Por que você não deveria lavar o cabelo todo dia?

Não é saudável lavar as madeixas diariamente; entenda o porquê e qual a frequência ideal

Anna DornelesColunista

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Vamos para mais um tema que grande parte das mulheres têm dúvidas? "Com qual frequência eu devo lavar o cabelo?". A resposta é simples! Tudo vai depender da rotina de cada uma. De maneira geral, não é saudável lavar as madeixas todos os dias, pois, além de eliminar a oleosidade natural do cabelo, que também é fundamental para nutrição dos fios, também perdemos outros nutrientes importantes para a nossa saúde capilar.

A seguir, veja por que você não deveria lavar o cabelo todo dia!

Conheça mais sobre a colunista Anna Dorneles (@hair.adorneles):

Aproveite para conferir a coluna que eu escrevi sobre os erros que comprometem a saúde dos fios!

Por que não lavar o cabelo todo dia?

Lavar o cabelo todo dia pode aumentar a oleosidade e ressecar os fios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Lavar o cabelo todo dia pode aumentar a oleosidade e ressecar os fios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Entenda as consequências que lavar o cabelo todo dia pode causar nos seus fios:

1. Aumento da oleosidade

Ao higienizar o cabelo diariamente, nós incentivamos o aumento da produção das células sebáceas. Isso quer dizer que lavar o cabelo todo dia propicia o aumento da oleosidade no couro cabeludo, podendo causar até mesmo algumas seborreias.

2. Ressecamento dos fios

Outro fator negativo de lavar os fios diariamente é o ressecamento – ainda mais se a temperatura da água estiver muito quente. Com o excesso de shampoo, as cutículas vão dilatando, o que faz com que o cabelo, além de totalmente desprotegido, fique poroso, opaco e sem brilho. E nós não queremos isso para a nossa vida, né, mores?

3. Obstrução dos poros

Por outro lado, se você é aquela marombeira que não abre mão de fazer os seus exercícios diários, nós abriremos uma exceção. Deus-me-free de você ficar com o suor impregnado no couro cabeludo!

O suor contém grande quantidade de sódio, e isso pode deixar os fios mais ressecados, gerando, também, o aparecimento de caspas ou outras dermatites. Além disso, o suor fica preso no couro cabeludo, obstruindo os poros e impedindo um crescimento saudável.

Está procurando por um shampoo anticaspa? Neste artigo, nós selecionamos os melhores!

O cronograma capilar pode ser um grande aliado

Fazer um cronograma capilar pode ajudar a ter cabelos mais saudáveis (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Fazer um cronograma capilar pode ajudar a ter cabelos mais saudáveis (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Então, vamos para a dica de ouro. Prepara o print! Para um cabelo saudável e repleto de vitalidade, não podemos abrir mão de um cronograma capilar. E você sabe qual a importância de um cronograma capilar?

O cronograma capilar consiste em uma rotina de cuidados com o cabelo que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.

E esse cronograma pode (e deve!) ser feito para cabelos de todas as texturas, sejam eles lisos naturais, ondulados, cacheados, crespos, alisados, e por aí vai!

Segue uma receitinha para manter os fios bem nutridos:

  • Semana 1: Hidratação, hidratação e nutrição;
  • Semana 2: Hidratação, hidratação e nutrição;
  • Semana 3: Hidratação, hidratação e reconstrução;
  • Semana 4: Hidratação, hidratação e nutrição.

Lembre-se de realizar os tratamentos em dias alternados (ex.: seg, qua e sexta). No mais, não se esqueça de usar um leave-in para finalizar o cabelo – e, caso utilize um secador ou outra fonte de calor, use um leave-in com proteção térmica.

Neste artigo, nós listamos os melhores protetores térmicos do mercado. Explore já!

Não se esqueça de cuidar do couro cabeludo

Cuidar do couro cabeludo é importante para um crescimento saudável dos fios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Cuidar do couro cabeludo é importante para um crescimento saudável dos fios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Outra dica super-ultra importante é sobre cuidar adequadamente do couro cabeludo. O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali!

Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal. Para a mulherada fit, que treina todos os dias, higienizar os fios após o treino também é essencial. Só não abra mão do cronograma capilar para repor tudo aquilo que o cabelo perde ao ser lavado!

Veja mais sobre o universo de cabelos: