Chromecast vale a pena? Veja a nossa análise

O aparelho do Google pode reproduzir imagens em até 4K; confira mais detalhes

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

O Chromecast chegou ao mercado com o intuíto de transformar TVs convencionais em smart, ou seja, que conseguem ter acesso à internet e apps de streaming, de uma maneira bem mais rápida e barata, já que você não precisa comprar um aparelho novo de televisão para assistir à séries e filmes da Netflix, por exemplo.

Ao contrário da conhecida smart TV Box, aparelhos que estão bem populares atualmente,o chromecast não é capaz de introduzir um sistema operacional na TV, como é o que acontece com as TVs box, que acabam aumentando as possibilidades de uso, já que vai ser possível baixar apps e navegar na internet na televisão. Com o chromecast, só é possível espelhar os conteúdos dos apps, ou seja, tudo precisará ser baixado no smartphone, Android ou iOS, ou outro dispositivo como um notebook.

Vantagens:

  • Modelo compacto, que pode ser carregado facilmente para qualquer lugar;
  • Pode ser adaptado em qualquer TV, desde que tenha entrada HDMI;
  • Bom custo-benefício.

Desvantagens:

  • É preciso da ajuda de um smartphone para espelhar os conteúdos;
  • Não tem sistema operacional.

Design

Modelo compacto e que pode ser facilmente escondido

Chromecast, do Google, é um aparelho pequeno e prático para você transformar a TV em smart. (Imagem: Reprodução/Shutterstock).
Chromecast, do Google, é um aparelho pequeno e prático para você transformar a TV em smart. (Imagem: Reprodução/Shutterstock).

Com um visual simples e compacto, o chromecast é um ótimo aparelho para quem quer mobilidade, já que ele é levinho e pode ser carregado para todos os locais, seja para conectá-lo em outros cômodos da casa ou até mesmo levá-lo em uma viagem, por exemplo,

Além disso, vale destacar que este aparelho pode ser escondido facilmente atrás da televisão, mas caso queira deixá-lo à vista, o visual não vai desapontar, pois o disco na cor escura é um componente elegante e que não chama tanta atenção.

O formato é arredondado, e ele vem com apenas dois acessórios: entrada HDMI e um fio USB com carregador. Por isso, um ponto de atenção é que ele precisa ser conectado à uma televisão que tenha uma tomada por perto, ou que tenha uma entrada USB perto do HDMI, já que o chromecast também funciona se estiver todo conectado à TV (tanto o HDMI quanto o USB).

Conexão do smartphone com o Chromecast é rápida e fácil

Para utilizar e navegar usando o Chromecast Google, é muito fácil. É preciso conectá-lo na TV e na internet, fazer a configuração no app Google Home, e depois é só abrir um aplicativo compatível (exemplo: YouTube ou Netflix) para espelhar o conteúdo desejado. Basta selecionar o ícone ‘transmitir’ e escolher o Chromecast. A Conexão será praticamente instantânea.

Para entender um pouco melhor como conectar o chromecast na TV, é só clicar aqui!

Imagem

Chromecast reproduz com boa resolução, mas depende da TV

Com relação à qualidade da imagem, o Chromecast Ultra consegue reproduzir conteúdos em até 4K, mas é importante que a televisão tenha suporte a essa resolução, caso o contrário o aparelho irá reproduzir a resolução máxima suportada.

Também é importante considerar se o conteúdo que você está assistindo tem resolução em 4k, pois mesmo que a televisão tenha suporte a essa resolução, as vezes o vídeo de origem pode ser em resoluções mais baixas.

Além do Ultra, também temos os chromecasts com resolução Full HD, que estão sendo vendidos aqui no Brasil. E, levando em consideração que a maioria das TVs que não são smart não chegam com resolução 4K, então esses aparelhos ainda estão super em alta.

Suporte

Funciona bem no Brasil? Em qualquer TV?

Você precisa ter uma boa conexão de internet para reproduzir os conteúdos com qualidade, por isso se você tem uma rede wi-fi instável, talvez a qualidade de imagem fique um pouco comprometida. O ideal, nesses casos, é tentar realizar a conexão através do cabo de rede.

A compatibilidade e suporte do Chromecast é muito boa, funcionando em dispositivos iOS ou Android, bem como computadores, notebooks e TVs que tenha entrada HDMI.

Custo-benefício

Vale a pena comprar o Chromecast?

O Chromecast vale a pena se levar em consideração que ele dá a opção de assistir qualquer conteúdo utilizando um dispositivo compatível, este aparelho é uma ótima aquisição, principalmente se você ainda não tiver uma Smart TV.

Mas, caso você já tenha um aparelho smart, o Chromecast também tem o seu atrativo, pois facilita a transmissão de conteúdos de aplicativos que algumas televisões não tenham suporte de maneira nativa.

Veja preços de modelos de Chromecast:

Leia mais: