Homens e mulheres com roupas de yoga

Roupas de yoga: modelos e dicas para usar na hora de se vestir

A roupa de yoga está longe de ser só um detalhe para quem começa a prática. Confira algumas dicas que podem te ajudar na escolha!

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Parece apenas um detalhe, mas não é: a roupa de yoga precisa, sim, ser escolhida com atenção antes da atividade. Sabe por quê? Por causa das posturas e exercícios que trabalham bastante o condicionamento físico e a flexibilidade. E isso vale tanto para as modalidades de yoga mais leves e contemplativas quanto para os estilos mais intensos. Em qualquer uma delas, usar tops, blusas, calças ou shorts confortáveis faz toda diferença.

Para ajudar nessa escolha, convidamos a especialista Maria Clara (@varandayoga), que é professora de yoga e entende do assunto. Com a ajuda dela, vamos te explicar por que usar a roupa de yoga certa é importante. Além disso, ainda daremos dicas de como escolher o modelo ideal e quais tipos de vestuário são os mais adequados. Continue lendo a matéria e confira!

Também está a procura do tapete de yoga ideal? Clique aqui para ver a nossa lista com os melhores modelos do mercado.

Por que a roupa é importante na hora de praticar yoga?

Casal fazendo yoga na sala de casa

Da mesma forma que o tapete ajuda durante a atividade, a roupa certa pode facilitar e muito a boa prática da yoga. "Estar confortável, se sentindo bem e sem nada incomodando faz com que a aula flua melhor", explica a especialista Maria Clara.

A professora ainda lembra que praticar yoga é estar presente. Isso significa que, durante a aula, o ideal é que o praticante se concentrar ao máximo no 'agora', nos movimentos e na respiração. E, até nisso, a escolha da roupa de yoga pode influenciar.

"Já temos diversas distrações externas. Som, cheiros, trânsito, sensações… Tudo isso pode tirar nossa mente desse estado de presença. Não precisamos de roupas incomodando pra dificultar ainda mais esse processo de meditação, né?", reforça a especialista.

Qual tipo de roupa de yoga feminina usar durante a prática?

Mulher sentada no tapete de yoga em casa

Quando o assunto é roupa de yoga feminina, existem algumas opções mais usadas por praticantes. As peças, por sinal, são bem parecidas com as comuns de academia. Assim, algumas alternativas para usar durante a atividade são:

1. Top de academia tipo nadador

Bastante usado para atividades físicas em geral, o top de academia tipo nadador é uma opção que une conforto e segurança. As opções mais confortáveis, por sinal, costumam ser confeccionadas em tecidos como poliéster ou poliamida e elastano, por exemplo. Esses tecidos deixam o top firme na medida certa e, assim, você vai conseguir se sentir segura até mesmo enquanto faz as posturas de yoga mais complexas. Tem alguma cor preferida? Veja neste link as opções diferentes de top tipo nadador e escolha a sua!

2. Top de academia com alças largas

Por outro lado, se você precisa de um top que ofereça o máximo de sustentação possível, vale a pena apostar no modelo com alças largas, como o que está acima. Para essas versões, segue a mesma regra de dar preferência aos tops que tenham poliéster, por ser um tecido respirável. Esse tipo de material permite que a transpiração durante a prática de yoga passe através do top, garantindo um pouco mais de conforto no exercício. Se quiser dar uma olhada em modelos, confira este link aqui com ofertas de top de academia!

3. Camiseta ou regata feminina

Há quem prefira usar só o top como roupa de yoga - esse é o seu caso? Se sim, também é possível colocar uma camisa regata feminina por cima do sutiã esportivo e realizar a prática da yoga! Nessa peça, o tecido pode variar entre algodão e poliester, que são duas opções também respiráveis e consideradas ideais para a prática de atividades físicas. Vale a pena dar uma olhada em ofertas de regata feminina nesse link aqui!

4. Calça legging feminina

A calça legging é quase unanimidade quando se fala de roupa de yoga, e o motivo é simples: mais flexibilidade e discrição durante os movimentos. Apesar de estar disponível em diferentes modelos, é interessante optar por materiais específicos. As calças confeccionadas em poliamida, poliéster e/ou elastano, por exemplo, garantem um pouco mais de conforto e melhor ajuste ao corpo. Veja só algumas ofertas e modelos de calça legging clicando aqui!

5. Calça feminina tipo pijama

Na prática da yoga, também existe a possibilidade de usar roupas mais folgadas s e igualmente confortáveis. Uma dessas é a calça tipo pijama, que diferentemente da legging, não é tão justa ao corpo. Sua confeccção costuma ser em tecidos mais leves, como viscose e elastano, ou até poliamida. Uma vantagem desse modelo é poder usar a calça até mesmo para outras atividades além da yoga. Que tal dar uma olhada em opções? Veja neste link algumas ofertas de calça tipo pijama para yoga!

