Produtos e novidades em Skates

Hoverboard: conheça diferentes modelos desse tipo de skate

Skates elétricos com uma ou duas rodas, e até que flutuam! Veja alguns modelos de hoverboard.

Hoverboard
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

No filme "De volta para o futuro 2", o personagem Marty McFly usa um skate voador - chamado Hoverboard - para fugir dos seus inimigos. E desde o longa-metragem, de 1989, muita gente sonha em poder se locomover assim.

Algumas empresas até já conseguiram produzir skates voadores de verdade. Dois bons exemplos são o Hendo Hover e o Slide, da marca de carros luxuosos Lexus.

O Hendo Hover é um projeto de financiamento coletivo que arrecadou mais de 500 mil dólares. O hoverboard desenvolvido flutua a 2,5cm do chão, basicamente, por meio de campos magnéticos. Ele aguenta até 140kg, mas só levita em uma superfície específica. Ou seja, por enquanto, nada de skate voador para andar nas ruas.

E a tecnologia parece mesmo estar longe de ser acessível. Apenas 10 protótipos foram oferecidos a quem colaborou com 10 mil dólares para o desenvolvimento do Hendo Hover.

Hendo Hover

Já o Slide foi produzido pela divisão de carros luxuosos da Toyota, que não tem intenção de comercializar o hoverboard. O funcionamento dele é parecido com o do Hendo Hover, mas o Slide usa nitrogênio líquido para resfriar o supercondutor a -197ºC.

Para testar o Slide, foi montado um parque especial, com trilhas de imãs embaixo do chão para que o hoverboard flutuasse.

Slide

Agora, um hoverboard "mais acessível" e que vem sendo muito procurado é um modelo que não é tão futurista assim. Com duas rodinhas, o tipo de skate elétrico não flutua, mas também não precisa de todo um aparato tecnológico para funcionar.

Para se locomover com esse modelo, basta inclinar o corpo, e o skate de duas rodas (two wheels) vai para onde você quiser. Ele é movido à bateria com autonomia para mais ou menos 20 km, e se locomove a cerca de 10 km/h.

Nos Estados Unidos, onde também é conhecido como "hands free electric scooter" (scooter elétrica usada sem as mãos, em tradução livre), esse modelo de hoverboard é encontrado facilmente custando mais ou menos entre 300 e 600 dólares.

Mas, aqui no Brasil, esse tipo de skate elétrico de duas rodas ainda não é comercializado por grandes varejistas. Se você viu algum modelo pela rua, ele é importado.

Hoverboard two wheels

E um modelo mais recente, apresentado na feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES 2016), o skate elétrico da Hoverboard Technologies tem apenas uma roda (one wheel) e é chamado de Hoverboard mesmo.

Ele começa a ser vendido oficialmente em julho de 2016, nos Estados Unidos, e pode custar até 4 mil dólares. Mas também, ele é cheio de tecnologia, com direito a luzes de LED e até reprodução de música via Bluetooth.

Hoverboard Technologies

Pela velocidade com que os hoverboards estão se popularizando, é bem provável que esses skates elétricos não demorem a ser vendidos oficialmente no Brasil.

Enquanto isso, conheça outros modelos de skate aqui no Zoom e aproveite também para comparar os preços de outros produtos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em skates