Roku Express ao lado do controle remoto e da caixa do aparelho, com selo "Avaliado por Especialistas" carimbado na imagem.

Roku Express: resolução Full HD e boa variedade de apps

A smart tv box é o segundo aparelho da marca no Brasil com resolução Full HD

Thayna CruzAssistente Editorial

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A Roku lançou o Roku Express, que compete diretamente com o Chromecast, do Google, e com a Amazon Fire Stick, da Amazon. Trata-se de uma TV box, na qual o intuito é transformar a televisão em smart através do acesso à internet. Nesse sentido, o Roku Express cumpre o que promete e traz uma boa variedade de apps em interface bastante intuitiva.

Tais características renderam a nota 8 para o aparelho no nosso review, que tem como base 6 critérios: design, imagem, conectividade, som, desempenho e custo-benefício. Para entender melhor como avaliamos as TVs box aqui no Zoom, confira nosso artigo explicativo. Agora sim, vamos à pergunta principal: será que o Roku Express vale a pena? Dê um Zoom e descubra!

Prós e contras

Como pontos positivos do Roku Express, destacamos a boa variedade de aplicativos, a interface intuitiva e a possibilidade de controle por smartphone - através do aplicativo próprio, também simples de utilizar.

Já como pontos negativos, a resolução máxima alcançada pelo dispositivo é Full HD e, o principal, o fabricante não é claro quanto à muitas informações relevantes do produto. A memória RAM e o processador, por exemplo, não são informados no site oficial da marca.

Veja as ofertas das Roku Express aqui no Zoom:

Ficha técnica da TV box Roku Express

Design

Visual simples e prático, porém não é possível escondê-lo

O Roku Express tem o visual simples, parecido com uma caixa e pode ser facilmente carregado para qualquer lugar por ser bem pequeno. O dongle tem 7,62 cm de altura, 3,81 cm de largura e 1,91 de espessura e pesa 131g e conta com um sensor na parte da frente para onde você deve apontar o controle remoto, não sendo possível esconder o aparelho atrás da TV. Na parte traseira você encontra conexões HDMI, USB e um botão de reset.

O aparelho é bem pequeno e tem o formato similar a uma caixa (Thayna Cruz/Zoom)
O aparelho é bem pequeno e tem o formato similar a uma caixa (Thayna Cruz/Zoom)

A caixa também acompanha um controle remoto com as principais funções para uso, além de quatro botões de atalho que levam direto aos apps da Netflix, Globoplay, HBO GO e Google Play, o que pode agradar a quem gosta de economizar tempo.

O controle tem botões que levam direto aos serviços de streaming (Thayna Cruz/Zoom)
O controle tem botões que levam direto aos serviços de streaming (Thayna Cruz/Zoom)

Para utilizar a TV box, basta plugar na TV pelas entradas USB e HDMI. Caso o aparelho não tenha entrada USB será necessário liga-lo a uma fonte de energia. Depois disso, basta configurar o Roku Express e conectá-lo à uma rede Wi-Fi.

Imagem

TV box sem suporte a imagens 4K

Quem tem uma TV com suporte à imagens 4k certamente se decepcionará com o aparelho, já que ele é compatível apenas com as resoluções HD e Full HD. Embora seja um ponto negativo, vale lembrar que, se você não tiver uma TV que reproduza imagens em 4K isso não fará nenhuma diferença.

Um ponto positivo é a presença do upscaling, tecnologia que faz com que a imagem pareça que tenha uma resolução melhor do que realmente tem. Ou seja, ela usa todos os pixels disponíveis para reproduzir o conteúdo, melhorando a experiência.

Veja também: TV Full HD ainda vale a pena?

Desempenho

Navegação simples e intuitiva, agradando até mesmo a quem não está acostumado a esse tipo de produto

Após configurar o Roku Express é possível visualizar um menu com os aplicativos de streaming. Ao apertar o botão da seta para o lado esquerdo, você também consegue encontrar um menu com opções de configurações, recomendações de categorias e busca.

No smartphone, é possível achar o aplicativo oficial da Roku na Play Store, no Android, ou na App Store, no iOS. Após fazer o download, é necessário localizar o Roku Express e, assim, utilizar o celular como controle remoto - lembrando que a TV box precisa estar conectada à mesma rede wi-fi do smartphone.

