Zoom indica em Relógios Inteligentes

Você sabe o que é a internet das coisas?

Estamos cada vez mais conectados pela internet das coisas, e a tendência é que surjam mais produtos a cada dia.

Internet das coisas
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A internet foi criada para trocar informações entre computadores e, hoje em dia, já é comum as pessoas se conectarem usando seus telefones celulares, ou smartphones, e até mesmo a televisão, ou smart TVs, como são conhecidas.

Mas você sabe o que é a internet das coisas? O termo é uma tradução para a expressão em inglês "Internet of Things" (IoT), que tem significado literal.

Isso quer dizer que a internet das coisas é a conexão entre objetos que fazem parte do nosso cotidiano, a fim de facilitar e tornar o dia a dia mais dinâmico. E isso inclui geladeiras, carros, drones, óculos e até aparelhos de ar condicionado.

Para alguns especialistas, a internet das coisas é um caminho sem volta, e o resultado vai ser um planeta totalmente conectado. Daí você pode pensar que essa é uma previsão futurista e que só seus netos irão viver isso, mas a verdade é que a internet das coisas já está presente na vida de muita gente, e vai alcançar mais e mais pessoas a cada dia.

Quer um exemplo prático? Já há alguns anos a Apple começou a vender iPhones e iPods com um aplicativo da Nike que ajuda a monitorar os exercícios físicos.

E como isso acontece? Você compra um sensor e coloca embaixo da palmilha do seu tênis Nike e o dispositivo envia informações para o gadget da maçã. Isso nada mais é do que uma das muitas utilidades da internet das coisas.

Se você quer fazer parte da internet das coisas, o primeiro passo é investir em um smartphone, já que os demais dispositivos, no geral, são controlados pelo celular, como é o caso dos relógios inteligentes, que são a grande aposta de muitas marcas.

Um modelo bem bacana é o LG G Watch. Basta você parear o relógio inteligente a um smartphone com Android 4.3 ou superior que as notificações do celular serão mostradas no seu pulso.

E como ele tem um microfone interno, dá para enviar mensagens de texto e até responder e-mails pelo comando de voz. Ou seja, você só vai precisar tirar o smartphone do bolso quando realmente for necessário.

Outra maneira de trazer a internet das coisas para o seu dia a dia é usando esta geladeira Brastemp. Assim como os relógios inteligentes, ela depende de um smartphone.

Através do Wi-Fi, você conecta os dois aparelhos e pode controlar a Central Inteligente, um painel touchscreen na frente da geladeira que te ajuda a controlar a validade dos alimentos, guarda seus contatos, mostra a previsão do tempo e pode até exibir fotos.

Mais um exemplo de que a internet das coisas já pode fazer parte da sua casa é este ar condicionado Midea de 9000 BTUs, que tem Wi-Fi.

Baixando um aplicativo (disponível para iOS e Android), você pode integrar o seu smartphone ou tablet e controlar o ar condicionado mesmo sem estar em casa. Já pensou, ligar o aparelho quando estiver voltando para casa e chegar lá e encontrar o quarto geladinho?

Outro produto que pode ser bastante funcional é uma câmera digital com Wi-Fi, como é o caso da Nikon Coolpix L840. Além do Wi-Fi, que permite compartilhar na hora fotos nas redes sociais ou enviar por e-mail, por exemplo, essa câmera também conta com mais tecnologia – a NFC. Com isso, você pode enviar suas fotos para smartphones e tablets compatíveis (tecnologia NFC disponível para aparelhos Android a partir da versão 4.0), e compartilhar de um jeito bem prático.

 

Agora que você já sabe mais sobre a internet das coisas, que tal dar uma voltinha pelo Zoom para conhecer outros produtos? Aqui você ainda pode comparar os preços para economizar em todas as compras!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em relógios inteligentes