Apple Watch 5 preto no pulso de homem em fundo azul

Apple Watch 5 ainda vale a pena? Veja a análise do relógio

Descubra se o Apple Watch 5 é uma boa opção com nossa análise de sua ficha técnica. Detalhamos design, tela, desempenho, recursos e preço

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Apple Watch 5 foi lançado em 2019 e, até hoje, é um dos smartwatches mais buscados do mercado. Como grande destaque deste relógio, o recurso de tela sempre ativa foi um grande sucesso na época do lançamento. Foi a primeira vez que essa funcionalidade apareceu em um relógio inteligente da Apple.

Esse modelo conta ainda com outros recursos interessantes. Por exemplo, possui ECG (Eletrocardiograma), detector de quedas, NFC, Cycle Tracking (que acompanha o ciclo menstrual), entre outros.

Este relógio inteligente é vendido em várias versões. Elas são divididas por tamanho (40 mm e 44 mm), com diferentes tipos de conexão (Wi-Fi ou 4G), além de versões especiais (Nike e Hermes Series). Para saber mais sobre o Apple Watch 5 e todos os seus detalhes, confira a nossa análise completa.

Design e Tela do Apple Watch Series 5

Em relação ao design, o Apple Watch 5 não contou com inovações em relação à geração anterior. Ele, inclusive, tem versões nos mesmos tamanhos (40 mm e 44 mm). As únicas mudanças são a adição de modelos com acabamento em cerâmica e titânio. As versões em aço inox e alumínio (100% reciclado) já existiam no Apple Watch 4.

Outro ponto legal é a possibilidade de escolher diferentes pulseiras, disponíveis em diversas cores. Ele conta com resistência à água (doce ou salgada) até 50 metros e está disponível nas cores prateado, cinza espacial, dourado, preto-espacial, titânio, branco (cerâmica).

Três modelos diferentes de Apple Watch 5 sobre mesa de madeira
Veja três modelos de Apple Watch 5 (Foto: Shutterstock)

Mas o grande destaque fica para a sua tela OLED. Pela primeira vez em um modelo da Apple, foi usada a tecnologia de tela sempre ativa (ou Retina Sempre Ativa). Com ela, você pode ver a hora sem precisar levantar o braço ou apertar algum botão. Quando não está sendo usada, a tela tem o seu brilho reduzido de forma significativa, diminuindo também a taxa de atualização, que durante o uso fica em 60 Hz e em repouso em apenas 1 Hz.

Desempenho

Apple Watch 5 com menu de aplicativos no pulso de homem com camisa azul
O Apple Watch 5 é o primeiro a ter loja de aplicativos dedicada (Foto: Shutterstock)

O Apple Watch Series 5 conta com o processador Apple S5 SiP, dual core de 64 bits e chip Apple W3 para conexões sem fio. Ele sai de fábrica com o sistema operacional watchOS 6.0. O SO é compatível com a Siri, a assistente virtual da Apple, entre outros recursos, como a App Store exclusiva do relógio, dando uma certa independência em relação ao celular.

Conta ainda com 32 GB de armazenamento interno, que deve ser suficiente para os seus aplicativos. Uma boa novidade é a adição do sensor de bússola, que deixa a navegação ainda mais completa, contando com identificação de direção, inclinação e elevação, além de latitude e longitude.

Apps e Funções

Como falamos, o Apple Watch 5 tem o watchOS como sistema operacional. Ele conta com diversos aplicativos e recursos. Muitos deles têm o foco na saúde, como o Cycle Tracking, que faz o acompanhamento do ciclo menstrual, registrando o nível do fluxo e sintomas, usando estes dados para prever quando será o próximo ciclo ou período fértil, alertando a usuária.

Apple Watch 5 no pulso de homem com monitoramento de atividade física
Com o Apple Watch Series 5 você pode monitorar sua atividade física (Foto: Shutterstock)

Outros recursos interessantes são o ECG (Eletrocardiograma), que acompanha a frequência cardíaca, detectando qualquer alteração, como uma arritmia. Há também alerta de quedas, que ao detectar que o usuário sofreu uma queda grave, faz uma ligação de emergência para algum contato pré-definido ao para os serviços de emergência.

Além dos já conhecidos recursos voltados para atividades físicas, como detecção da atividade (corridas, caminhadas, ioga, bike, HIIT). Se o seu foco é a atividade física, veja esta lista com os melhores modelos de smartwatch fitness.

Mas é bom dizer que ele não conta com recursos que fazem sucesso em modelos mais recentes, como o oxímetro, que mede o nível de oxigenação do sangue, recurso muito procurado durante a pandemia do coronavirus, já que a redução da saturação de oxigênio pode ser um dos sintomas da doença. Portanto, seria um recurso interessante.

Conectividade e bateria

Como falamos, o Apple Watch S5 conta com versões com 4G, conhecida como GPS + Celular, e sem a conexão, conhecida como GPS. A principal diferença é que na versão GPS + Celular, o relógio conta com um chip com conexão à internet, que o torna totalmente independente do celular, realizando e recebendo, ligações e mensagens. Na versão GPS, o relógio precisa estar conectado por Bluetooth e Wi-Fi ao iPhone para realizar estas funções. Os modelos contam ainda com conexão Bluetooth 5.0, GPS, e sistema de pagamento por aproximação (NFC).

Apple Watch 5 ao lado de iPhone 11 em cima de mesa cinza
O Apple Watch 5 pode ser usado conectado ao iPhone ou não (Foto: Shutterstock)

Já em relação à bateria, a Apple não informa a capacidade máxima, apenas o seu tempo de autonomia, que pode chegar até 18 horas de uso. Era a estimativa encontrada em modelos mais antigos (Apple Watch 3) e nos mais novos (Apple Watch SE e Apple Watch 6). Ou seja, não houve novidades em relação a isso.

Apple Watch 5: ficha técnica

  • Tela: retina OLED com 1,78 polegadas (1,57 no 40 mm) e touch screen com resolução de 448 x 368 pixels (394 x 324 pixels no 40 mm)
  • Memória: 32GB (memória interna) e 1GB (memória RAM)
  • Processador: Dual-core Apple S5 SiP
  • Monitoramentos: ciclo menstrual, batimentos cardíacos
  • Acompanhamento de atividades físicas: caminhada, corrida, ciclismo, HIIT, entre outros
  • Sensores: Acelerômetro, giroscópio, batimento cardíaco (2ª geração), barômetro, altímetro, bússola
  • Conectividade: 4G (versão GPS + Celular), Wi-Fi, Bluetooth 5.0 e NFC
  • Compatível com: iOS
  • Bateria: 18 horas
  • Notificação de apps: sim
  • Atende ligações: sim
  • Resistência a água: sim
  • Peso: 36.5g (30,8 no 40mm)

Apple Watch 5: preço e custo-benefício

Lançado em 2019 com preço sugerido de R$ 3.999, no modelo GPS de 40mm (mais barato), hoje ele é encontrado com preços bem mais baixos, a partir de R$ 2.700*. Como falamos, ele conta com bons recursos, apesar de ter sido lançado há dois anos, como a tela sempre ativa, ECG, detecção de quedas e o acompanhamento do ciclo menstrual.

Portanto, se não busca o modelo mais completo, com mais recursos, como oxímetro, e com sistema mais atualizado, o Apple Watch 5 é um bom modelo para você. Já se busca algo mais completo, com todos os recursos disponíveis, como o oxímetro, a dica é apostar no Watch Series 6.

*Valores coletados em setembro de 2021 que estão sujeitos à mudanças