Mão segurando um Chromecast com parede marrom clara de fundo e selo "Avaliado por Especialistas" carimbado na imagem.

Chromecast 3ª geração: bom custo-benefício, mas depende de celular

Vem ver o review do Zoom sobre o Chromecast 3ª geração

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando se fala em transformar a TV em smart ou transmitir uma infinidade de conteúdos para a tela grande, o Chromecast, do Google, é um dos dispositivos mais procurados. Embora os smart TV boxes estejam cada vez mais populares, a praticidade desse aparelhinho super compacto - além do seu preço acessível - ainda faz com que ele se destaque.

Mas será que vale mesmo a pena investir em um Chromecast? Para responder essa pergunta e tirar todas as suas dúvidas sobre o dispositivo do Google, testamos sua versão de 3ª geração e avaliamos os principais pontos relevantes desse tipo de aparelho, como design, desempenho e conectividade. Confira abaixo as nossas conclusões sobre ele.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras do Chromecast 3ª geração:

Prós: o Chromecast é compacto, podendo ser carregado facilmente para qualquer lugar, e pode ser usado em qualquer TV que tenha entrada HDMI. Além disso, ele tem ótimo custo-benefício.

Contras: É preciso usar um smartphone ou tablet para espelhar os conteúdos e o Chromecast não tem sistema operacional.

Encontre os melhores preços para o Chromecast aqui no Zoom:

Conheça as melhores opções de aparelhos para transformar sua TV em smart.

Design

O design do Chromecast é ótimo para quem busca um dispositivo compacto e discreto, que não chame nenhuma atenção no ambiente. O aparelho mede 51,8mm de comprimento e 13,8mm de grossura. Com o cabo HDMI, o comprimento vai para 162mm - muito mais compacto que a maior parte dos smart TV boxes.

Ele também vem com um cabo com entrada USB e fonte de alimentação, que pode ser usada ou não, já que o dispositivo também pode ser ligado diretamente a uma porta USB da TV. Além disso, não dá para negar que o design minimalista na cor carvão deixa o Chromecast muito charmoso. Outra vantagem é que esse aparelho é feito com materiais reciclados.

Em questão de design, não tenho o que reclamar do Chromecast 3ª geração: ele é simples e funcional, compacto, discreto e sustentável. Como as entradas da minha TV ficam na parte de trás, o dispositivo ficou totalmente imperceptível. Ponto para o Google.

O Chromecast 3 é um dispositivo compacto e super discreto (Foto: Zoom)
O Chromecast 3 é um dispositivo compacto e super discreto (Foto: Zoom)

Imagem

Por ser um dispositivo intermediário, não se espera que o Chromecast seja compatível com conteúdos 4K. Sua resolução é Full HD (1080p) a 60 frames por segundo, o dobro das gerações anteriores. Essa resolução garante que os vídeos sejam carregados rapidamente, sem aquele efeito borrado na tela.

Quando se trata da qualidade das imagens, o Chromecast entrega o esperado para aparelhos intermediários. Ele garante alta resolução e imagens com muitos detalhes para você assistir seus filmes e séries favoritos. Também fiquei bastante satisfeita nesse quesito. Além disso, quando não está sendo usado, o Chromecast exibe fotos do acervo do Google, deixando a TV em modo de descanso de tela.

Descanso de tela do Chromecast 3, do Google (Foto: Arquivo pessoal/Gabrielle Nunes)
Descanso de tela do Chromecast 3, do Google (Foto: Arquivo pessoal/Gabrielle Nunes)

Conectividade

O Chromecast de 3ª geração tem entrada mini USB, que o liga ao cabo de alimentação que pode ser conectado a uma tomada ou a uma porta USB na TV. Além disso, ele tem um cabo HDMI que pode ser ligado à maior parte das TVs - praticamente todos os modelos lançados nos últimos anos contam com pelo menos duas entradas desse tipo.

O dispositivo também deve ser conectado a uma rede WiFi e tem a vantagem de ser compatível tanto com redes de 2,4 GHz, quanto de 5 GHz - ao contrário de outros produtos smart, que aceitam apenas a primeira opção.

Por fim, você precisa de um dispositivo móvel para usar seu Chromecast, mas ele pode ter sistema operacional Android, iOS, Windows ou MacOS. Essa variedade faz com que o aparelho do Google possa ser usado por praticamente qualquer pessoa que tenha um smartphone ou tablet.

O Chromecast também é compatível com uma grande variedade de aplicativos, como plataformas de streaming de vídeo e de áudio, apps de fotos e vídeo, de notícia e jogos. Para transmitir os conteúdos para a TV é só abrir o aplicativo no seu smartphone e apertar o botão Transmitir. Essa praticidade também garante alguns pontinhos para o dispositivo.

Acessórios que vêm junto com o Chromecast (Foto: Zoom)
Acessórios que vêm junto com o Chromecast (Foto: Zoom)

Desempenho

Usar o Chromecast pela primeira vez é muito fácil: você só preciso conectá-lo a uma entrada HDMI da TV, ligá-lo em uma tomada ou porta USB, baixar o app Google Home e seguir o passo a passo do aplicativo. Pronto, depois de conectado pela primeira vez, você pode transmitir conteúdos do seu celular ou tablet para a tela da TV com apenas um toque.

De fato, foi muito fácil fazer essa conexão seguindo o passo a passo do app Google Home e consegui conectar o Chromecast em poucos minutos. A partir do segundo uso, basta que o seu celular esteja conectado na mesma rede WiFi que o aparelho para transmitir conteúdos para a televisão.

Pensando em comprar um smart TV box? Veja quais são as melhores opções de 2021.

Custo-benefício

O Chromecast 3 é um dispositivo com ótimo custo-benefício. Ele é mais barato que a maior parte dos modelos de smart TV box, podendo ser encontrado a partir de R$ 248. Além disso, ele permite transmitir uma grande quantidade de conteúdos e aplicativos para a tela da sua televisão.

Esse dispositivo do Google também é muito indicado para quem quer se livrar dos controles remotos, já que ele pode ser controlado diretamente pelo seu smartphone ou tablet. Isso dá muito mais liberdade na hora de escolher o que você quer assistir, não te deixando restrito aos apps disponíveis na sua smart TV.

Se você procura um aparelho para transformar sua televisão em smart ou dar mais possibilidades de aplicativos, o Chromecast de 3ª geração é uma ótima opção.

Confira as principais diferenças entre as versões do Chromecast.

Produtos similares

Pensando em comprar um dispositivo para transmitir conteúdos para a sua TV? Confira algumas opções similares ao Chromecast e encontre o modelo ideal para você.

Conclusão

O Chromecast é um dispositivo compacto e discreto, que pode ser usado em qualquer TV que tenha entrada HDMI. Além disso, ele é muito fácil de usar e tem um ótimo custo-benefício. Isso faz com que ele seja um dos smart TV boxes mais buscados pelos consumidores.

O lado negativo é que ele precisa de um smartphone ou tablet para transmitir conteúdos para a TV, além de não suportar resolução 4K, o que pode reduzir um pouco a qualidade das imagens. Mas, pesando os prós e contras, vale a pena investir no Chromecast de 3ª geração.

Confira o review do Chromecast 3 no nosso canal no Youtube: