deve ser pendurado nos parafusos já presos às buchas na parede. Observe os espaços que devem ser deixados para um melhor desempenho: 10 cm nas laterais e 5 cm na traseira para entrada e saída de ar.

Passo 2 de como instalar purificador de água IBBL: instalação hidráulica

A parte mais fácil de como instalar purificador de água IBBL, a instalação na parede, já foi feita. Agora, vem a parte hidráulica que dá um pouco mais de trabalho. Mas como instalar purificador de água IBBL não requer conhecimentos técnicos, apenas atenção, fique tranquilo, basta seguir as orientações. O purificador IBBL vem equipado com um redutor de vazão já instalado no nipple e, caso sua casa ou trabalho não possua pressão de entrada adequada — um mínimo de 49,03 kPa (5 m.c.a.) – o melhor é retirar o redutor utilizando uma ferramenta pontiaguda.

Procure um ponto de água com rosca 1/2″ para efetuar a ligação hidráulica, feche o registro . Pegue a conexão (nipple) localizada dentro da pingadeira, passe fita tipo veda rosca e encaixe no ponto de saída de água. Conecte uma extremidade da mangueira na conexão nipple e depois conecte a outra extremidade na parte traseira do produto (no local indicado como entrada). Daí é só encaixar a mangueira ao máximo, aproximadamente por 2cm, dentro da conexão . Agora você pode abrir o registro para liberar o fluxo de água e assim verificar se há algum vazamento nas conexões. Caso seja necessário desencaixar do local indicado como entrada, pressione a trava na extremidade do conector e puxe a mangueira.

Com a instalação pronta, selecione no botão misturador a opção de água natural, gire o botão de acionamento e deixe escoar cerca de 5 litros para eliminar eventuais resíduos de carvão. Depois, acione a opção de água gelada e deixe escoar 1 litro. Atenção, nunca ligue o produto na tomada antes que a instalação hidráulica esteja finalizada e não movimente se ele estiver com o reservatório cheio de água.

Passo 3 de como instalar purificador de água IBBL: instalação elétrica e sistema de refrigeração

Agora que você acertou direitinho como instalar purificador de água IBBL, saiba que é preciso alguns cuidados em seu manuseio. Após a instalação elétrica, aguarde no mínimo por 2 horas e dez minutos para consumir água gelada. O purificador tem um sistema de refrigeração termoelétrica, com um volume do reservatório de água gelada geralmente de 0,8 litro. Caso esse volume acabe, é necessário aguardar o sistema refrigerar a água novamente.

Nunca utilize adaptador ou extensão para conectar o produto e sempre desligue o purificador da tomada sempre que fizer limpeza ou manutenção.

Leia também: