Google Nest Mini vs Echo Dot 4: qual smart speaker é melhor?

Conheça as diferenças entre o Google Nest Mini e o Echo Dot 4 para escolher o seu

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

As Smarts Speaker estão cada vez mais populares e por surgirem tantos modelos novos no mercado, essa escolha se torna ainda mais difícil. Mas hoje nós preparamos um comparativo entre o Google Nest Mini e o Echo Dot 4, para te ajudar a conhecer mais sobre os produtos e saber todos os seus diferenciais na hora de escolher o seu.

Abaixo vamos listar os pontos mais importantes em relação aos dois modelos, levando em conta design, conectividade, recursos, áudio e microfone, e as diferenças entre eles. Dê um Zoom para conferir abaixo e escolha a sua Smart Speaker Google Nest Mini ou Echo Dot 4 hoje mesmo!

Confira esse artigo e conheça as melhores Smart Speakers de 2021

Ficha técnica da Google Nest Mini:

  • Conexões: Wi-Fi e Bluetooth 5.0;
  • Alto-falante: um driver de 40 mm com som em 360 graus;
  • Microfone: três microfones com tecnologia de campo distante;
  • Cabo de alimentação: 1.5m
  • Comando de Voz: Sim
  • Dimensões (AxLxP): 4,2 x 9,8 x 9,8cm
  • Peso: 181 gramas

Ficha técnica da Echo Dot 4:

  • Conexões: Wi-Fi e Bluetooth 5.0;
  • Alto-falante: um alto-falante de 1,6" com direcionamento frontal
  • Microfone: quatro microfones de longo alcance
  • Cabo de alimentação: cabo de energia (15W) e saída de áudio de 3,5 mm
  • Comando de Voz: Sim
  • Dimensões (AxLxP): 8,9 x 10 x 10cm
  • Peso: 338g gramas

Design

Design do Google Nest Mini (Imagem: Divulgação/Google)
Design do Google Nest Mini (Imagem: Divulgação/Google)

Ambos os smart speakers trazem um design moderno e simples, que compõem o ambiente de forma discreta e elegante. O Google Nest Mini conta com um formato circular mas meio "achatado", todo revestido em tecido e com saídas de som 360°, já o Echo Dot 4, conta com um formato esférico e também com saída de som em 360°.

Design do Echo Dot 4 (Imagem: Divulgação/Amazon)
Design do Echo Dot 4 (Imagem: Divulgação/Amazon)

Em relação a sua usabilidade, o Google Nest Mini traz um único botão físico de desligar/ligar o aparelho, e outros botões touch, de volume e ação, que ficam na parte superior localizados por luzes de LED. No Echo Dot 4 você vai encontrar um anel de LED na parte inferior, e os botões de ligar/desligar e os de ação são touch e ficam localizados na parte superior do dispositivo.

Nós testamos o Google Nest Mini, clique aqui e confira o review

Conectividade e Recursos Extras

Em relação a conectividade e recursos extras, tanto o Google Nest Mini quanto o Echo Dot 4 trazem diversas tecnologias para te ajudar a manter uma rotina prática e interativa, através do controle de voz. Ambos contam com conexão Wi-Fi e Bluetooth para que você possa emparelhar outros dispositivos na sua casa e torná-la inteligente.

Tanto no Google Nest Mini quanto no Echo Dot 4 você consegue adicionar timers, saber da previsão do tempo ou até criar lembretes. Nesse quesito, a smart speaker da Amazon conta com mais skills do que a do Google, como por exemplo, fazer chamadas com seus amigos que tenham dispositivos compatíveis ou gerenciar eletrodomésticos e luzes.

Você conhece todos os skills da Alexa? Confira nesse artigo

Áudio e Microfone

Em relação ao áudio nós vamos encontrar mais diferenças entre os dois modelos. Falando sobre o Echo Dot 4, ele conta com um alto-falante de 1,6" com direcionamento frontal para alcançar assim graves mais equilibrados e vocais mais nítidos. Além disso, esse dispositivo também traz uma saída de áudio de 3,5mm.

O Google Nest Mini por sua vez conta com um driver de 40mm com saída de som em 360 graus e ele traz uma tecnologia que funciona ajustando automaticamente o volume da caixa de som quando houver muito ruído ao fundo, para não atrapalhar a sua qualidade.

Já em relação ao microfone, o Echo Dot 4 traz quatro de longo alcance que consegue captar os seus comandos com facilidade e o Google Nest Mini traz três microfones de campo distante, que mesmo sendo menos, consegue também captar os comandos em uma distância razoável.

Para saber mais sobre o Echo Dot 4, confira o nosso review clicando aqui

Qual é o melhor custo-benefício: Google Nest Mini ou Echo Dot 4?

O Google Nest Mini pode ser encontrado em uma faixa de preço de R$ 249,00, enquanto o Echo Dot 4 pode ser encontrado em uma média de R$ 283,00. Ambos contam com um custo bem parecidos e funcionalidades similares também. A smart speaker da Amazon conta com uma maior qualidade de áudio, microfones e mais skills para participar da sua rotina, mas a diferença entre ambos é mais simples.O Echo Dot 4 pode entregar mais qualidade no seu funcionamento, mas o Google Nest Mini também não deixa a desejar.

Leia também: Amazon Echo Dot 3rd vs Echo Dot com relógio: quais as diferenças?

Confira a comparação entre os dois smart speakers no nosso canal no Youtube: