Mulher sentada na banheira enquanto usa escova secadora para alisar os cabelos

Escova secadora vale a pena? Saiba como escolher a melhor para você

Veja dicas valiosas para garantir que a escova secadora vale a pena e acerte na compra

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Não é preciso ser expert no assunto para descobrir que a escova secadora vale, sim, a pena! Combinando os benefícios do secador de cabelo com a escova, o acessório promete secar e alisar os fios ao mesmo tempo. Na prática, isso permite agilizar a rotina de cuidados com o cabelo sem abrir mão de uma boa finalização dos fios. E o melhor de tudo: gastando pouco, já que é possível conquistar um resultado bem parecido ao do salão de beleza.

Mas, antes de adquirir o aparelho, é preciso avaliar alguns pontos, como rotação, potência e outras funções para se certificar de que a escova secadora é boa. Para facilitar a sua decisão, nós preparamos um guia completo sobre como escolher o acessório ideal para o seu cabelo. Além disso, é possível encontrar também alguns modelos de escova secadora que estão bombando no mercado. Dá uma olhada!

Afinal, a escova secadora vale a pena?

Antes de mais nada, é preciso entender que a escova secadora é um produto dois em um. Com vento quente que ajuda a secar os fios de maneira rápida, ela permite alisar os fios durante o processo. Dependendo do modelo escolhido, o acessório pode ir além do esperado, modelando e escovando os fios ao mesmo tempo - garantindo um resultado digno de salão de beleza.

Outra vantagem do eletroportátil é o formato anatômico. Composto por uma base, que permite utilizá-lo com apenas uma mão, ele permite movimentos precisos sem exigir grandes habilidades. Com isso, é possível acionar funções de rotação, mudar a velocidade e a temperatura em apenas um segundo. Justamente por isso, a escova secadora vale a pena para quem cuida do próprio cabelo em casa, mas não tem muito tempo ou habilidade.

Ainda não sabe como usar a escova secadora? Veja o nosso passo a passo e aprenda a usá-la de maneira simples!

Os diferentes tipos de escova secadora

Tentando descobrir se a escova secadora vale a pena, certamente você deve ter se deparado com diferentes opções do acessório. No mercado, é possível encontrar três modelos distintos: a escova secadora quadrada, a redonda e a giratória. Embora elas apresentem o mesmo objetivo de secar os fios, existem algumas funcionalidades que podem fazer toda a diferença. Nesse caso, a escova secadora quadrada é a mais recomendada para quem deseja o efeito "liso chapado". Uma boa sugestão é a Escova Mondial Magic Air, com 1200W de potência e cerdas com pontas emborrachadas.

Já para quem gosta de modelar mechas, a escova secadora redonda é o match perfeito ideal. A Philco Soft Beauty Rose, por exemplo, conta com um revestimento em cerâmica, que garante a secagem dos fios sem ressecá-los. Mas, se o seu foco é garantir praticidade independente do tipo finalização, vale apostar em uma escova secadora giratória. Nesse caso, a nossa recomendação é a Escova Secadora Britânia Soft BEC02. Com três regulagens de temperatura, ela atinge até 230°C - assegurando um bom resultado sem danos as madeixas.

Como saber que a escova secadora é boa?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que a escova secadora vale a pena, certo? Ainda assim, é comum que surjam dúvidas na hora de escolher o acessório ideal para as suas necessidades. Para acertar na compra, o truque é avaliar alguns quesitos importantes da escova que podem afetar diretamente na sua performance. Velocidade, temperatura, rotação e tecnologia de revestimento são os principais deles. Confira, a seguir, como o que essas funcionalidades precisam ter para garantir que a escova secador é boa.

Tecnologia de revestimento

O revestimento da escova secadora é o primeiro quesito que deve ser observado no momento da compra. Isso porque ele pode influenciar não só na performance do acessório, como no nível de proteção para os seus fios. Afinal, assim como o secador e a chapinha, a escova também utiliza altas temperaturas que podem prejudicar a fibra capilar. Para evitar fios quebradiços e ressecados, o ideal é investir na escova secadora de turmalina. Embora apresente um valor mais alto do mercado, ela emite íons negativos que reduzem os impactos nos cabelos. Além desta, a cerâmica é outra opção de revestimento que garante que a escova secadora é boa. Por outro lado, é importante evitar os produtos feitos com cromo, que possuem uma superfície áspera que embaraça e quebra os fios.

Potência

Pode até parecer óbvio, mas a potência da escova secadora é outro fator que merece atenção. Afinal, quanto maior a potência do aparelho mais rápido será possível secar os seus cabelos. A força de desempenho da escova pode, inclusive, influenciar no maneira de secar os fios - já que alguns modelos permitem alisar as madeixas mesmo depois de secas.

No entanto, existem escovas que apenas alisam e não secam. Enquanto outras fazem o processo contrário, não alisando e dando apenas uma leve escovada. No mercado, é possível encontrar aparelhos com potência que variam entre 900W e 2000W - por isso, é importante ficar de olho.

Velocidade e temperatura

Se você quer se certificar de que a escova secadora vale a pena, é preciso analisar a velocidade e temperatura do aparelho. Nesse caso, quanto mais opções de velocidade, mais possibilidades você terá para finalizar os fios. Além disso, verifique a quantidade de temperaturas, que podem chegar a três. Dessa forma, é possível ajustar o nível de calor de acordo com o seu tipo de cabelo e, assim, preservar a saúde dos fios.

Geralmente, o eletroportátil vem com a temperatura quente, morna e fria. No entanto, isso não significa que os modelos com apenas uma opção de regulagem sejam ruins ou prejudiciais aos fios. Na verdade, a temperatura única não danifica os fios, apenas demora mais tempo para secá-los.

Quer proteger os seus fios independente do nível de temperatura da escova secadora? Confira aqui as melhores opções de protetor térmico para cabelo!

Cerdas

Outro aspecto que pode confirmar que a escova secadora vale a pena são as suas cerdas. Nesse caso, os melhores modelos são aqueles que apresentam pontas frias e emborrachadas. Isso porque elas são as únicas capazes de evitar queimaduras no couro cabeludo. Por outro lado, as cerdas mais duras ajudam a desembaraçar os cabelos, enquanto as mais macias são ideias para cabelos mais fragilizados, como os quimicamente tratados.

Acessórios extras

Por fim, mas não menos importante: confira os acessórios extras disponíveis na escova secadora. Afinal, você quer aproveitar o máximo que o acessório pode oferecer pagando pouco, certo? No mercado, é possível encontrar modelos que possuem difusor de ar, escovas rotativas de tamanhos diferentes, bocal que transforma a escova em secador, capa protetora e muito mais.

Os melhores modelos de escova secadora para cabelo liso e ondulado

Escolher uma escova secadora para os cabelos lisos e ondulados não é uma tarefa tão difícil. Na verdade, esses tipos de fios funcionam bem com a maioria dos acessórios. Mas, para facilitar a sua decisão, nós reunimos os modelos "queridinhos" do momento:

Escova secadora vale a pena para cabelos cacheados e crespos: veja melhores modelos

Esqueça essa história de que a escova secadora vale a pena apenas para as donas de cabelos lisos e ondulados. E nós podemos provar! Reunimos, a seguir, algumas das principais opções do acessório que prometem secar os fios sem abrir mão da definição.

Agora que você já sabe que a escova secadora vale a pena, que tal conferir os melhores modelos da categoria? Veja a nossa seleção de escovas secadoras disponíveis no mercado!