TV box Aquário centralizada sobre superfície cinza, com selo "Avaliado por Especialistas" na imagem.

TV Box Aquário STV-2000: resolução 4K, mas poucos recursos

Para saber se a smart TV box Aquário STV-2000 vale a pena, vem ver nosso review

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

As smart TV boxes são ótimas opções para quem tem uma TV mais antiga que ainda funciona bem, mas quer ter acesso a funções que só estão disponíveis em modelos mais recentes. A TV box Aquário STV-2000, por exemplo, é uma opção de baixo-custo, indicada para quem quer ter mais aplicativos de streaming, ou mesmo jogos, na televisão, mas não quer investir em um modelo novo.

Mas será que vale a pena comprar essa smart TV box de entrada? Para responder a essa pergunta, testamos a Aquário STV-2000 e eu conto, a seguir, todas as minhas impressões sobre o aparelho. Confira o review com base no design, qualidade de imagem, conectividade, áudio e desempenho dessa TV box Aquário 4K.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras da Aquário STV-2000:

A smart TV box Aquário STV-2000 tem resolução 4K, o que é um ponto positivo para um aparelho de entrada, já que muitas vezes esse tipo de TV box tem resolução Full HD. Além disso, ela tem um preço bastante acessível e uma interface bem intuitiva e fácil de usar.

Por outro lado, por usar o sistema Android 7.1.2, que já é antigo, o visual do menu fica um pouco ultrapassado, com o aspecto de que você está usando um aparelho velho. Isso não chega a ser um problema, mas é comum ter um certo estranhamento. Por ser um produto de entrada, essa TV box não tem muitos recursos, como HDR ou áudio Dolby Digital, nem conexão Bluetooth.

Confira as melhores ofertas para a TV box Aquário STV-2000 aqui no Zoom:

O que vem na caixa?

A TV Box Aquário 4K vem com controle remoto, cabo de energia, cabos AV e HDMI e duas pilhas AAA (Foto: Zoom)
A TV Box Aquário 4K vem com controle remoto, cabo de energia, cabos AV e HDMI e duas pilhas AAA (Foto: Zoom)

Ficha técnica da Aquário STV-2000

Design

O design da smart TV box Aquário STV-2000 não é muito diferente da maior parte dos aparelhos de entrada. Ele é compacto e minimalista, feito em plástico fosco - o que confere um visual discreto. Na lateral e na parte de trás estão as 4 portas USB e a entrada HDMI, além do cabo AV, Ethernet e entrada para o cabo de energia.

Apenas a parte da frente tem acabamento brilhante. Nessa parte, há uma pequena luz que fica azul quando a TV box Aquário 4K está ligada. De modo geral, o design é funcional e não deixa a desejar quanto ao material ou acabamento. O controle remoto também é feito em plástico fosco, mas tem um visual um pouco mais básico que o aparelho em si.

Apesar disso, não tenho muito o que reclamar quanto ao acessório: ele usa duas pilhas AAA - também conhecidas como palito -, que vêm inclusas na caixa, e conta com botões de atalho para os principais apps de streaming, o que faz com que ele seja bem prático de usar. Ele ainda conta com teclado numérico, além de botões comuns em controles remotos, como Mudo, Home, Menu, Voltar e controles de volume e canal.

A TV box Aquário STV-2000 é compacta e discreta (Foto: Zoom)
A TV box Aquário STV-2000 é compacta e discreta (Foto: Zoom)

Imagem

Embora seja uma smart TV box de entrada, a Aquário STV-2000 é compatível com resolução 4K, o que garante ótima qualidade de imagem nos programas assistidos com esse aparelho. Isso, é claro, se a sua TV também for compatível com vídeos em alta resolução. Não há nenhuma referência ao recurso HDR, mas isso já é esperado de um aparelho de entrada.

Como a minha smart TV tem resolução 4K e a TV box Aquário 4K também, não notei nenhuma diferença na qualidade das imagens exibidas. Por isso, o dispositivo não perde nenhum ponto nesse quesito.

Interface do menu principal da smart TV box Aquário STV-2000 (Foto: Arquivo pessoal/Gabrielle Nunes)
Interface do menu principal da smart TV box Aquário STV-2000 (Foto: Arquivo pessoal/Gabrielle Nunes)

Já que estamos falando de resolução 4K, aproveite para ver nossa lista com as melhores smart TVs 4K em 2021.

