Entenda antes de comprar em Sapato

Como amaciar sapatos apertados?

Se apaixonou pelo sapato, mas ele está apertando demais? Veja dicas práticas de como amaciar o seu mais novo modelo.

por Yasmin Miranda - Especialista em Moda, Beleza e Saúde.

Quem nunca sentiu aquele machucado no calcanhar depois de um dia inteiro com um par de sapatos maravilhosos, mas super desconfortáveis? A gente também ama sapatos e sabe que muitas vezes nossos pés podem sofrer com os calçados que mais gostamos.

Mas sabia que é possível minimizar esse desconforto? Separamos algumas dicas práticas para você descobrir como amaciar o sapato aqui no Zoom. Confira com a gente!

Use o sapato antes de sair de casa para identificar onde ele aperta

Antes de sair pra rua, vista o sapato em casa mesmo. Pequenas caminhadas ou alguns minutos de uso, já podem deixar o modelo mais acostumado ao formato dos seus pés.

Além disso, tente sentir quais áreas do seu pé podem ficar mais apertadas ou desconfortáveis durante o dia. Se você não está usando meias, vale a pena recorrer ao bom e velho band-aid para proteger o calcanhar um um dedinho mais apertado.

Um secador de cabelos também pode te ajudar a lacear o sapato

Isso pode parecer esquisito à primeira vista, mas saiba que existe uma técnica bem famoso para que o seu sapato ceda um pouco usando apenas meias e um secador.

Vista meias grossas e calce o sapato em questão. Em seguida, posicione o secador a uma distância segura dos pés e deixe esquentar por alguns minutos. O calor vai fazer com que o material do sapato se expanda, e aos poucos o calçado vai ceder ao formato dos seus pés, garantindo mais conforto quando você for utilizar por mais tempo.

Hidratante nos pés pode ser uma solução para calçados apertados

Essa é outra técnica bem simples, mas eficaz. Hidratantes são ótimas pedidas para os pés e podem ser utilizados também direto nos sapatos.

Aplique o hidratante dentro do sapato nas áreas de maior dor ou fricção. Isso vai deixar o contato com os pés mais macio e deslizante, evitando machucados por atrito. 

Use gelo para amaciar sapatos muito duros

Outra dica inusitada para amaciar sapatos é gelo. Pegue saquinhos plásticos e encha com água de forma que ela não vaze. Dê um nó firme e coloque os saquinhos dentro dos sapatos problemáticos.

Em seguida, deixe os sapatos no congelador, até que a água vire gelo. Ao contrário de outros materiais que se contraem com o frio, a água expande quando vira gelo. Isso vai fazer com que o couro ou tecido do sapato se estique e fique mais laceado, e, consequentemente, mais confortável.

Apesar de todas essas dicas, lembre-se que o mais importante é a sua saúde e bem-estar, ou seja, não adianta forçar a barra quando o sapato te incomodar demais.

Mas a gente garante que essas técnicas já vão ajudar bastante você a amaciar os sapatos preferidos que às vezes não encaixam tão bem em nossos pés.

 

Leia também:

Melhores Tênis Casuais do Ano

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!