Zoom indica em Relógios Inteligentes

O que é smartwatch?

Conheça os smartwatches, ou relógios inteligentes, e saiba como eles podem facilitar a sua vida.

Smartwatch
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Os relógios inteligentes não são exatamente uma novidade. Ainda nos anos 1980 eram vendidos "relógios-calculadora", por exemplo. Meio sem graça, né? Mas a boa notícia é que eles acompanharam a evolução tecnológica.

Atualmente, eles são conhecidos também como smartwatch ou relógio celular, e a maioria serve basicamente para integrar relógio e smartphone. Isso quer dizer que eles não são só acessórios que marcam as horas, mas servem para facilitar o seu dia a dia.

Por exemplo, com o seu relógio inteligente integrado ao seu smartphone, é possível deixar o celular no bolso ou na mochila e receber notificações das redes sociais, ler uma SMS ou até atender ligações, dependendo do modelo de smartwatch.

Ou seja, praticamente todos os relógios inteligentes dependem de informações recebidas de um smartphone, geralmente via Bluetooth. Outra semelhança entre smartwatch e celular é a bateria, que também precisa ser carregada.

Veja preços de smartwatches

Eles ainda podem ser usados para te ajudar nos exercícios, já que há modelos de smartwatch com monitor cardíaco, para você ficar de olho nos seus batimentos.

Além disso, os smartwatches podem ter comando de voz para abrir e-mails, enviar mensagens ou até para você pedir que o relógio inteligente te mostre um endereço ou te guie até algum lugar.

Aliás, tem até smartwatch com câmera e ainda os que rodam sistemas operacionais como o Android Wear ou o Tizen, presente nos modelos de relógio Samsung, o que permite usar aplicativos no relógio inteligente.

Outra utilidade bacana é o pagamento de contas usando a conexão NFC do smartwatch. Essa é uma função ainda não muito encontrada nos modelos, mas presente no relógio inteligente da Apple, o Apple Watch. Mas vale lembrar que ele só funciona com iPhone 5 ou uma versão mais recente do aparelho, como o iPhone 6.

Já o design dos relógios inteligentes pode ser de diversas maneiras: quadrado, redondo, ou até mesmo parecendo uma pulseira, como o Samsung Gear Fit. E ainda tem modelos de smartwatch com "tela" touchscreen.

O lado ruim dos smartwatches, com certeza, é o preço. Mas como toda tecnologia, a tendência é que se popularize e as marcas consigam trazer modelos mais acessíveis.

Por enquanto, os modelos disponíveis podem até ser um pouco caros, mas já trazem muitas funcionalidades para te ajudar no dia a dia.

Agora que você já sabe mais sobre os smartwatches, que tal dar uma voltinha pelo Zoom para descobrir mais produtos? Aqui você ainda pode comparar preços para comprar sempre mais barato.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em relógios inteligentes