Sonhando com um cabelo forte, volumoso e saudável, mas os seus fios só caem? A queda capilar é um problema causado por fatores hormonais e nutricionais, e até mesmo de estresse, oleosidade e exposição ao sol. Neste sentido, o shampoo para queda de cabelo (ou shampoo antiqueda) pode ser o seu melhor amigo para previnir e evitar que as madeixas fiquem ou sigam fracas e ralas.

O shampoo para queda de cabelo é indicado para casos em que há uma doença no couro cabeludo que pode estar causando a queda capilar. Ele é um produto complementar ao tratamento dermatológico. Para que você escolha o shampoo antiqueda ideal, nós selecionamos, com a colaboração da dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello) e da hair designer Anna Dorneles (@hair.adorneles), as melhores opções do mercado. Veja a seguir!

Já sabe como hidratar o cabelo? Neste artigo, nós indicamos produtos e demos dicas para ter os fios mais saudáveis!

Confira a nossa seleção dos melhores shampoos para queda de cabelo de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira a nossa seleção dos melhores shampoos para queda de cabelo de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quando usar o shampoo para queda de cabelo?

Você sabia que a queda de cabelo pode ter diversas causas diferentes? Segundo a dermatologista, os tratamentos para o problema dependem exclusivamente da causa, no entanto, o shampoo antiqueda pode ser usado como complemento.

"Isso acontece porque a maioria dos shampoos antiqueda são fabricados com ativos fortalecedores dos fios, como vitaminas e minerais, então, a princípio, não teria problema incluir na rotina", explica Betina.

Ainda assim, importante lembrar: o primeiro passo para tratar o problema é definir o tipo de queda e iniciar o tratamento com um dermatologista. A médica destaca que a maioria das quedas acontecem por 'eflúvio telógeno', ou seja, estresse, falta de vitamina ou mineral.

Como escolher o melhor shampoo para queda de cabelo?

Ainda segundo Betina, o ideal é escolher o shampoo antiqueda com base na indicação do dermatologista. No entanto, como esses produtos possuem extratos de plantas e vitaminas que atuam como antioxidantes e fortalecedores dos fios, não fariam mal caso fossem usados sem indicação.

"É comum ver em fórmulas de shampoos antiqueda ativos como jaborandi, aloe vera, alecrim, vitamina B5, B6, B8, cafeína, zinco, d-pantenol, aminoácidos e peptídios", detalha a dermatologista.

A hair designer Anna concorda e reforça que o ideal na hora de comprar um shampoo para queda de cabelo é que o produto contenha essas vitaminas, biotina ou suplementos capilares fortificantes em sua fórmula. A profissional explica:

"Deve controlar a oleosidade, desobstruir os poros e proporcionar o crescimento saudável dos fios. Aumentar a densidade dos fios e fortalecer o folículo capilar também é ideal".

Ela ainda dá a dica para quem quer acabar com a queda capilar:

"Lave os cabelos frequentemente, mas evite água muito quente. Proteja os fios das altas temperaturas, cuide bem da alimentação, respeite o intervalo entre as químicas e use linhas adequadas para o seu tipo de cabelo".

Anotou? Vamos à lista!

1. Shampoo para queda de cabelo Vichy Dercos Energizante

Além de fortalecer os fios e evitar a quebra, o shampoo para queda de cabelo Vichy Dercos Energizante atua também no bulbo capilar, estimulando o aparecimento de novos fios. Se o seu cabelo está menos volumoso que o normal, você pode querer considerar esta opção como parte do tratamento contra a queda capilar.

Rico em aminoácidos, esse shampoo para queda de cabelo Vichy ajuda a dar espessura aos fios finos e danificados. E caso você esteja reticente em usar um shampoo antiqueda, pois eles costumam ressecar os cabelos, não se preocupe: o Vichy Dercos Energizante ainda dá brilho e hidrata as madeixas.

Características do Vichy Dercos Energizante:

  • Ação antiqueda;
  • Cabelos mais fortes;
  • Restaura a vitalidade do cabelo;
  • Não resseca os fios.

2. Shampoo para queda de cabelo La Roche Kerium

O shampoo para queda de cabelo La Roche-Posay Kerium é um dos mais caros da nossa lista, mas também o mais indicado por dermatologistas. Ele possui ingredientes como vitamina B5, arginina e madecassoside, que ajudam na restauração dos fios e bulbo capilar. O produto funciona como um complemento para quem quer se livrar da queda de cabelo.

Para quem possui cabelos oleosos, esse shampoo para queda de cabelo La Roche controla a oleosidade. Para aqueles que têm cabelos secos, mas precisam de algo potente contra a queda, o ideal é alternar o Kerium com outro shampoo de sua preferência, para deixar os cabelos mais macios.

Características do La Roche Kerium:

  • Ajuda na restauração dos fios e do bulbo capilar;
  • Controla a oleosidade;
  • Funciona como um complemento para a queda de cabelo.

3. Shampoo para queda de cabelo Ducray Anaphase+

O shampoo para queda de cabelo Ducray Anaphase+ possui compostos que agem na estimulação do couro cabeludo. O complexo vitamínico presente na fórmula deixa os fios mais fortes e o cabelo mais volumoso. Já a vitamina B5 reforça os fios, a B6 aumenta a produção de queratina e a B8 estimula a multiplicação celular.

Além disso, a fórmula desse shampoo para queda de cabelo Ducray contém monolaurina, que inibe a queda dos fios, atuando no principal mecanismo da queda de cabelo. Ele aparece em forma de creme e, por isso, alguns usuários podem estranhar a textura, mas nada que não seja fácil de acostumar.

Características do Ducray Anaphase+:

  • Fortalece os fios fracos e quebradiços;
  • Fornece os nutrientes essenciais para o crescimento saudável;
  • Fórmula com ativos voluminadores para cabelos com mais vitalidade e volume;
  • Potencializa a eficácia dos demais tratamentos antiqueda.

4. Shampoo para queda de cabelo L'Oréal Inforcer

O shampoo para queda de cabelo L'Oréal Inforcer é ideal para fios que precisam de um reforço. Ele é enriquecido com biotina e vitamina B6 e, além de limpar profundamente o cabelo, funciona como um suplemento capilar contra quebra para estimular o crescimento dos fios.

Agindo tanto para entregar força imediata quanto para um tratar do crescimento, esse shampoo para queda de cabelo L'Oréal é perfeito para cabelos frágeis e com dificuldade de crescer.

Características do L'Oréal Inforcer:

  • Fortifica os fios;
  • Devolve a maciez e brilho;
  • Estimula o crescimento saudável.

5. Shampoo para queda de cabelo Bio Extratus Jaborandi

O shampoo para queda de cabelo Bio Extratus Jaborandi é para você que sofre de queda de cabelo ou pouco crescimento, mas não gosta de shampoos cremosos. Ele dá aquela sensação de cabelo limpinho e com cheirinho de natureza.

O principal ingrediente desse shampoo para queda de cabelo Bio Extratus é o jaborandi, que traz uma substância chamada pilocarpina, responsável por estimular o crescimento e prevenir a queda.

Características do Bio Extratus Jaborandi:

  • Limpa e revitaliza o cabelo;
  • Nutre o bulbo capilar e tonifica o couro cabeludo;
  • Proporciona força e saúde aos fios.

6. Shampoo para queda de cabelo Lola Cosmetics Rapunzel

O shampoo para queda de cabelo Lola Cosmetics Rapunzel é 2 em 1: além de dar aquela força contra a queda capilar, ainda ajuda (e muito!) no crescimento. Ele é rejuvenescedor, refrescante para o couro cabeludo e o efeito é mais potente se utilizado junto com o Tônico de Crescimento.

A diminuição na queda capilar é clara desde o começo, e esse shampoo para queda de cabelo Lola Cosmetics serve para todos os tipos de cabelo. Seus principais componentes são: cafeína, que estimula o crescimento; arginina, que nutre e reduz a queda de cabelo; e ginko biloba, que hidrata e previne o envelhecimento das madeixas.

Características do Lola Cosmetics Rapunzel:

  • Sensação refrescante;
  • Estimula a micro circulação sanguínea;
  • Promove crescimento dos fios;
  • Evita queda de cabelo.

7. Shampoo para queda de cabelo Tio Nacho Geleia Real

O shampoo para queda de cabelo Tio Nacho Geleia Real traz uma fórmula de base natural, com diversos ativos que vão ajudar a prevenir a queda capilar. A menta e o ginseng, presentes em sua composição, ativam a circulação sanguínea do couro cabeludo; o aloe vera, jojoba e glicerina agem como hidratantes e calmantes; e o alecrim é adstringente.

No entanto, o principal ingrediente e o diferencial deste shampoo para queda de cabelo Tio Nacho é a Geleia Real, que tem propriedades cicatrizantes, anti inflamatórias e anti oxidantes. Além disso, ele contém um cheirinho de mel delicioso.

Características do Tio Nacho Geleia Real:

  • Para cabelos fortes, resistentes, hidratados e brilhantes;
  • Elimina o excesso de oleosidade, hidrata e fortalece os fios, oxigenando também o couro cabeludo;
  • Restaura e devolve a aparência e o vigor de um cabelo jovem.

Dicas da dermatologista para quem está com queda de cabelo

Nunca é demais reforçar: o mais importante é definir o tipo de queda para iniciar o tratamento de forma específica e, consequentemente, mais eficaz. Então já anota aí, a primeira dica dada por Betina é não perder tempo e consultar o dermatologista.

"No entanto, caso isso não possa ser feito, vale investir em um shampoo antiqueda rico em vitaminas para os fios. Independentemente do tratamento para queda de cabelo, estudos mostram que vitaminas são grandes aliadas para a restauração dos fios e couro cabeludo", explica.

Outra dica importante é manter o couro cabeludo sempre limpo, pois a oleosidade em excesso também é causa de queda de cabelo.

"Lembrando que é normal cair 100 a 150 fios por dia. Se você não lava os cabelos diariamente, pode estar achando que está com queda mas, na verdade, é só o acúmulo da falta de lavagens. Lavar os cabelos não faz cair mais cabelos, lembrem-se disso!", destaca.

Veja mais sobre o universo de cabelos: