Aula de yoga com homens e mulheres

Yoga para ansiedade: benefícios e técnicas que podem ajudar

Entenda como começar a prática da yoga para ansiedade pode ser uma boa maneira de reduzir os sintomas de estresse no corpo e mente

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Já ouviu falar sobre a prática da yoga para ansiedade? A atividade, que busca desenvolver não só o condicionamento do corpo, mas uma mente mais clara e objetiva, pode ser uma ótima opção para quem busca relaxamento mental e físico. E o melhor de tudo é que você não precisa de muito para começar! Com roupas de academia confortáveis e um tapete de yoga já é possível aproveitar os benefícios, seja em casa ou num estúdio.

Mas, afinal, por que praticar yoga para ansiedade funciona? E quais são exatamente esses benefícios? Convidamos a especialista Maria Clara (@varandayoga), que é professora de yoga, para explicar porque a união das posturais corporais, técnicas de respiração e meditação ajudam a trazer mais positividade e força para o dia a dia. Veja só!

Já tem um tapete de yoga para começar a prática em casa? Clique aqui para conferir a nossa lista de melhores opções do mercado!

Por que apostar na yoga para ansiedade?

Três mulheres fazendo yoga

Você sabia que, desde 2017, nosso país tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo? Mas a boa notícia é que, seja qual for o grau do problema, a yoga pode ajudar a reduzir os sintomas. Isso acontece porque, segundo a professora Maria Clara, a yoga é um convite para se estar no tempo presente. Diferentemente do que acontece em mentes ansiosas que, no geral, estão sempre no passado ou no futuro.

"Somos bombardeados o tempo todo com inúmeras informações, notícias e estímulos. Isso faz com que a mente fique o tempo todo em alerta, a mil, abarrotada de pensamentos muitas vezes desnecessários. Isso reflete na nossa respiração e no nosso estado de espírito", explica.

Assim, como a yoga se propõe a trabalhar o equilíbrio entre cabeça e corpo, ela acaba sendo uma forma de controlar essas oscilações. De acordo com a especialista, a prática é uma forma de tirar um momento do dia (ou da semana) para se concentrar nas posturas, na respiração e no presente.

Quais os benefícios da yoga para a ansiedade?

Mulher fazendo yoga em casa

E então, apostando na yoga, o que esperar de diferente na rotina? A resposta para essa pergunta é simples: uma melhora tanto no aspecto físico quanto no mental. Legal, né? Falando mais especificamente, alguns dos benefícios da yoga para ansiedade são:

  • Mais relaxamento no corpo, diminuindo a tensão muscular nas partes do corpo;
  • Concentração no momento presente, quebrando o ciclo de pensamentos sobre passado e futuro;
  • Melhora na respiração e, consequentemente, mais relaxamento;
  • Redução da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, gerando sensação de tranquilidade.

Quais posturas de yoga para ansiedade são as mais indicadas?

A prática da yoga é feita através de diferentes posturas (também chamadas de asanas). Elas podem ser mais fáceis ou mais complexas, mas todas podem ser executadas na busca por mais relaxamento no combate ao estresse e ansiedade. Se quiser aprender algumas posições de yoga para iniciantes, clique aqui e veja algumas dicas!

Ainda assim, para Maria Clara, as pranayamas podem ajudar até mais do que as posturas quando o assunto é o controle da ansiedade. Ja conhece? Pranayamas são exercícios respiratórios que fazem parte do universo do yoga e ajudam a relaxar. Elas são boas aliadas porque, ao direcionar sua atenção para a respiração - e não para os pensamentos - você consegue focar no momento presente.

Qual é o melhor tipo de yoga para ansiedade?

Casal fazendo yoga em casa

Segundo Maria Clara, toda prática de yoga pode ajudar a acalmar a ansiedade, desde que seja feita com concentração e presença.

"Estar no nível de consciência oferecido pela yoga relaxa a mente, dissipa os pensamentos e funciona como um 'reiniciar' na mente. É quando limpamos tudo aquilo que estava a mais ali dentro da cabeça, promovendo uma clareza mental", detalha.

E se você ainda não conhece os tipos de yoga, neste link aqui é possível conferir os 4 principais (hiperlink). E vale dizer: apesar de parecem bem diferentes entre si, os estilos de yoga são apenas maneiras distintas de chegar ao mesmo objetivo: o equilíbrio entre corpo e mente por meio de uma prática relaxante. Basta escolher a prática que se parecer mais com o seu estilo e aproveitar. O segredo para descobrir é experimentar!

O que é preciso ter para começar a fazer yoga para ansiedade?

Não é exagero dizer que basta um conjunto de roupa de academia confortável e um tapete de yoga para começar a prática, viu? Mas caso você não tenha esses itens em casa, algumas dicas podem ajudar na hora da compra. Quanto às roupas, vale dar uma olhada nesse link aqui para conferir ofertas de calças legging - elas podem te deixar mais à vontade quando precisar de flexibilidade durante as posturas.

Já quanto ao tapete de yoga, existem diferentes modelos no mercado. Existem os mais finos e em conta, feitos de EVA; os médios e com preço um pouco mais alto, feitos de TPE; e os mais aderentes e consideravelmente mais caros, feitos de PU ou Borracha Natural. A escolha entre eles depende de alguns fatores, como o local em que você pretende realizar a yoga para ansiedade, por exemplo.

Quer entender quais critérios considerar? Confira nesse link aqui o nosso artigo sobre como escolher o melhor tapete de yoga!

Experimente outras atividades físicas junto à yoga para ansiedade

Mulher se exercitando em casa

Além da yoga, atividades físicas que exigem concentração - como a musculação, por exemplo - também podem ajudar no controle da ansiedade. Durante o treino de força, por sinal, o aumento na produção do hormônio endorfina também ajuda a gerar sensação de bem-estar, alívio e relaxamento. Então, por que não aliar a yoga para ansiedade com a musculação?

Para quem tem interesse em começar os treinos no conforto do lar, vale a pena considerar uma estação de musculação - especialmente se você tiver espaço em casa. Quer ver alguns modelos? Confira aqui a nossa lista de melhores opções de estação de musculação neste link. Mas, se preferir começar investindo um pouco menos, uma boa opção é comprar kits com pesos de academia. Clique neste link para entender quais são os melhores e aproveite!