Quais os tipos de limpeza dos purificadores de água?

Conheça os diferentes tipos de limpeza de purificador de água aqui

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

A qualidade da água que bebemos é fundamental para a nossa saúde. Os purificadores de água são uma ajuda bem interessante nesse ponto, uma vez que prometem eliminar não só impurezas físicas, mas também fazer um combate em nível bacteriológico.

Contudo, nenhuma tecnologia (ou máquina) é 100% eficaz se não for feita a manutenção indicada por seu fabricante. A limpeza de purificador de água por dentro, por exemplo, vai garantir que os elementos filtrantes continuarão a realizar o seu processo de purificação da água, dentro da autonomia prevista para o modelo. Aqui embaixo, falamos um pouquinho mais sobre os diferentes tipos de limpeza desse tipo de aparelho. Dá uma olhada!

Quer saber como escolher purificador de água? Dá uma olhada no nosso guia de compras!

Limpeza de purificador de água: retrolavagem

No mercado existem alguns tipos básicos de processo de limpeza para purificadores de água. A retrolavagem é feita diretamente no elemento filtrante (ou seja: no purificador de água por dentro) e, as demais, em áreas externas de coleta e escoamento da água purificada.

A retrolavagem é encontrada na linha de filtros que ficam acoplados na rede de abastecimento de água, indicada para restaurantes, escolas e condomínios. Neste tipo, uma vez por semana, é liberado um contrafluxo através de uma torneira especial no purificador de água. O retorno da água libera as partículas que foram filtradas durante o período. Por ser uma limpeza física, necessita de um aparato especial, como um balde ou área de escoamento própria.

Limpeza externa de purificador de água

Os demais estilos de limpeza de purificador de água são bem mais simples e realizados na parte externa. Nesse caso, o processo vai depender do tipo de aparelho que você tem em casa, já que ele depende de compartimentos coletores ou escoadores de água purificada.

  • Purificadores com torneiras desmontáveis: com esse tipo de purificador de água, você só precisa destacar a torneira para fazer a lavagem externa - o passo a passo pode variar de marca para marca, então o ideal é que você siga o manual de instruções;
  • Purificadores com bandejas coletoras: nesse caso, a água acumulada nas bandejas deve ser descartada com frequência para evitar contaminação externa. As bandejas podem ser lavadas facilmente com esponja e o sabão de lavar louças que você usa entre uma e duas vezes por semana;
  • Purificadores com grades removíveis: aqui a limpeza é muito parecida com a das bandejas coletoras. Você vai precisar desmontar as peça que pode ser removida, lavar e colocar no lugar novamente.

Não sabe qual purificador de água comprar? Veja a lista com os melhores modelos do ano!

A troca do filtro também faz parte da limpeza de purificador de água por dentro

Além dos diferentes tipos de limpeza de purificador de água que nós já falamos aí em cima, outro ponto muito importante da manutenção do seu aparelho é a troca do filtro. A frequência vai mudar de acordo com o modelo e a quantidade de pessoas que usa o eletro, mas, geralmente, o processo é recomendado de seis em seis meses. Preste atenção ao manual de instruções para descobrir a melhor para você.

Leia Mais: