Purificador EOS Care centralizado em fundo de tijolos, com selo "Avaliado por Especialistas" carimbado na imagem.

Purificador de Ar EOS Care: modelo é completo e eficiente

Confira o review do purificador de ar da EOS e descubra como o aparelho pode ser útil na sua casa

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

O purificador de ar é um eletroportátil que nem todo mundo conhece e, por isso, não entende exatamente a importância no dia a dia. Mas se você convive com alergias ou problemas na saúde respiratória sabe o quanto ele é útil e benéfico - até para quem é completamente saudável. Nós recebemos da Frigelar o purificador EOS Care e, para testar a funcionalidade do aparelho, eu usei em casa. Aqui embaixo, conto como foi a experiência.

Imagem com foto do purificador, a nota 10 e a indicação de um dia de teste

Purificador de ar: para que serve?

Muita gente se confunde com as funções dos aparelhos que fazem parte da "família" do purificador de ar, como umidificadores, desumidificadores e climatizadores. Mesmo que sejam parecidos, cada um deles tem um propósito específico. No caso do purificador, como o nome deixa claro, esse objetivo é absorver o ar com bactérias, alérgenos e uma série de micro-organismos prejudiciais à saúde, limpar e devolvê-lo purificado e esterilizado ao ambiente. Enquanto isso, o climatizador é utilizado para refrescar cômodos de diferentes tamanhos e o umidificador e o desumidificador servem para aumentar e diminuir a umidade do ar respectivamente.

Prós e contras do purificador de ar EOS Care

Lista de tópicos dos prós e contras do purificador de ar

Prós: o aparelho é controlado por um painel touch intuitivo e fácil de mexer que pode ser travado. Sua estrutura é resistente e o manuseio das peças removíveis acontece com facilidade. O filtro tem vida útil longa e não é difícil de limpar. Além disso, ele tem um modo mais silencioso e suave para ser usado durante a noite e timer.

Contras: durante o uso em algumas velocidades, ele faz um barulho que pode incomodar quem é mais sensível com ruídos. Além disso, ele não tem um indicador de qualidade do ar, algo que tornaria o uso mais otimizado.

O que vem na caixa do EOS Care:

  • um purificador de ar;
  • manual de instruções.

Ficha técnica do purificador EOS Care

  • Indicação de uso: ambientes de até 50m²
  • Tipo de filtragem: filtro HEPA multicamadas com bactericida e carvão ativo e lâmpada de LED UV esterilizadora;
  • Recursos e funções: painel digital touch, função sleep, timer de até 8h, trava de segurança, botão para ligar/desligar a luz, modo automático, alça para transporte;
  • Tensão elétrica: bivolt;
  • Potência: 50W
  • Dimensões: 49,7 x 27 x 30,3 cm (AxLxP)
  • Peso: 4,6kg

Acabamento do purificador EOS

Foto do purificador de ar EOS centralizado na parede de tijolinhos
O purificador de ar EOS é robusto e resistente (Foto: Zoom)

O tamanho é uma das primeiras características a chamar atenção nesse purificador da EOS, mas assim como acontece com outros aparelhos, a capacidade dele interfere nas dimensões. Nesse caso, o eletro pode ser usado em ambientes de até 50m² e, por isso, é maior do que a média e uma opção para quem quer purificar o ar de cômodos grandes. Além disso, ele é bem resistente e bem acabado, tanto no corpo quanto na alça de transporte, no painel e na tampa traseira que "guarda" o filtro.

Com um pouco menos de 5kg, ele pode ser transportado com facilidade sempre que você precisar por causa da alça. Outro detalhe que facilita o uso em lugares diferentes é a tensão elétrica: como é bivolt, o aparelho pode ser levado até mesmo em viagens ou para casas de amigos e familiares.

Tipo de filtragem do purificador de ar EOS

Talvez um dos critérios mais importantes quando se trata desse tipo de aparelho, a filtragem do purificador de ar da EOS é funcional e super eficiente. Ela se divide em duas partes, o filtro HEPA e a luz com radiação UV. O filtro HEPA desse modelo tem cinco camadas para, segundo a marca, garantir eficácia contra 99,9% dos vírus e bactérias. São elas: a camada bactericida, o pré-filtro, o carvão ativo, o filtro HEPA e a UV Protect. Ele é bem fácil de limpar e só precisa ser substituído com 2200 horas de uso - o painel do aparelho mostra quando esse momento chegar.

A lâmpada de LED com radiação UV é um dos principais destaques desse modelo e é a responsável pela esterilização do ambiente. Explicando de forma básica, elas produzem um tipo de onda ultravioleta que é nociva para fungos, bactérias e outros micro-organismos, mas não afeta o ser humano como os raios de sol. Assim, ela mata uma série de seres microscópicos que podem fazer mal à nossa saúde mesmo sendo invisíveis a olho nu.

Usabilidade do EOS Care

Pessoalmente, esse foi o critério que mais me surpreendeu positivamente no aparelho da EOS. E eu explico o porquê: em testes de outros produtos da mesma marca, eu acabei tropeçando em dificuldades de montagem, manutenção ou manuais que não são tão claros quanto deveriam. Mas com o purificador foi tudo tranquilo. Ok, ele já vai montado e tudo o que é preciso fazer antes do primeiro uso é retirar a embalagem do filtro, mas até esse passo a passo é bem explicado nas instruções.

Close do painel do purificador de ar EOS
O painel digital do purificador de ar é touch e bem fácil de mexer (Foto: Zoom)

Além disso, o painel digital de funcionamento é bem intuitivo e funciona com toques. A única função que precisa que você pressione por mais tempo é a trava de segurança: basta apertar o botão de luz por três segundos.

Limpeza

A única manutenção que o purificador EOS Care pede é a limpeza periódica do filtro. Diferente da limpeza do filtro HEPA de aspiradores de pó, que pode acontecer com água corrente e sabão, nesse caso, a esterilização deve ser feita apenas com a luz do sol: deixe o filtro exposto por alguns minutos e depois coloque no lugar. Quando a troca for necessária, o painel acende uma luz indicadora.

Imagem da parte traseira do purificador de ar EOS desmontado com o filtro e a tampa
O aparelho é fácil de desmontar e limpar (Foto: Zoom)

Funcionamento do purificador de ar

Como já adiantei aí em cima, o painel digital desse aparelho é bem intuitivo e fácil de usar. Por isso, o funcionamento dele também é simplificado. Depois de ligar, você vai escolher o modo de uso na tecla MODE. A "Auto" determina a intensidade de filtragem de acordo com a qualidade do ar. Além dela, existem mais três níveis de intensidade: a H (high), que é mais alta, a M (medium), que é média e o modo Sleep, que tem uma filtragem mais suave, que acontece com menos ruído e também desliga as luzes.

Close do painel digital do purificador de ar ligado e aceso
Aceso, o purificador de ar da EOS fica assim (Foto: Ariel Cristina Borges)

O timer, por sua vez, pode ser programado para desligar o aparelho em duas, quatro ou oito horas. Depois dela, sobram as teclas de luz e de UV, que ligam e desligam as duas funcionalidades do aparelho.

Ah, e mesmo que essa não seja a principal função do aparelho, na intensidade mais forte ele tá dá uma refrescadinha no ar por perto dele.

Custo-benefício do EOS Care

Na hora do preço, o EOS Care se destaca dos outros por ficar numa faixa bem mais alta do que outros modelos. Essa diferença de preço é justificada pelo tamanho e capacidade do aparelho. Além disso, ele é bem eficiente, tem o diferencial da luz UV esterilizadora e, no fim das contas, acaba sendo um investimento que vale a pena - se você precisar das funções dele num ambiente grande.

Conclusão

No fim das contas, o purificador de ar EOS Care é bem satisfatório e eficiente. Ele tem bom custo-benefício para quem tem a necessidade e um orçamento mais alto. Os contras, no caso dele, são a produção de ruído no nível de filtragem alto e a falta de indicação da qualidade do ar, mas isso não impede um bom funcionamento. As peças são de fácil manuseio, a limpeza é simples e o manual é claro, ou seja: o investimento vale a pena!

Notícias relacionadas