Conectividade

A Aquário STV-2000 conta com Wi-Fi 2.4 GHz, que tem uma boa estabilidade e, enquanto eu usava o aparelho, não tive nenhum problema de conexão com a internet. Ela não tem conexão Bluetooth, por isso, não é possível conectar a smart TV box a aparelhos de som ou fones sem fio. Mas isso não impede de usar o celular para controlar o dispositivo.

Se quiser, você pode baixar o app Aquário Remote e controlar a TV box diretamente pelo seu celular. Como não existe conexão Bluetooth, o pareamento é feito por meio do número de IP do aparelho, que é exibido no aplicativo Aquário Remote Serve, na própria TV box. A partir daí, é possível usar o celular como controle remoto.

Essa TV box Aquário 4K tem 4 portas USB e 1 entrada HDMI, o que é um bom número, especialmente para um aparelho de entrada. A entrada HDMI é usada para ligar o produto à TV e, com as portas USB, você pode conectar pendrives ou ligar a TV box a outros dispositivos.

App Aquário Remote permite controlar a TV box pelo celular (Foto: Reprodução/Aquário)
App Aquário Remote permite controlar a TV box pelo celular (Foto: Reprodução/Aquário)

Áudio

A fabricante não especifica qual o tipo de áudio é compatível com a Aquário STV-2000. Ela não conta com áudio Dolby ou semelhante, então a qualidade do som vai depender da sua TV. Eu não sou uma consumidora muito exigente com esse aspecto, para mim, basta que o aparelho alcance volumes altos - já que eu moro em uma rua barulhenta - e não distorça o áudio.

Quanto a isso, não notei nenhuma diferença em relação ao som da TV quando não estou usando a smart TV box. Ou seja, nesse quesito, o aparelho não ganha nem pontos positivos, nem negativos.

Se quiser aumentar a potência de som da sua TV, conheça as melhores soundbars de 2021.

Desempenho

Quanto ao desempenho da Aquário STV-2000, não tenho muitas críticas. Apesar da interface com aparência antiga, os aplicativos funcionam muito bem e o sistema operacional não deixa o aparelho lento. Por algum motivo, na primeira vez que eu liguei a TV box, o aplicativo da Netflix ficou dando erro e não consegui acessá-lo. Mas, a partir da segunda vez, a Netflix funcionou normalmente. Não sei dizer qual foi o problema, mas aparentemente ele foi resolvido.

Por ter sistema operacional Android, essa smart TV box conta com Play Store, onde é possível fazer download de outros aplicativos de streaming ou mesmo jogos. Um ponto positivo desse aparelho é que, ao ligá-lo à TV com o cabo HDMI, eles ficam integrados. Ou seja, ao ligar a TV box Aquário STV-2000, a televisão é ligada junto. O mesmo acontece no sentido oposto: se você desligar a TV, a TV box será desligada também.

O controle remoto da Aquário STV-2000 tem atalhos para Netflix, Spotify, YouTube e Amazon Prime Video (Foto: Zoom)
O controle remoto da Aquário STV-2000 tem atalhos para Netflix, Spotify, YouTube e Amazon Prime Video (Foto: Zoom)

Produtos similares

Atualmente, com a popularização das TVs 4K, a maior parte das marcas está focando em produzir smart TV boxes com essa resolução, mesmo nos aparelhos de entrada. Por isso, se você quer conhecer outras opções de TV box 4K antes de escolher a ideal para você, separamos alguns modelos que podem te agradar.

O MXQ Pro, por exemplo, é um aparelho bem semelhante ao Aquário STV-2000, que também tem Android TV e ainda tem a vantagem de ter 32GB de armazenamento interno. Já o Mi Box S, da Xiaomi, é um modelo intermediário, com Google Assistente e Chromecast integrado, além de ter ótimo custo-benefício.

Confira as melhores ofertas para os dois aparelhos:

Conclusão

Se você tem uma smart TV antiga, ou mesmo uma televisão que não é smart, e quer ter acesso a aplicativos mais atuais, mas não quer pagar muito por isso, a TV box Aquário STV-2000 é um aparelho com bom custo-benefício. Ele tem resolução 4K, usa o sistema operacional Android, que é bem intuitivo - especialmente se você já usa esse sistema no seu smartphone -, e tem um preço bem acessível.

Porém, é importante ressaltar que essa smart TV box não tem muitos recursos extras. Por isso, se você busca tecnologias de áudio potentes ou inteligência artificial, pode ser mais interessante apostar em um modelo mais avançado, como a Mi Box S ou a Apple TV, que tem resolução 4K e Dolby Atmos.