Você também vai ser capaz de reproduzir fotos, vídeos e músicas na TV, visualizar os apps acessados recentemente e utilizar o teclado do telefone para fazer buscas. Além disso, o app conta com a opção “audição privada”, que transfere o áudio da TV para o celular, ou seja, você pode assistir aos seus títulos favoritos utilizando fones de ouvido.

O app da Roku facilita a vida do usuário (Reprodução/Roku)
O app da Roku facilita a vida do usuário (Reprodução/Roku)

Caso queira personalizar a interface do sistema, no menu de configurações é possível encontrar diversas opções de planos de fundo e telas de espera. Basta fazer o download das opções desejadas e ativá-las.

A TV box da Roku conta com o sistema operacional Roku OS e oferece uma interface simples e intuitiva, e não apresentou problemas durante a utilização - o sistema responde rapidamente aos comandos, tanto do controle remoto quanto do aplicativo.

Aplicativos

O sistema operacional oferece uma boa quantidade de apps

Quanto aos aplicativos disponíveis, o Roku OS tem seus pontos positivos e negativos. Um dos pontos que chama a atenção é que, segundo a empresa, o sistema conta com “mais de 100.000 filmes e episódios de TV em milhares de canais de streaming. " Ele vem com uma vasta quantidade de aplicativos, incluindo os populares como Netflix, Globoplay, Disney Plus, Telecine Play, Amazon Prime, YouTube e Apple +.

Os streamings de músicas como Spotify, Deezer e Vevo também estão entre as opções encontradas no catálogo. Agora, se você deseja algum aplicativo que não esteja presente na tela inicial, basta fazer uma busca na Channel Store.

O Roku Express conta com os principais serviços de streaming (Thayna Cruz/Zoom)
O Roku Express conta com os principais serviços de streaming (Thayna Cruz/Zoom)

Por outro lado, o sistema também disponibiliza uma enorme quantidade de aplicativos estrangeiros desconhecidos no Brasil que oferecem conteúdos apenas com áudio original sem legendas em português, como World News e Boomerang Cartoons.

Custo-benefício

Então o Roku Express vale a pena?

O Roku Express é a smart TV box básica da Roku (Thayna Cruz/Zoom)
O Roku Express é a smart TV box básica da Roku (Thayna Cruz/Zoom)

Caso você não tenha uma smart TV em casa, o aparelho pode facilitar disponibilizando recursos que não são oferecidos de maneira nativa, dispensando a necessidade da compra de um novo aparelho.

O Roku Express é compatível com qualquer televisão que tenha uma entrada HDMI, independente da marca. Além disso, se você já tiver uma TV smart e está insatisfeito com o sistema nativo, a TV box também pode ser uma boa opção.

Porém, o dispositivo é para os usuários que estão em busca de um modelo mais básico. O custo também é um ponto positivo, já que o Roku Express chegou com um preço bastante competitivo, custando certa de R$ 349,99, sendo mais barato que opções como o Chromecast e o Amazon Fire Stick.

Acessórios

O Roku Express tem a caixa bem completinha, então todos os itens necessários para usá-lo acompanham o produto. Entretanto, se preferir um cabo HDMI mais longo, aqui estão algumas ofertas no nosso site:

Melhores ofertas no Zoom:

Cabo Adaptador Conversor Hdmi Para VGA Com Saída P2 De Áudio
Cabo Adaptador Conversor Hdmi Para VGA Com Saída P2 De Áudio
Cabo HDMI Versão 1.4 de 1.8m Elgin Preto
Cabo HDMI Versão 1.4 de 1.8m Elgin Preto
Cabo Adaptador Conversor Hdmi Para Vga Com Saída P2 De Áudio
Cabo Adaptador Conversor Hdmi Para Vga Com Saída P2 De Áudio

Produtos similares

O Roku Express segue a mesma proposta de outras TVs box disponíveis no mercado, como a Fire TV Stick, da Amazon, e o Mi TV Stick, da Xiaomi. Ambas chegam com resolução máxima Full HD, assim como o Roku, e oferecem uma boa quantidade de aplicativos compatíveis.

Conclusão

Em resumo, o Roku Express vale a pena por ser uma smart TV box com bom custo-benefício e oferecer um sistema operacional com vasta quantidade de aplicativos. Também é possível visualizar a galeria do smartphone na TV e usá-lo como controle remoto por meio do aplicativo oficial para Android e iOS.

Entretanto, vale lembrar que a resolução máxima alcançada é a Full HD, então, se tem uma TV 4K ou superior, existem opções mais interessantes no mercado.

Notícias relacionadas

  • Melhor TV Box 2021