Como fazer o cabelo crescer? Veja dicas e produtos

Quer saber como fazer o cabelo crescer? A dica é apostar em cuidados e produtos específicos na rotina e alimentação: confira!

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você quer mudar o visual, não gostou do último corte ou quer deixar os fios mais longos para um penteado, a busca por maneiras de como fazer o cabelo crescer não sai da cabeça, certo? Embora não exista nenhuma mágica envolvida no processo de crescimento dos fios, a tarefa pode ser mais fácil do que parece - e justamente porque é possível contar com dicas, hábitos e até produtos específicos.

Shampoos, condicionadores e suplementos para crescer cabelo podem ser ótimos aliados, por sinal. Juntos, eles ajudam (e muito!) na na busca por cabelos longos fortes e saudáveis! Mas, então, quais são eles? E como fazer o cabelo crescer rápido? A gente tira essas e outras dúvidas aqui na matéria com a ajuda da especialista Anna Dornelles, que é cabeleireira. Veja só o que a profissional indica para os cuidados com as madeixas.

Está percebendo os fios caírem em excesso? Veja aqui nossa lista de melhores vitaminas para queda de cabelo!

Como fazer o cabelo crescer com produtos específicos

Antes de mais nada, é preciso entender um ponto importante. Ainda que, aparentemente, você não faça nada para prejudicar os fios, seu cabelo pode estar danificado. Possivelmente, por isso, os centímetros parecem não aumentar nas madeixas. De acordo com a especialista, esse é um ponto crucial quando se fala em como fazer o cabelo crescer.

"É preciso lembrar que, mesmo que você não tenha nenhuma química no cabelo, seus fios também podem danificar e perder água (desidratar) através dos fatores externos como sol, vento, e poluição", destaca Anna.

Para garantir que esses danos sejam controlados, segundo ela, o ideal é manter um cronograma capilar em casa, com nutrição, hidratação e reconstrução dos fios. "Esse cuidado é imprescindível no fortalecimento da haste do cabelo evitando quedas e quebras", explica a cabeleireira. Para essa tarefa, separamos alguns produtos bastante indicados para crescer cabelo e que podem ajudar:

1) L’Oréal Série Expert Pro Longer

O investimento é alto, mas o produto é um dos mais indicados por especialistas para quem busca maneiras de como crescer o cabelo. Na prática, segundo a especialista, a linha Pro Longer da L'Oréal Professionnel age dando força e resistência aos fios, devolvendo a densidade dos cabelos. Ele é, inclusive, o 1º tratamento profissional de renovação de comprimentos para cabelos mais longos, densos e com brilho.

Na fórmula, o produto conta com a tecnologia Filler-A100. Ela faz com que o produto penetre na fibra capilar para preencher a estrutura do cabelo por dentro, tudo enquanto os aminoácidos fortalecem os fios por fora. Nesta opção, o ponto negativo é de fato a grana necessária para começar - mas o esforço pode valer a pena.

2) Vichy Dercos Kera-Solutions

Conhecido por ser um tratamento indicado por dermatologistas, o Dercos Kera-Solutions da Vichy também é uma boa opção. Anna explica que a função principal do produto é recupera cabelos fragilizados por químicas - ou seja, se você tem o hábito de tingir os fios ou apostar em alisamentos, esse é um aliado importante na trajetória de como crescer o cabelo.

Sobre pontos negativos, vale destacar que ele também requer um pouco mais de grana na hora da compra. Se você não lida com químicas nos fios, existem outras opções que também vão ajudar na manutenção da saúde das madeixas por um preço mais acessível.

3) Lola Cosméticos linha Rapunzel

Uma opção que também promete bons resultados é a linha Rapunzel da Lola Cosméticos. De acordo com a cabeleireira, ela age no fortalecimento do folículo capilar. Na prática, sua fórmula ativa os folículos pilosos, estimulando o crescimento dos fios e evitando a queda do cabelo. O resultado com o uso são fios com mais volume e um couro cabeludo saudável e equilibrado.

Embora o kit completo composto por um shampoo, um creme de tratamento e um leave-in não seja lá tão barato, vale destacar que o trio ainda pode ser mais em conta do que um único shampoo profissional. Ah, além disso é importante dizer que os produtos da linha são liberados para técnica Low Poo!