6. Shorts

Para quem prefere um pouco menos de pano na roupa de yoga, os shorts também são opções bem confortáveis. Eles podem ser mais justos ao corpo, como os confeccionados em poliamida de alta compressão, por exemplo. Além deles, também existem as opções mais soltinhas, geralmente feitas de poliéster e elastano. As duas opções são maleáveis e garantem flexibilidade. Quer ver só? Confira aqui ofertas de short para fazer yoga!

Qual tipo de roupa de yoga masculina para usar durante a prática?

Homem sentado fazendo yoga

Da mesma forma que as femininas, as roupas de yoga masculinas também são bem parecidas com as opções usadas para musculação, por exemplo. Ainda assim, é possível variar usando peças menos convencionais que ajudam a dar mais flexibilidade durante a atividade.

1. Camiseta ou regata masculina

Para ter um pouco mais de conforto durante a prática, especialmente nos dias de verão, vale apostar na regata masculina como roupa de yoga. No entanto, se você prefere o modelo com mangas, a camiseta também entra na lista de opções. Assim como nas roupas femininas, é interessante procurar por modelos que misturem algodão e poliéster. Essa combinação é a mais certeira para fugir de camisas que piniquem ou incomodem durante a yoga.

Para tirar a dúvida de qual modelo escolher, veja neste link opções de camisetas e regatas para fazer yoga!

2. Short ou bermuda tipo calção

Já para a 'parte de baixo' da roupa de yoga masculina, quem opta pelo estilo bermuda ou short também ganha em mais conforto nos dias quentes. Os shorts de neoprene, que são aqueles um pouco mais justos no corpo, vão garantir flexibilidade e conforto para as posturas mais desafiadoras da yoga. O investimento pode ser um pouco mais alto, mas vale a pena! Esses são os melhores para você? Então aproveite pra ver aqui algumas ofertas de short de neoprene!

Mas, se ainda assim você preferir o estilo clássico de bermuda tipo calção, a boa notícia é que não faltam opções! Por serem o modelo mais usados pelos homens para atividades físicas em geral, não falta disponibilidade de marcas, cores e modelos - geralmente confeccionados em poliéster para mais maleabilidade. Esse é o seu tipo preferido? Então clique aqui e aproveite as ofertas de calção esportivo para homens.

3. Calça legging masculina

Já experimentou a legging masculina? Essa opção é ideal para aqueles que querem o conforto máximo durante a prática da yoga. Assim como no caso da roupa de yoga para mulheres, a calça legging em homens é a pedida ideal para mais flexibilidade durante as posturas, especialmente as intensas. Se for dar uma chance ao modelo, não se esqueça de preferir as leggings confeccionadas em poliamida, poliéster e/ou elastano. Confira aqui neste link as ofertas de modelos masculinos!

Como escolher a roupa de yoga ideal?

Três mulheres fazendo yoga ao ar livre

Que não faltam opções diferentes de roupa para yoga você já percebeu. Mas, afinal de contas, como escolher a ideal? Nesse caso, a professora Maria Clara diz que não existe exatamente uma regra.

"Para as práticas mais fluidas e intensas, não ter 'pano sobrando' me ajuda com as posturas e os movimentos em geral. Mas, existem pessoas que preferem o contrário: roupas largas e soltas. Por isso, o ideal é experimentar na prática", explica.

Para a especialista, o melhor é que cada um entenda o tipo de prática que vai fazer, e a partir disso, experimentar algumas opções. Usando as roupas durante a atividade você vai perceber o que te deixa mais confortável ou não.

Qual é a melhor roupa de yoga para cada tipo de yoga?

E por falar em tipos de yoga, você já conhece alguns? Sabe qual pretende fazer? Na prática, existem pelo menos 4 estilos mais famosos, e cada um deles costuma ser praticado com diferentes roupas. Embora não seja regra, é interessante considerar o que a maioria dos praticantes prefere, certo? Sendo assim, a dica é:

- para praticantes do Hatha Yoga e Kundalini Yoga, que são consideradas modalidades mais leves, é possível tentar peças mais confortáveis e com mais sobra de pano, como os shorts e calças mais frouxas, além das camisetas.

- já para praticantes do Ashtanga Yoga e Vinyasa Yoga, que contam com mais movimento durante a aula, pode ser que peças mais justas ao corpo como os shorts de neoprene, tops e calças tipo legging sejam as mais indicadas.

Conhece as diferenças entre esses tipos de yoga? Clique aqui e veja nossa matéria sobre o estilos diferentes da prática!