Três mulheres fazendo yoga

Benefícios da yoga: conheça as vantagens da prática para corpo e mente

Mais concentração, melhor condicionamento físico e diminuição do estresse são alguns dos benefícios da yoga para os praticantes. Veja mais na matéria!

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Mais qualidade de vida e vantagens tanto para o corpo quanto para a mente. Nada mau para começar a lista dos benefícios da yoga, não é? Cada vez mais famosa no ocidente, essa prática vem sendo buscada por pessoas que procuram uma atividade completa para a rotina. E a boa notícia é que qualquer um pode começar - não há restrição de idade, condicionamento físico ou qualquer outro fator.

Por sinal, segundo Maria Clara (@varandayoga), que é professora de yoga, tudo que você precisa para se dar bem como iniciante é disposição. Aí, aos poucos, conforme for evoluindo na prática, vai poder aproveitar todos os benefícios da yoga no dia a dia. Então, que tal conhecer melhor quais são eles? Com a ajuda da especialista, criamos vamos falar o que é, para que serve e quais são as vantagens da atividade. Confira!

O que é e para que serve a yoga?

Mulher fazendo yoga dentro do quarto

Antes de falar sobre os benefícios da yoga, é importante deixar claro que essa atividade é muito mais do que apenas uma forma de alongamento. A yoga, na verdade, é uma filosofia de vida originada na Índia há mais de 5 mil anos. Ela tem o objetivo de trabalhar corpo e mente ao mesmo tempo - e, justamente por isso, a palavra yoga significa 'unir'. Legal, né?

É por isso que, na prática, a yoga serve para trazer relaxamento ao corpo, fortalecimento dos músculos e desenvolvimento da flexibilidade. Mas, ao mesmo tempo, também trabalha as emoções, a concentração e a tranquilidade mental. Ela, por sinal, não é praticada de uma só forma: existem diversos tipos de yoga com práticas diferentes para todos os gostos.

Já conhece os diferentes tipos de yoga? Clique aqui e confira nosso artigo para conhecer os principais!

Quais são os benefícios da yoga para o corpo?

Homem fazendo yoga

Embora a yoga não seja apenas uma atividade física, os exercícios da prática podem gerar mais condicionamento ao corpo. De acordo com a professora, isso acontece porque as posturas funcionam trabalhando nossa estrutura como um todo: músculos, membros e articulações. Dependendo do tipo de yoga escolhido, por sinal, esse ganho em resistência corporal pode ser ainda mais intenso! Além disso, em alguns casos, a prática da yoga pode até levar à perda de peso - tanto pela questão da prática física em si, quanto pelo trabalho da mente.

"Uma mente menos ansiosa e mais tranquila nos leva para um estado mais relaxado e menos compulsivo", explica Maria Clara.

Dentre os principais benefícios da yoga para o corpo, a professora também destaca:

  • Aumento da flexibilidade e um corpo mais alongado;
  • Tonificação dos músculos, já que muitas posturas de yoga exigem mais da musculatura;
  • Melhora significativa da postura graças à busca pelo alinhamento corporal durante a atividade;
  • Ajuda (e muito!) na prática correta de outros exercícios físicos, já que os exercícios promovem mais consciência corporal;
  • Diminuição das dores por meio do fortalecimento do corpo como um todo - principalmente coluna e costas;
  • Melhora no funcionamento do intestino e dos órgãos em geral.

Quais são os benefícios da yoga para a mente?

Casal fazendo yoga em casa

E os benefícios da yoga não param por aí, viu? Segundo a professora Maria Clara, uma boa prática de yoga funciona como um detox não só para o corpo, mas também para a mente. Isso acontece porque, durante a prática, um dos objetivos é trabalhar o equilíbrio mental, garantindo que o praticante se concentre nas posturas e no momento presente. Graças a isso, muitas pessoas escolhem começar o dia com a prática da yoga, por exemplo. Tudo para fortalecerem a mente antes do trabalho ou estudo.

"É um momento de praticar presença e esvaziar um pouco os diversos pensamentos que temos. Isso nos traz uma sensação de paz e de clareza mental", explica ela.

Por isso, alguns dos benefícios da yoga para a mente são:

  • Melhora na concentração e na capacidade de focar, afinal, durante a aula, os praticantes estão constantemente exercitando a mente para se manterem presentes;
  • Sensação de mais serenidade graças à prática de manter o movimento e a respiração juntos durante as posturas, de forma consciente;
  • Redução do estresse e da ansiedade, “limpando” a mente dos pensamentos durante a atividade.

Como começar a praticar yoga em casa?

Mulher fazendo yoga em casa

Se a sua ideia é aproveitar todos os benefícios da yoga em casa, não tem mistério. De acordo com a professora Maria Clara, tudo que você precisa é de disposição, roupas leves e um tapete confortável que atenda às suas necessidades. A escolha do tapete, por sinal, pode seguir alguns critérios para ser ainda mais assertiva. O tipo de yoga que você vai praticar, o local que pretende fazer a atividade e a sua grana destinada para esse investimento contam bastante na decisão.

Quer entender melhor como escolher o tapete de yoga ideal para você? Confira todas as dicas deste artigo aqui!

Mas, para além de apenas itens, existem algumas informações que todo iniciante da prática da yoga precisa saber antes de começar. Pensando nisso, criamos o artigo sobre yoga para iniciantes: o que você precisa saber e ter para começar. Clique no link e aproveite para pegar algumas dicas gerais da especialista e já iniciar a prática com mais informação.