Como fazer o cabelo crescer com a ajuda de hábitos saudáveis

Como fazer crescer o cabelo não é uma tarefa que só envolve cuidados com produtos capilares, Anna lembra que é importante ir além, cuidando da saúde do corpo. O motivo é que, em alguns casos, a queda ou lentidão no crescimento pode estar envolvida com a deficiência de nutrientes e vitaminas específicas e importantes para os fios.

"Para ter cabelos fortes e saudáveis, uma boa alimentação e prática de hábitos saudáveis podem ajudar no processo", destaca a especialista.

Na prática, o crescimento do cabelo está ligado ao bom funcionamento do corpo como um todo. No entanto, a verdade é que nem sempre é possível controlar a frequência de exercícios e o que comemos no dia a dia por conta da rotina corrida. Para esse caso, a cabeleireira lembra que o uso de suplementos para crescer cabelo pode ajudar a equilibrar a presença dos nutrientes e ajuda na missão.

"O uso de suplementos que contenham em suas fórmulas determinadas vitaminas que ajudam no crescimento dos fios é uma super dica para auxiliar no crescimento capilar. As vitaminas indicadas são A, B7, C, D e E", reforça Anna.

Quando ingeridos na quantidade correta, esses nutrientes trabalham juntos para evitar a queda, turbinar o brilho no fios, além de manter hidratação, força e resistência nas madeixas.

Que tal conferir uma lista com os melhores suplementos para crescer cabelo? Clique aqui e veja a nossa seleção de vitaminas!

Dicas importantes para a rotina sobre deixar o cabelo crescer

Por fim, Anna ainda lembra que outros fatores também podem atrapalhar no desenvolvimento de um fio sadio. Banhos excessivamente quentes, por exemplo, são grandes vilões, sabia?

"Eles podem ativar as glândulas sebáceas e acelerar a produção de oleosidade no couro cabeludo, obstruindo os poros. Isso, consequentemente, impede o crescimento dos cabelos", detalha.

Além do banho quente, existem outros cuidados importantes para manter na rotina de quem busca formas de como fazer o cabelo crescer rápido. Veja só as dicas abaixo:

  1. Dê atenção ao seu couro cabeludo: procure cuidar dessa região com massagens gentis onde nascem os fios, isso também ajuda no crescimento. Usando a ponta dos dedos, com movimentos leves e circulares, é possível massagear e estimular a área para que a circulação sanguínea funcione ainda melhor. Além disso, tente não manter o couro cabeludo abafado por muito tempo com bonés, chapéus e outros acessórios.
  2. Evite prender os cabelos com elástico muito forte: dependendo da força e tração feita pelo elástico nas madeixas, os penteados podem favorecer o enfraquecimento e queda dos fios. Se precisar prender os cabelos por causa do trabalho ou outro motivo, experimente fazer isso usando acessórios que não apertem tanto. E sempre que puder, deixe-os soltos no visual;
  3. Penteie o cabelo diariamente: esse hábito ajuda a levar a oleosidade da raiz até as pontas, evitando que ela se concentre demais no couro cabeludo e prejudique o crescimento. Além disso, a escovação gentil com uma boa escova estimula o couro cabeludo de forma positiva!
  4. Tente espaçar mais o uso de secadores e chapinhas: por serem ferramentas de calor, os utensílios para alisar e escovar as madeixas podem ressecar os fios. Isso, consequentemente, faz com que os cabelos fiquem mais fracos e cresçam mais devagar. Por isso, a dica é tentar usar menos secadores e pranchas no look e, quando utilizá-los, não esquecer do protetor térmico;
  5. Insira determinados alimentos na rotina: feijão, carnes, laranja, morango, tangerina, abacate... essas são algumas das opções que devem fazer parte do cardápio de quem quer crescer o cabelo rápido. Eles são fontes de proteínas e vitaminas A, C, E, B12, excelentes para o crescimento capilar;
  6. Aumente a ingestão de água: para manter a hidratação do corpo em dia e garantir que o metabolismo funcione da melhor forma. Nunca é demais lembrar que o baixo consumo de água pode alterar a saúde do couro cabeludo, a aparência dos fios e enfraquecer os cabelos no visual, viu?