Logo Zoom
Logo Zoom

Se você entrou para o time da escova secadora há pouco tempo, certamente está aproveitando toda praticidade que ela oferece na rotina, né? Só que para esse bom relacionamento com o seu novo item de beleza durar por longos meses (ou anos, por que não?), é preciso tomar alguns cuidados com a escova secadora no dia a dia. Isso porque pequenos detalhes - desde a forma como você apoia ela nas superfícies, até a maneira como dobra o fio após o uso - influenciam bastante na vida útil desse aparelho.

Não sabia disso? É que, por ser um produto novo, pouco se fala ou divulga sobre o assunto - mas a gente pode te ajudar! Arraste a tela para ficar por dentro de tudo que você precisa saber sobre os cuidados com uma escova secadora em casa. E a gente já adianta que não é nada difícil, viu? São detalhes fáceis de adaptar - vê só!

Aproveitando, que tal saber quais são as melhores escovas secadoras do mercado? Clique para ver a nossa lista!

1. Tente desligar a escova secadora por 15 a 20 segundos durante a escovação

Experimente dar um descanso de 15 segundos durante a escovação de cada mecha para evitar superaquecimento (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A economia de tempo é um dos maiores benefícios da escova secadora, né? Se antes a escovação só com o secador e escova de cabelo de cabelo levava cerca de 1h, com a escova secadora esse tempo médio cai para 30 ou 40 minutos - o que é ótimo! Mas ainda que seja tentador acelerar o ritual de escovação, não é tão recomendado que você seque todas as mechas do cabelo de uma vez só, sem pausas.

O ideal, para garantir que não haja superaquecimento ou esforço demais do motor, é que você desligue a escova secadora por 15 a 20 segundos durante o uso - por exemplo, nos intervalos da escovação de uma mecha de cabelo para a outra. Isso vai ajudar a aumentar a durabilidade do seu aparelho e nem vai atrasar tanto o resultado final, viu? Pode fazer as contas!

2. Procure apoiar a escova secadora em pé ou em um pano macio para proteger as cerdas

As cerdas correm o risco de amassarem quando a escova secadora é apoiada diretamente na superfície mais rígida 

Outro ponto super importante no cuidado com a escova secadora é dar uma atenção extra às cerdas. Durante essa pausa aconselhada de 15 a 20 segundos (e também quando terminar de usar o aparelho), procure sempre apoiar a escova secadora em pé (de cabeça para baixo, com o fio para cima) ou deitada sobre um pano bem macio. Dessa maneira, as cerdas (ainda quentes) não ficarão amassadas pelo contato com a superfície.

Repare só: assim que compramos, as cerdas da escova secadora estão bem retas e certinhas - no entanto, com o tempo e o uso, elas começam a curvar e mudar de posição. Isso pode acabar afetando no resultado final da escova como um todo, prejudicando o alisamento e modelagem. Para retardar o problema, é só seguir a dica e diminuir o contato direto de superfícies rígidas com as cerdas.

Já conhece a Escova Secadora Philco Soft Beauty Cherry? Testamos o modelo e fizemos um review contando todas as nossas impressões, confere só!

3. Evite desligar a escova secadora direto na tomada

É importante desligar primeiro a escova secadora e, então, desplugar a tomada

Na pressa, é bem provável que você já tenha desligado a sua escova secadora puxando o fio diretamente da tomada. Parece inofensivo, ainda que às vezes, mas é realmente melhor evitar, viu? Isso ocasiona uma parada brusca do motor e, com o tempo, pode levar à queima ou falha dessa parte do produto. Portanto, não se esqueça: desligue a escova secadora primeiro e, então, tire-a da tomada!

4. Experimente usar uma extensão elétrica para não esticar demais o fio da escova secadora

O fio da escova secadora é curto demais? Não se preocupe, uma extensão elétrica pode ajudar! (Foto: Reprodução/Shutterstock)

E por falar em puxar o fio de maneira brusca da tomada, pode ser que isso esteja acontecendo sem querer - apenas porque o comprimento do cabo é curto ou a tomada da parede fica muito longe do seu espelho. Nesse caso, a dica é comprar uma extensão elétrica como essa que sugerimos aqui embaixo.

Ela tem 5 metros de cabo, o que costuma ser suficiente para que você consiga se movimentar sem correr risco de desligar a escova secadora, ou de esticar demais o fio do aparelho. E o legal é que essa extensão permite ligar máquinas e equipamentos com plugues mais grossos, de 20 amperes. Vale dar uma olhada!

5. Procure enrolar o fio da escova secadora em formato de '8' após o uso

A forma correta de enrolar o cabo da escova secadora é formando um '8' durante a dobra 

Agora, uma pergunta importante: como você enrola o fio da sua escova secadora após o uso? Sabia que embolar ele em volta do aparelho pode ser uma péssima ideia? Embora seja comum, essa prática pode levar ao rasgo externo do cabo, ou até mesmo à quebra de fios internamente. Em pouco tempo, esse hábito pode fazer com que a sua escova secadora apresente problemas de mau contato, parando 'do nada' durante o uso - até pifar de vez!

Melhor prevenir, né? Para isso, o truque é enrolar o fio em volta de si mesmo, em voltas bem largas, formando um '8' com o cabo (que é a maneira como ele costuma vir dobrado de fábrica na caixa). Por fim, é só passar um velcro ou elástico no meio (como mostra a foto acima). Assim, o fio não será contorcido demais, permanecendo íntegro e sem risco de defeito na parte elétrica.

6. Não se esqueça de remover o cabelo preso nas cerdas a cada uso

Para finalizar, uma dica de limpeza que também ajuda a aumentar a vida útil da sua escova secadora: experimente remover os cabelos que ficam presos nas cerdas do aparelho logo após o uso. Por incrível que pareça, esse cuidado com a escova secadora não é só estético, viu? Remover esses fios é importante porque, se ficarem acumulados, eles podem acabar amassando as cerdas ou, pior, entrando no interior da escova (onde fica o motor) e causando problemas de funcionamento do aparelho.

Para higienizar da melhor forma, a dica é usar um pente largo. Com ele na horizontal, vá empurrando gentilmente os fios de baixo para cima. Assim, eles se desprenderão das cerdas e você conseguirá removê-los. Simples, né? Mantendo esse e os outros cuidados indicados aqui, você consegue ter a escova (e fiel escudeira) com você por muito mais tempo!